Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

DIRCEU TEM CATEN – UM JOVEM NO PARLAMENTO



   Com apenas 24 anos de idade, o jovem Dirceu ten Caten teve uma surpreendente vitória no dia 05 de outubro. Com 32.930 votos foi eleito Deputado Estadual, sendo o segundo mais votado do PT, deixando para trás velhos caciques da política estadual.  Filho de Luis Carlos e da Deputada Bernadete, Dirceu nasceu em Marabá em novembro de 1989 (ano em que Lula disputou a presidência pela primeira vez). Desde a adolescência, já era militante nos grupos juvenis da Igreja Católica. Aos 16 anos se filiou no Partido dos Trabalhadores, iniciou a sua participação no coletivo “Juventude Cabocla e Socialista do Pará” e tornou-se membro do Diretório Estadual do PT.

                Dirceu é advogado, pós-graduando em Direito Público e membro da Comissão de Jovens Advogados da OAB/PA. Atualmente ocupa a cadeira de Secretário de Direitos Humanos da Juventude do PT de Marabá, além de ser coordenador regional da Casa da Juventude.

                Muitos não acreditavam na vitória do Dirceu. Julgavam-no  inexperiente e jovem demais para a missão. Alguns falavam que a Bernadete não conseguiria transferir votos e desdenharam a estratégia da tendência política que apostou no novo. Com uma campanha aguerrida, educativa e pé no chão o grupo conseguiu um esplêndido resultado. O jovem Dirceu conseguiu envolver as lideranças e, principalmente a juventude. Com muito dinamismo, organização e com um discurso direto Dirceu demonstrou um lado que muitos não conheciam: o moleque é bom de política, herdou o DNA dos pais.

                Essa importante vitória demonstrou que a tendência interna petista “Construindo um novo Brasil e um novo Pará” está no rumo certo. Dirceu é a garantia da continuidade do bom trabalho da Deputada Bernadete. Além do Dirceu, a tendência ainda conseguiu reeleger o Deputado Federal Zé Geraldo e contribuiu muito para a eleição do Senador Paulo Rocha.

Dirceu fez justiça à injustiça do Tribunal Eleitoral


         
Dirceu com a certeza da vitória
       O Senador eleito com uma enxurrada de votos Paulo Rocha, por pouco não fica fora da disputa eleitoral. Foi citado no processo do mensalão e após ampla investigação e perseguição por parte do Joaquim e sua turma, foi inocentado.  Depois de uma devassa em sua vida pessoal, em suas contas, nada encontraram. Depois de vários mandatos como Deputado Federal, Paulo Rocha continua o mesmo. Não acumulou bens e até o seu salário constantemente era usado na organização dos movimentos sociais. Mesmo assim o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) indeferiu a candidatura do Paulo. Esse não se deu por vencido e recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) onde ganhou por unanimidade. Mas a melhor resposta sua foi nas urnas onde deu uma surra nos adversários tucanos que colocaram vários candidatos contra sua candidatura.

                A Deputada Bernadete tem Caten teve igual perseguição por parte do TRE. Numa festa do PT há anos atrás onde foi vendido comida e bebida para arrecadar fundo de campanha, o TRE baseado numa denuncia sem fundamento e sem provas, condenou a Deputada Bernadete por suposta distribuição de comida. Em 2014, mesmo não devendo nada a justiça eleitoral o TRE indeferiu a candidatura da Bernadete, tentando colocar um fim na carreira vitoriosa da Deputada mais atuante da Região Carajás e que com certeza teria o seu terceiro mandato.  Ao contrário de Paulo Rocha, a Bernadete não quis recorrer. Para continuar seu bom trabalho arriscou uma estratégia que todos julgavam suicida: colocou seu filho na disputa. A vitória do Dirceu foi um soco no estômago do velho carcomido TRE e dos velhos políticos que comemoraram a impugnação da Bernadete. Inclusive dentro do PT tivemos pessoas com esse sentimento mesquinho que comemoraram achando que teriam alguma vantagem eleitoral. Agora Dirceu ten Caten terá pela frente o desafio de representar a importante região do Carajás. A julgar pela experiência dos seus pais Luis Carlos e Bernadete, essa missão será exitosa.

Parabéns ao jovem deputado! Sucesso nessa nova missão!


3 comentários:

  1. Entre tantas pessoas que se acham o rei da cocada preta, e não ganharam
    um jovem com toda
    Muita simplicidade chegou a vitória.
    Parabéns .

    ResponderExcluir
  2. Companheiro queria ver meu comentário publicado em seu blog mas ainda não o achei no seu blog e aquele que fala do discutir com um petista,do pombo que caga a mesa derruba todas as peças do tabuleiro e ainda sai cantando vitória lembra? Companheiro Luiz seja democrático.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo ex-petista, você não viu e nem vai ver aquele comentário aqui. Por mais democrático que esse Blog seja, tenho que ter um mínimo de critério. Comentários idiotas, desprovidos de capacidade mental, preconceituoso e com teor de baixo nível serão enviados para a lixeira. Tenho que ter respeito aos meus leitores, inclusive as crianças.
      De qualquer maneira obrigado pela frequência da leitura. Sei que você não vai para a cama sem ler o Blog do Luiz Vieira e durante o dia acessa pelo menos três vezes. Quando mandar algo razoável publicarei com todo prazer.

      Excluir