Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

PARAUAPEBAS CONTINUARÁ SEM DEPUTADO


Foto do Blog Sol do Carajás
Apesar de fazer uma campanha com muita grana, Gesmar teve uma votação muito aquém do esperado em Parauapebas e, graças aos votos de fora conseguiu ficar como primeiro suplente. Na reta final notou-se claramente um boicote do prefeito Valmir que chegou a ordenar alguns financiadores a abandonar o Gesmar e investir em outros nomes. Até a inoxidável "Irmã" Luzinete foi beneficiada por essa debandada. Amigos próximos do Gesmar comentavam que Valmir estaria com ciúmes pois não admitia outra liderança no seu ninho. Como viu que o rapaz estava querendo voar alto tratou de cortar suas asas.


O primeiro suplente de deputado estadual Gesmar Costa soltou foguetes antes da hora. É que havia a expectativa do governador Jatene nomear dois deputados de sua coligação para o cargo de secretário, e assim estaria garantida a sua posse como deputado. Na pior das hipóteses, havia também a promessa de nomear o homem-água de Parauapebas para diretor da COSANPA (Companhia de Saneamento do Pará), mas até isso deu água.


O Fato


O balde de água fria na cabeça do Gesmar veio somente no dia primeiro de janeiro com o anúncio oficial do secretariado. Nenhum deputado nomeado para secretário. O anúncio da nomeação do Eduardo Costa para a FAPESPA chegou a causar euforia e foi festejado na casa do Gesmar. Somente depois descobriu que o Eduardo não se tratava do deputado eleito pelo PTB, e sim um ilustre desconhecido que foi chamado de propósito pelo governador só para torturar o pobre. Para completar o banho de gelo, Jatene anunciou o nome de Luciano Dias como diretor da COSANPA.

Alguns comentam que Gesmar foi preterido porque teve problemas com sua prestação de contas na Justiça Eleitoral. Porém, a hipótese mais provável é a de retaliação que o governador Jatene está impondo sobre Parauapebas. É a hipótese mais provável por um simples fato: num Estado de leis flexíveis como o Pará, um problema de prestação de contas não seria empecilho para a posse de um deputado. Simão Jatene, segundo consta, está "P" da vida com o prefeito Valmir pela humilhante derrota que teve aqui em Parauapebas nos dois turnos, e por pouco não perdeu logo no primeiro turno para o garoto Helder Barbalho. Apesar do Valmir ter sido um dos maiores financiadores (não declarados) de sua campanha, Simão é vingativo e não perdoa. 

Assim, a pretensão do Gesmar de virar deputado fica adiada. Quem sabe um dos secretários nomeados cometa um vacilo e um deputado seja chamado para o seu lugar? Ou quem sabe um deputado eleito renuncie ou morra? Um suplente nunca pode perder a esperança. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário