Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

SESSÃO DE 14 DE OUTUBRO - O FIM DA GAIOLA DE VIDRO

Na sessão dessa terça feira o Vereador Charles conseguiu arrancar uma improvável vitória contra o grupo conservador da Câmara Municipal de Parauapebas. Desde o início do mandato o vereador vem questionando aquele vidro que isola os vereadores da população, além de reclamar do posicionamento das cadeiras que ridiculamente ficam de costas para o povo. A bancada governista sempre foi resistente às mudanças propostas e argumentava que o vidro servia para proteger os parlamentares de ataques por parte da população que poderia jogar ovos e pedras. Muitos populares apelidam o auditório de aquário de tubarões e gaiola de vidro.

O vereador Charles, de forma inteligente esperou o melhor momento para dar o bote. Na segunda sessão após as eleições do primeiro turno percebeu que alguns vereadores estavam sensíveis e "magoados com o chefinho" Valmir. Eis o momento de apresentar o requerimento solicitando a retirada do vidro. Não deu outra! Além do imbatível G-5 (Pavão, Charles, Bruno, Eliene e Arenes), e do Miquinha, os governistas Euzébio e Luzinete também votaram a favor. Os sete que votaram contra foram Josineto, Odilom, Maridé, João do Feijão, Major, Braz e Devanir. 

Para falar a verdade, a aprovação do requerimento para retirada do vidro foi importante sob o aspecto político. Pela primeira vez se configurou um bloco unido e uma votação de 8 X 7 contra o governo. A retirada do vidro em si representa apenas uma quebra simbólica da empáfia dos governistas que sempre tratoraram a oposição. Porém, pensando na instituição, não vejo grande importância nesse ato. Aquele vidro, apesar de representar uma separação, pode significar a segurança institucional dos vereadores. Caso a oposição aja com inteligência poderá usar essa votação para outras conquistas muito mais significativas, como por exemplo trocar a Mesa Diretora. Quem sabe não estamos diante de um novo comportamento e um novo bloco na Câmara?

Vereador Arenes mais uma vez demonstrou muito preparo durante o seu discurso no grande expediente. De forma segura bateu forte e denunciou as mazelas vividas pela saúde em nosso município. Convidou os vereadores para fazerem uma visita no Hospital Municipal e nos Postos de Saúde para verem de perto a realidade que ele considera caótica. Disse que vereador governista que não tem coragem de criticar o que está errado é puxa-saco.

O vereador Miquinha denunciou a sangria do orçamento que está acontecendo na Secretaria de Meio ambiente. Disse que cerca de 27 milhões já foram gastos e que a política ambiental da cidade está nas mãos dos destruidores de morros e rios. É uma pena o Miquinha não ter uma postura firme. Uma hora vota cegamente numa suplementação suspeita para o prefeito, mesmo contra a orientação do seu partido (PT). Outra hora denuncia o sumiço do orçamento de uma secretaria pequena. Esse foi exatamente o argumento dos que votaram contra a suplementação vereador! A falta de transparência e a falta de demonstração de onde o governo estava gastando o orçamento era motivo suficiente para qualquer vereador votar contra a suplementação. É uma pena um vereador da qualidade do Miquinha ainda ter esse tipo de dúvida. Acho que vale a pena o PT investir para trazer o vereador de volta, até pela sua qualidade e importância para o partido. E isso tem que ser feito com urgência enquanto ele não se contamine de vez com o inútil Euzébio.

Luzinete confusa


Quem surpreendeu mais uma vez foi a vereadora Luzinete. No seu discurso falou que estava sendo perseguida ao se referir a apreensão em flagrante de 40 mil reais que seria usado para compra de votos. Disse que está processando aos caluniadores, mas não falou quem seriam. Durante o discurso do Miquinha a vereadora "Irmã" pediu um aparte e chamou o prefeito de mentiroso. Disse que esse governo anda dizendo que a Secretaria de Meio Ambiente seria sua, mas que é mentira. Falou que até o presidente do seu partido, o PV lhe traiu e fez campanha para o Gesmar. Essa declaração confusa da vereadora causou uma crise de gargalhadas na platéia. Ninguém está entendendo mais nada. Até 15 dias atrás a vereadora Luzinete defendia ferozmente o Valmir e comprava briga com quem falava contra. Pedia votos para o Jatene. Agora chama o prefeito de mentiroso, desqualifica o presidente do seu partido e pede voto para Helder. Será que seria mais uma revelação divina? 

O vereador Major tentou defender o Jatene na tribuna mas foi muito vaiado. Tentou resistir mas com apenas quatro minutos preferiu encerrar o discurso.

Outro destaque foi as citações de homenagens aos Professores feitas por vários vereadores em alusão ao dia dos Mestres. Muito bem merecidas as homenagens. 


6 comentários:

  1. Estamos vivendo um momento impar na Câmara Municipal, a real oportunidade de quebrar um paradigma imperioso no parlamento de que "os fins justicam os meios". Digo isso pois o modelo arcaico de se vender dificuldades para colher facilidades está prestes a cair por terra. A começar pela forma como se tramita os projetos de lei na casa.Temos o dever de tirar do anonimato nossa Procuradoria e dar transparência e legalidade aos atos da Câmara.
    Isso será possivel ao passo que fazermos cumprir a inserção dos pareceres juridicos vinculados as comissões e cumprimento dos prazos previstos em nosso desgastado regimento que muita vezes vem sendo utilizado para atender aqueles que querem limitar o uso pleno do direito dos vereadores, explicitado aos que testemunham essas manobras nas sessões ordinárias. Esse lampejo de luz que incide no parlamento anuncia novos tempos.
    Grande abraço a vc Luis e todos os leitores do seu blog.
    Fraternalmente,
    Vereador membro do G5 - # Bruno Soares.

    ResponderExcluir
  2. A pergunta que não quer calar, onde ela tava quando o seu "pupilo protegido" Zoenio autorizava de boca cortarem os morros da cidade? inclusive autorizava sem passar pelo COMAM??? esqueceram do rasgo no morro dos ventos??? isso ninguem fala, ficou por isso mesmo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. outra pergunta pq os vereadores nunca denunciaram os cortadores de morros, sabe porque porque são os loteadores ricos que usam a pistolagem pra intimidar, er que são os mesmos que financiaram alguns vereadores corruptos q hoje sugam na CMP.

      Excluir
  3. Se tirarem aquele vidro horrível acabam com 'O MURO DE BERLIM"... e aí, voltamos à "ágora".

    ResponderExcluir
  4. COMPANHEIRO VOCÊ TRABALHA NA CÂMARA MUNICIPAL?PERGUNTAR NÃO OFENDE A SEU NINGUÉM O SEU NOME CONSTA NA LISTA QUE FOI DIVULGADA PELO ZÊ DUDU COMPANHEIRO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho sim anônimo. Sou assessor lotado no gabinete da vereadora Eliene (por enquanto). A lista do Zé Dudu consta o nome de todos os funcionários da Câmara e não é segredo para ninguém.

      Excluir