Pesquisar este blog

domingo, 1 de setembro de 2013

A MAGIA DE SER PAI - PARTE II

Já usei esse título para homenagear meu filho Leonardo no seu aniversário de 15 anos. Permito-me usar novamente para homenagear minha filha que completa hoje 19 anos. Não encontro outro título mais adequado, pois ser pai é uma magia inexplicável, um sentimento transcendental que nos torna mais próximo de Deus.

Quando a Lua nasceu em 1994 (ano em que o Brasil foi Tetra nos Estados Unidos) minha vida sofreu uma transformação de 180 graus. Havia perdido um irmão tragicamente há 48 dias atrás e estava transtornado. Passei por uma fase complicada, daquelas que te arrasta para o buraco. Em compensação a Lua chegou no dia primeiro de setembro para arrancar-me a amargura da alma e encher minha vida de luz. Agora não poderia mais gastar minha vida com a morte, pois havia uma vida preciosa para cuidar.

Acho que ter um filho é se tornar imortal, pois deixamos um pedaço de nossa alma na nova vida que recebemos. É aceitar a responsabilidade de cuidar, de educar, de formar o caráter, de oferecer um ser humano melhor para melhorar o futuro.

Ainda no hospital seus olhos me inspiraram. Peguei uma agenda que carregava e pela única vez na vida escrevi um poema. Acho que ele diz tudo.



SIMPLESMENTE LUA


A natureza cuidou de obedecer o equilíbrio natural entre a beleza e a perfeição. Equilíbrio determinado pelo amor.

Você veio ao mundo para transformar tudo a sua volta. Como um implacável furacão, vai transformando tudo: pessoas, ambientes, sentimentos, pensamentos, costumes, hábitos...

Nos seus olhos há mistério; na sua fragilidade há uma força incontida e inexplicável. Seu nome não poderia ser outro, pois o seu brilho natural irradia tudo a sua volta e deixa todos apaixonados. LUA. Simplesmente LUA. Eis o seu nome, que por natureza já sugere mistério, polêmica e exclusividade.

A sua vinda ao mundo faz parte de um projeto de vida, de um sonho de seu pai, que temia a morte pela falta de uma semente que desse continuidade ao seu sangue, a sua luta e aos seus ideais. Agora, me sinto imortal como o pensamento que segue de geração em geração.

Você já nasceu brigando radicalmente contra a maior injustiça do mundo que é a fome. Sinto que nas suas veias corre sangue revolucionário que contagiará multidões. Sinto que será uma valente guerreira que lutará contra todas as formas de injustiça, desigualdade e exploração do ser humano. Você nasceu cheia de ternura, de beleza e de esplendor. Assim, seguirá o seu percurso enchendo de sonhos as pessoas ao seu redor.

Alimentada dia-a-dia pelo amor, você será grandiosa, perseverante, fraterna, humilde, audaciosa, corajosa, persistente... Simplesmente LUA.


Luiz Vieira

Marabá, 05 de setembro de 1994

4 comentários:

  1. Que lindo Luiz. Com o seu caráter e sua personalidade criou e educou lindos filhos. Você merece a família linda que tem. Parabéns a Lua que é um exemplo da sua criação. Quero que minha filha seja como ela. (De sua ex-aluna)

    ResponderExcluir
  2. Rapá... Já predestinou o futuro jurídico dela quando ela nasceu, foi? Alípio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Luiz, parabéns Lua! Realmente ela e como o poema irradia muita luz! Muita paz, saúde e amor! Soraya Corrêa

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Lua e muito sucesso na vida e na luta.

    ResponderExcluir