Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

VEREADORES APROVAM CPI CONTRA O PREFEITO

"Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade." (Dr. Raul Seixas)


Na histórica sessão do dia 03 de setembro os vereadores aprovaram uma CPI para apurar indícios de irregularidades praticadas pelo prefeito Valmir Mariano, entre as quais: superfaturamento de contratos, pagamento de despesas de serviços sem licitação, inchaço na folha de pagamento e improbidade administrativa. O pedido da CPI foi feito pelos 08 vereadores que formam o bloco de oposição na Câmara e contou com o apoio de 04 vereadores da base governista.

Durante a sessão o pedido de CPI gerou caloroso debate. No primeiro momento os 07 vereadores governistas tentaram barrar o pedido argumentando que ainda é muito cedo para julgar o Prefeito e que essa CPI não passava de tentativa de golpe para desestabilizar o governo. Após a brilhante explanação de 03 vereadores oposicionistas onde detalharam de forma didática os motivos que justificam essa CPI, 04 vereadores governistas voltaram atrás e declararam apoio a aprovação da Comissão Parlamentar de Inquérito. Falaram que realmente estavam convencidos de que havia indícios de improbidade e como manda a boa prática da democracia tudo deveria ser minuciosamente investigado pelo bem do município. "Caso essas denúncias se confirmem, não nos restará outra saída senão cassar o mandato do Excelentíssimo Prefeito", destacou um vereador governista.

Mesmo com 03 vereadores da base do governo tentando tumultuar a sessão para impedir a votação, a CPI foi aprovada por 11 votos, tendo somente 03 votos contrários e o Presidente que regimentalmente só vota em caso de empate.
O plenário estava completamente lotado por populares que participavam atentos a tudo. Aliás, nas últimas sessões tem sido assim. A população está lotando sempre a Câmara nas terças feiras dando um verdadeiro exemplo de cidadania. Os vereadores por sua vez tem dado exemplo do verdadeiro papel de representantes do povo. As sessões estão mais dinâmicas com debates enriquecedores onde o contraditório é sempre respeitado e valorizado. O grande expediente tem sido uma verdadeira aula de democracia e da boa prática parlamentar. O nível é tão alto que vereadores dos municípios vizinhos tem vindo em caravanas assistir as sessões para levar às suas Câmaras esse exemplo inédito.

Após a mudança do layout do plenário onde os vereadores ficavam de costas para o povo e da retirada da divisória de vidro que separava o povo dos vereadores, o clima ficou muito mais agradável. Agora os vereadores ficam nas laterais sem virar as costas para o povo e nem para a mesa diretora. Sem a divisória de vidro os edis tem mais contato com o povo e podem sentir a energia e o calor humano. Por sua vez, o povo agradece e demonstra toda semana o orgulho que sente dos seus políticos que já são exemplo para todo o Estado do Pará. A democracia agradece!

Desculpem. Eu estava sonhando. Nada disso aconteceu. Não poderia deixar de compartilhar esse sonho com vocês. Continuo sonhando com um parlamento vivo, ativo, vibrante e popular. Continuo sonhando com uma Câmara forte, organizada, soberana e independente que represente os verdadeiros anseios do povo e ajude verdadeiramente no desenvolvimento de Parauapebas. Sonhar não custa nada e se sonharmos juntos, com certeza um dia alcançaremos essa realidade. Temos bons vereadores nessa legislatura. São 04 professores, 04 vereadores com experiência de outros mandatos, profissionais liberais e empresários. O que está faltando para que eles nos deem orgulho de verdade?
 

18 comentários:

  1. Moço. Tu és doido, é? Tá provado que mais de 60 % de leitores q iniciam uma leitura, n vao até o final. Isto vai dar ibope! Rsrsrsrs... Alípio

    ResponderExcluir
  2. Por favor Luiz esclareça uma matéria recente que está dando o que falar no Blog Sol do Carajás PREFEITO NÃO SABE O QUE FAZER (leia os comentários). Afinal o Controlador Geral do Município de Parauapebas estando de licença sem vencimento do cargo de Procurador Geral do Município de Redenção, pode ser nomeado em Parauapebas Controlador Geral ou isso é acumulação de Cargo Público indevida?

    ResponderExcluir
  3. É verdade Alípio; tem gente que lê a primeira linha e já tira conclusões do todo, e vende a notícia como verdade absoluta.
    Felizmente eu sou daqueles que lê linha por linha até o final. E confesso que fiquei assustado e ao mesmo tempo feliz com (a suposta)mudança repentina de atitude dos vereadores. No final fiquei frustrado, porque sonho ruim vira pesadelo e a gente tem dificuldade de acordar; mas quando o sonho é bom a gente acorda e nada acontece, ou seja, tudo volta à realidade.
    Mas parabenizo o Luiz por este texto, pois acredito que num futuro próximo este sonho possa virar realidade. Depende de nós.

    ResponderExcluir
  4. Ah seu filho da p. Vá tomar no ... Fiquei até animado. Achei que tinha acontecido um milagre na Camara e você me vem com essa de sonho?

    ResponderExcluir
  5. Kkkkkk. Muito bom. Só em sonho mesmo que isso acontece. Professor Luiz Vieira, permita-me discordar quando você fala que temos bons vereadores. Os 4 que já tem experiência são justamente os piores que contaminam os novatos. Tirando o Miquinhas que não é de todo mal, os outros 3 são as maçãs podres do cesto. Os professores? Quais? Vice quer dizer que Luzinete é professora? Só se for na escola de doudos. A verdade é que desses vereadores se tirar 3 é muito. Continue sonhando.

    ResponderExcluir
  6. Caraca. Tava até animado. Pena que foi sonho. Quando é que esses vereadores vão cair na real? Aquele vidro separando os vereadores do povo é ridículo. Só no Peba mesmo. Tamos f e mal pagos com essa câmara.
    Parabéns pelo texto. Bem visionário.

    ResponderExcluir
  7. caro anonino das 17:27, confesso que estava bom demais pra ser verdade,nao que eu ache que tirar o prefeito agora resolva nossos problamas,mas exercitar boas perspectivas nao pode ser compreendido como brincadeira e sim como meio de abrir-mos os nossos olhos e enchergar-mos um pouco alem do nosso nariz.

    ResponderExcluir
  8. Tenho fé que um dia teremos uma Camara como essa que o blog sonhou. Isso vai acontecer no dia que o povo tomar consciência e parar de votar em elementos como pavão, major, Devanir e companhia. Por enquanto fica só no sonho.

    ResponderExcluir
  9. Estava indo até bem, mas quando falou que os quatro vereadores antigos são de qualidade ai doeu. Quem você acha que escapa? O Odilom que manipula o resto? O sonso do Euzébio que fica babando o Valmir e fingindo de defunto? O Devanir que faliu a saeep para se eleger ou o Miquinha que finge de morto para comer o coveiro?

    ResponderExcluir
  10. Queria saber quem seriam os 3 vereadores que ficariam ao lado do velho se isso fosse verdade. Palpite: Pavão, Major (soldadinho de chumbo) e Braizinho (fantochinho) Se tivesse o quarto seria o Euzebio.

    ResponderExcluir
  11. Acho que você trocou os títulos das potagens. Essa aqui deveria ser a gaiola das loucas. Um bando de vereador de costas para o povo obedecendo ao Odilom, presos na gaiola de vidro e presididos pelo João Bobao

    ResponderExcluir
  12. So sendo sonho mesmo. Plenário lotado? Vereadores debatendo e aprovando cpi? O povo orgulhoso dos políticos? Há há há. Aquele bando de mercenários que ficam chantageando o prefeito. O velho até quer trabalhar mas fica nas mãos dos vereadores. Cada um manda em uma secretaria e faz o que quer. Pavão suga na Semob, charles na Saúde, major e Euzebio na educação, Braz na habitação e assim por diante.

    ResponderExcluir
  13. Vai uma dica: três vereadores promovem uma ação popular, recolham 10 mil assinaturas e pressionam o ministério publico para investigar o prefeito. Um desses três será o próximo prefeito de Parauapebas. Duvido que tenha esses três que tenham coragem e ainda não se venderam.

    ResponderExcluir
  14. Por falar nisso cadê o documento de prestação de contas do prédio da Camara que a vereadora Eliene pediu para Josineto? Ele esqueceu ou ignorou? E a vereadora recebeu e escondeu do povo? Queremos saber quanto custou e quanto o Euzebio e Wanterlor embolsaram. Alo vereadora, ainda confiamos em você.

    ResponderExcluir
  15. Nem no pior pesadelo eu poderia imaginar uma Camara tão fraca assim. As sessões são um circo armado. Cadê os vereadores do PT que iam fazer a diferença? Cadê o Bruno Soares? Queremos mais ação. Fora Valmir com seus vereadores.

    ResponderExcluir
  16. Os únicos vereadores que teriam coragem de puxar uma cpi contra o velhote seria Bruno, Eliene e Zé Arenes e Miquinha. O resto está no bolso do Valmir. Vamos para a rua minha gente.

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus quanta falta do que fazer.... parem de falar mal de pessoas que vocês nem conhecem.... só falam o que ouve de outras pessoas... São incapazes de ter e defender suas opiniões. ... na câmara tem pessoas que realmente querem o bem da população. ... a verdade é que é mais fácil cobrar do que fazer..... falar. .. falar e falar. .... e se vocês não sabem não é de hoje que políticos são padrinhos de secretarias ( municipais ou estaduais), ministérios. .. etc... a nossa história nacional da política pode confirmar muito bem tudo isso.... sempre foi assim. ... o problema tá nas estruturas.... a população tem que parar de se vender primeiro escolher muito bem em quem votar. .. o povo tem muidar sua forma de pensar antes de qualquer coisa......Muitas mudanças vão acontecer espero que sejam Boas... a paciência é o melhor dos adjetivos que temos que ter...

    ResponderExcluir
  18. Olá anônimo que se identifica como "sabe tudo", obrigado pelo seu comentário. Só não publiquei porque tinha algumas palavras censuradas e você sabe né? Tenho leitores menores de 18 anos. Quanto a minha candidatura a vereador, obrigado mas não rola. Tenho uma cara muito feia e assustaria os eleitores.
    Mande um abraço a sua esposa a quem tenho grande estima.
    Volte sempre. Seus comentários me divertem.

    ResponderExcluir