Pesquisar este blog

domingo, 5 de outubro de 2014

BRASIL, MOSTRA SUA CARA

Hoje será um dia muito importante para o povo brasileiro. Mais de 142 milhões de eleitores estão aptos para escolherem os nomes que comandarão o país e os estados nos próximos quatro anos.

Desejo a todos uma ótima eleição. Seja qual for sua opção, o importante é que seja consciente, que não seja baseada em nenhuma pressão e nem em influência nefasta de favorecimento pessoal. Que seja um voto limpo, carregado de sonhos. E lembre-se: respeito aos adversários é demonstração de inteligência e superioridade! Ao comemorar o resultado, faça com moderação e sem desprezar os vencidos. A vida é uma grande roda e os que você menosprezou hoje poderá ser seu chefe amanhã. Mas se por acaso seus candidatos não conseguirem a vitória, não desanime e nem desqualifique os vitoriosos. Essa energia negativa sempre se volta contra você.

Apesar da nossa democracia estar longe de ser uma perfeição, temos avançado muito. Gosto sempre de usar essa velha frase: "a pior democracia é muito melhor do que qualquer ditadura". Precisamos preservar e valorizar nossas instituições democráticas e fazer a nossa parte para que continue em processo de amadurecimento. 

Infelizmente muitas atitudes impensadas nossas estragam e retrocedem a democracia. Atitudes como: cobrar favorecimento pessoal dos políticos, vender ou trocar o voto, não se interessar por política, não conhecer os programas dos partidos, achar que partido não tem importância, votar por influências que não sejam políticas, não acompanhar a vida dos candidatos, assumir bandeira política por motivação pessoal, votar só porque aparece mais na mídia, entre outras, são pratos cheios para manter no poder os corruptos, os bandidos engravatados e os lacaios do sistema. Depois não adianta ficar reclamando e dizendo que político é tudo igual. Os políticos corruptos pensam a mesma coisa de você. Pensam: "eleitor é tudo igual".

Agradecimentos


Pela primeira vez desde que comecei a votar passei um período eleitoral sem fazer campanha e senti
 muita falta disso. Por que não fiz? Porque estava desmotivado. Não culpo ninguém, mas simplesmente não senti vontade de me envolver diretamente. Faltou paixão e convicção. Mesmo assim agi como um bom eleitor: debati, discuti, analisei vários candidatos, conversei com amigos e até com desconhecidos. Como estava fora do processo, percebi o tamanho de minha influência política e que até agora não tinha ideia. Muitas pessoas (amigos, conhecidos e até desconhecidos) me procuraram para que eu indicasse os candidatos. Muitos me procuraram pessoalmente, outros por telefone, pelo WhatsApp ou pelo Face. Porém, antes de fazer qualquer indicação, procurei travar um diálogo para levar o interlocutor a refletir. 

Agradeço a confiança dos amigos e peço desculpas aos que não consegui atender à altura. Isso poderia me deixar envaidecido, mas na verdade me deixa com muito mais responsabilidade. Ser referência em política numa sociedade tão confusa e conturbada não é tarefa fácil e exige muita cautela. "Somos responsáveis por aqueles que cativamos e seduzimos" (Ziul Arieiv).

Uma boa eleição à todos. Aos vitoriosos, a minha admiração e o meu respeito. Aos derrotados a minha solidariedade e votos de sucesso na próxima.
C

Um comentário:

  1. Luis só você mesmo para num momento como esse conseguir escrever palavras tão sábias e sensatas. Por isso sou sua fã meu eterno professor.

    ResponderExcluir