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quinta-feira, 12 de setembro de 2013

REDE CELPA: DESCASO E DESRESPEITO


Certeza de

Escuridão nos

Lares

PAraenses

 
Dona Maria do Rosário mora no Bairro Bela Vista. Mora em uma humilde casa alugada com apenas quatro cômodos. Tem uma geladeira, um ventilador e com muito esforço trocou todas as lâmpadas da casa pelos modelos econômicos. É pobre, tem dois filhos: um com 3 anos e outro com 10 meses. Todos os meses tem que ir numa papelaria e pagar 2,00 para imprimir a conta de energia pois a CELPA não entrega em sua residência. Uma vez ela teve a energia cortada pois como não recebia as contas, não pagava. Foi ao escritório da CELPA que fica na Cidade Nova e depois de perder cinco horas na fila a atendente falou que se ela não recebesse a conta deveria puxar pela internet. Dona Maria muito humilde perguntou: "e o que é internet"? A atendente sorriu de sua cara e disse que ela se informasse em outro lugar pois ela tratava somente sobre problemas relacionados a energia. Dona Maria se informou com uma vizinha que lhe indicou uma papelaria onde imprimiam contas pela internet.

No mês de agosto Dona Maria levou o maior susto. Sua conta que sempre vinha com 50KWh, no valor de 22,71, dessa vez veio com 1.995KWh no valor de 1.010,98. Como achou que era algum engano, não pagou a fatura. Foi surpreendida por um funcionário da CELPA que cortou sua energia. Ela argumentou que tinha dois filhos pequenos e que não poderia ficar no escuro. Implorou, chorou, mas não teve jeito. O desalmado cortou a energia e mandou que ela fosse resolver com a CELPA. Cerca de duas horas depois o funcionário voltou e falou que por 200,00 ele religaria a energia. Desesperada, Dona Maria pegou o dinheiro que havia guardado para pagar a prestação da geladeira no Armazém Paraíba e entregou ao funcionário desonesto.

Mais uma vez Dona Maria enfrentou a fila do escritório da CELPA para tentar corrigir o que achava ser um engano. Após perder várias horas na fila a atendente lhe falou que não tinha nada errado. Aquela fatura era o valor acumulado dos 04 meses, pois como o leiturista não encontrou a casa, enviava a fatura com a taxa mínima e que agora foi corrigido. Dona Maria questionou: "quer dizer que vocês não acharam minha casa para fazer a leitura nem para entregar a conta? Como é que acharam na hora de cortar minha energia? E mesmo que eu tivesse sem pagar nada há 06 meses o meu consumo não chegaria a esse valor", disse indignada. A mocinha que parece que foi adestrada para tratar mal falou que pobre tem a mania de deixar lâmpadas acesas e depois reclama do valor da conta. E encerrou o atendimento gritando: próxima!

Dona Maria deixou a CELPA desnorteada, sem saber o que fazer. Nunca foi tão humilhada em toda a sua vida. Foi aconselhada por uma amiga a procurar o PROCOM mas está sem esperança, pois a últimas vez que fez isso perdeu seu tempo.

Manoel Bonfim é outro consumidor que vem tendo problemas constantemente com a CELPA. As constantes oscilações de energia no seu bairro provocou a queima de equipamentos. Teve uma geladeira e a televisão queimadas e quando reclamou a atendente falou que iria abrir uma ocorrência e que ele deveria aguardar 15 dias. Passado o prazo ele retornou e foi informado que sua reclamação não procede, ou seja, segundo a CELPA não foi a oscilação da energia que provocou a queima dos equipamentos. "Quer dizer que eu fiquei 15 dias sem geladeira e sem televisão para ouvir uma asneira dessa de vocês?" Bradou indignado seu Manoel.

O Sr. Raimundo Santana mora no Bairro Caetanópolis e também procurou a CELPA para tentar resolver um problema. Sua conta que era em média 40,00, nos últimos meses vem subindo sem que ele aumentasse o consumo. Já chegou ao valor absurdo de 250,00. Um amigo seu que é eletricista mediu a tensão na sua rede e constatou o problema. O que era para ser no mínimo 110KW não chegava nem a 80KW. Com essa baixa tensão os equipamentos consumiam muito mais energia. E explicou: "veja a sua bomba do poço. Para encher essa caixa de 500 litros ela levaria 30 minutos. Como a energia é fraca está levando duas horas, e, consequentemente vai gastar mais energia, além do risco de queimar". Seu Raimundo procurou a CELPA para expor esse argumento. Depois de esperar horas na fila, a atendente lhe falou que iria mandar uma equipe técnica em sua residência para verificar. A resposta viria entre 15 a 60 dias. Como não obteve nenhuma resposta em dois meses, Seu Raimundo retornou a CELPA. A atendente informou que sua unidade foi verificada por um técnico e não foi encontrado nenhuma irregularidade, que a energia estava chegando de acordo com os parâmetros definidos pela ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica). Quando ele tentou questionar a mocinha mal educada mandou que ele fosse procurar seus direitos em outro lugar e encerrou o atendimento. Seu Raimundo se sentindo desrespeitado e roubado saiu prometendo voltar com um galão de gasolina para tocar fogo no escritório da CELPA.

Você se identificou com alguma história dessa? Chega a ser aviltante e desrespeitoso a forma como a concessionária trata os consumidores. O que já era ruim agora ficou pior após a compra da CELPA por apenas 1,00 pelo Grupo Equatorial. O Governo do Estado que é o dono da concessão, que deveria exigir a prestação desse serviço essencial com qualidade nada faz.

Aqui em Parauapebas a população sofre com as constantes falta de energia,  com a queima de equipamentos e prejuízos de toda ordem. A empresa demonstra incompetência, descaso e irresponsabilidade. A equipe que presta serviço é pequena e não dá conta da alta demanda. Nem a conta de energia que é o básico eles conseguem entregar em todas as residências. O local que a empresa destinou para atender os consumidores é a prova do desprezo que ela sente pelo povo. Um espaço pequeno, sucateado e desconfortável e com uma equipe mal preparada para lhe dar com gente.

Quando o cidadão tem que ir ao escritório da CELPA reclamar tem que perder um dia inteiro. Na maioria das vezes somente duas funcionárias atendem, e bem devagar os consumidores que perdem a paciência e vão embora. São treinadas para enrolar, enrolar e dizer que o consumidor está errado.

E os valores das contas? Os erros são grosseiros. Reclamar para quem? A agência reguladora (ANEEL) mais parece defensora da CELPA.

Está passando da hora da população dar um basta nesse abuso. As autoridades municipais (prefeito, vereadores, secretários) e as entidades de classe como SIPRODUZ, ACIP, CDL e outras devem se unir a população e botar um fim nessa falta de vergonha. Uma ação radical é preciso. Já cansamos de ouvir desculpas e mentiras por parte da CELPA. Pagamos a energia mais cara do Brasil e em troca temos a pior energia do Brasil e com o pior tratamento. 

Vai uma dica aos nossos políticos. O ex-prefeito Darci quando trabalhava na EEPP organizou uma manifestação contra a CELPA e foi um sucesso total. Além de resolver os problemas na época e reduzir os abusos, ele virou Prefeito de Parauapebas a partir dessa ação. Quem se habilita a ser o próximo Prefeito de Parauapebas?

Se você já enfrentou problemas com a CELPA mande sua história para nós. Vamos usar esse espaço para dizer aos diretores da empresa que não somos otários.

2 comentários:

  1. Como diria o Aderbal da Silva: "É O DIABO MESMO!"
    Seu Raimundo, tocar fogo é um gesto de desepero e de indignação do cidadão que sente na pele e no bollso o que o senhor e todos nós estamos sentindo, mas não resolve.
    Uma dica boa Luiz, e não é para os políticos, porque estes não estão nem aí, é um boicote coletivo. Tem que ser um movimento organizado, com a participação de toda a sociedade; ninguém paga a conta, e venha um engraçadinho cortar a energia prá ver o que vai acontecer com ele!

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  2. Gostei da idéia do anonimo das 8:57. Vamos organizar o mês do boicote. Que tal o mês de outubro? Vamos organizar essa proposta.

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