Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SESSÃO DO DIA 24 DE SETEMBRO




Nessa terça, 24 de setembro mais uma vez a sessão da Câmara de Vereadores foi marcada por protestos dos alunos da Escola Estadual Irmã Dulce que cobram das autoridades uma posição a respeito da interdição do prédio onde funcionava a referida escola. Vale lembrar que essa escola já fora interditada há uns cinco anos atrás e o governo do Estado demoliu a velha estrutura e construiu outra escola novinha em folha. Com menos de 4 anos, a construção ameaça desabar. O que vai acontecer não sabemos. O correto seria a construtora se responsabilizar pelo prédio e pelo prejuízo que está causando a comunidade escolar. Se o Jatene vai acionar a empresa juridicamente já são outras histórias.

Na referida sessão nem tudo foi enfadonho como vem acontecendo. Em homenagem aos portadores de necessidades especiais os vereadores abriram a tribuna para o Conselho das entidades que trabalham com inclusão. Após o grande expediente foi concedida a palavra aos membros do referido conselho que após o discurso propuseram um desafio a alguns vereadores: que dessem uma volta pelo plenário da casa e depois subissem a rampa da mesa diretora da Câmara. Isso de cadeira der rodas e sem nenhum auxílio. De forma muito bonita e inteligente os portadores de necessidades especiais deram uma aula prática de respeito e inclusão social. Todos nós poderemos ter alguma deficiência e a sociedade não está preparada para lhe dar com esses casos. Ficou comprovado na prática que mesmo constando no projeto da Câmara que está adaptada para receber os portadores de necessidades especiais, na realidade o novo prédio está longe de ser inclusivo. Os vereadores sentiram isso na pele ao experimentar se locomover em cadeira de rodas. Ficou a lição.

A vereadora Eliene tem demonstrado na prática grande envolvimento com a causa dos portadores de necessidades especiais. Já reuniu diversas vezes com as entidades representativas como APAE e SORRI e apresentou emenda ao orçamento solicitando a construção do Centro Municipal de Reabilitação.Caso o prefeito atenda a solicitação da vereadora, Parauapebas poderá vir a ser referência em atendimento aos portadores de necessidades especiais.

E por falar na Vereadora Eliene, nessa sessão ela apresentou um Projeto de Lei que cria a Ouvidoria Legislativa. Será um órgão que aproximará mais a população do Poder Legislativo com o objetivo de ouvir as demandas e reclamações. Essa foi uma grande sacada, pois sendo aprovado o Projeto de Lei, Parauapebas passará a ter uma Câmara dotada de um importante instrumento que valoriza o cidadão. Como o povo anda meio descrente dos seus vereadores, talvez com uma Ouvidoria se encoraje mais a reclamar seus direitos e até a denunciar abusos. Resta saber se os Vereadores terão coragem de aprovar esse Projeto que trará transparência aquela casa. A proposta foi encaminhada para análise das comissões.

Outro ponto importante da sessão foi a aprovação da entidade Ágape de Karate como sendo de interesse social no município. O autor da proposta Odilon não estava presente, mas teve sua ausência justificada. 

O que muitos vem percebendo nas sessões são os aparelhos de Tv’s espalhados pelo plenário e o telão que fica ao fundo que nunca funcionaram. Estão lá como elefantes pretos e devem ter custado uma fortuna ao erário. Dizem que todo o sistema de som e imagem teria custado 5 milhões. Não sabemos se isso é verdade. Em fevereiro a Vereadora Eliene chegou a pedir ao Presidente da casa explicações sobre o valor da construção do prédio. O fato é que ela nunca recebeu esse documento e os vereadores não sabem nem quanto custou esse prédio cheio de defeitos e inacabado. Alguém tem que abrir essa caixa preta. Informações sigilosas dão conta de que o Josineto teria recebido alguma pressão de um ex-presidente para não abrir essa informação, pois cabeças rolariam. Pelo sim, pelo não resolveram não falar mais nisso.

Enfim, a presença dos estudantes da escola Irmã Dulce, dos atletas do Karate e dos membros do Conselho de portadores de necessidades especiais deram um toque especial na sessão. Sempre é bom de se ver os cidadãos ativos participando e cobrando políticas públicas.

5 comentários:

  1. Alguma coisa de diferente tem que acontecer. Chega de marasmo!
    E o que foi encaminhado com relação à escola? Será que o assunto vai cair no esquecimento? Se os estudantes não buscarem apoio da comuidade, adeus juliana!!!

    ResponderExcluir
  2. Voces perceberam como a sessão estava mais leve, mais tranquila e mais serena? Até o Josineto conseguiu presidir toda a sessão pela primeira vez. Tinha um astral bom no ar. É que o vereador Odilom não estava presente. O clima era outro. Já tem vereador falando que vai propor uma licença remunerada ao Odilom para ele cuidar da saúde.

    ResponderExcluir
  3. Você esqueceu de falar da vaia que o Euzébio do PT levou dos estudantes. Bem feito para ele deixar de ser traíra. (Professora arrependida)

    ResponderExcluir
  4. O Pavão continua caladinho feito um passarinho pelado. Depois que levou um fora do prefeito e perdeu a mamada ficou desnorteado. Agora esta com medo de perder as fazendas. A federal já esta de olho

    ResponderExcluir
  5. A Camara esta dominada. Ta tudo do jeito que o diabo gosta. Mesmo ausente o velho Odilom manda. Não adianta os meninos se soltarem que ele bota todos no devido lugar.

    ResponderExcluir