Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

MARINA SILVA E AS VIÚVAS DO FHC

Para começo de conversa quero esclarecer que essa matéria não tem nenhuma intenção de desmerecer a candidata Marina Silva. Recentemente escrevi e postei um artigo com o título UM FURACÃO CHAMADO MARINA. Quem quiser relembrar é só clicar no título azul. Nele, faço algumas observações sobre a trajetória da candidata e até a elogio. Infelizmente (ou felizmente) para agradar financiadores, conservadores e fundamentalistas Marina se perdeu em contradições durante a campanha e isso está lhe custando caro, e corre o risco de nem ir para o 2º turno.

Mas vamos nos ater ao título. Por quê viúvas do Fernando Henrique Cardoso? É que a campanha da Marina Silva atraiu um grupo de eleitores bem específicos: são aqueles que sempre detestaram Marina, que chamavam-a de "ecochata", que combateram-a raivosamente por sua política ambientalista à frente do Ministério do Meio Ambiente, que nutriam preconceito devido a sua origem humilde. Esse mesmo grupo de eleitores agora vêem a Marina Silva como a tábua de salvação e única esperança. 

Os novos convertidos a doutrina "Marineira" são os eleitores conservadores (velhos ou novos) que ficaram sem rumo após a saída do ex-presidente Fernando Henrique da Presidência. Esse grupo composto pelo PSDB e DEM ficaram assistindo a derrocada após sucessivas derrotas eleitorais e o encolhimento de sua representação política. O Governo Lula foi a pá de cal nesses velhos políticos que mergulharam o Brasil em sucessivas crises e deixaram a alma do povo brasileiro ferida de morte. Mesmo contando com a cumplicidade criminosa da grande imprensa, esse grupo não conseguiu esconder os sucessivos ataques ao Brasil como por exemplo: mensalão para compra de votos para aprovar a reeleição do FHC, privatizações que destruíram o patrimônio nacional, ataque a Petrobras para tentar privatizar, sucateamento do Banco do Brasil e tentativa de privatização, elevação estratosférica das taxas de juros para agradar banqueiros, desvio de recursos para paraísos fiscais, etc. Quem quiser conhecer um pouco dessa história recomendo a leitura do livro "O Príncipe da Privataria" de Palmério Dória.

Desde 2002 quando o operário Lula assumiu a presidência, o PSDB/DEM vem sofrendo um processo de queda livre e auto-destruição. A cada eleição presidencial esse grupo com seus aliados mais conservadores traçam uma estratégia para tentar derrubar o PT e reassumir o comando da nação. Acontece que não apresentam propostas novas e o mais criativo que conseguem fazer é prometer que vão dar continuidade aos projetos e programas do PT. E o povo que não é bobo nem nada pensa com a lógica elementar: se é para dar continuidade aos programas e projetos do PT melhor deixar o grupo que já está no comando, pelo menos já tem experiência de sobra. Simples assim! 

Nessa campanha eleitoral ficou bem cristalino a condição de viúvas desse grupo. Mesmo não tolerando a Marina, mesmo não confiando em sua carinha chorona, vêem nela a única alternativa para barrar os avanços do PT. É a turma que abandonou o barco do cambaleante Aécio Neves que mesmo desenterrando seu avô Tancredo Neves não conseguiu convencer nem sua base. 

Respeito os eleitores que optaram por Marina por questões ideológicas, por acreditarem que ela será uma opção diferente. Mas as viúvas do FHC não merecem respeito pois são oportunistas e partem para o vale tudo. Se você quer identificar uma viúva do FHC basta observar nas redes sociais que descobrirá facilmente. São pessoas raivosas, que sempre partem para a ofensa, que generalizam todo mundo para confundir, que medem a todos pela suas pequenas réguas, que demonstram claramente seus desesperos e que destilam veneno indiscriminadamente. Fuja desse tipo de gente pois são acometidos de doença contagiosa. Não tentem debater com eles, pois eles nunca tem conteúdo para debater; não respondam aos seus ataques pois eles querem te arrastar para o seu lixo. O melhor a fazer é deixá-los falando sozinhos e excluir de suas redes sociais, senão sua página ficará congestionada de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário