Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SOMOS TODOS SOBREVIVENTES NESSA GAIOLA DE LOUCOS

Até quando vamos tolerar a estupidez da violência em nosso município? Até quando vamos ficar fazendo protestos e mobilizando a sociedade a cada morte de alguém conhecido? Até quando? Corremos um grande risco de acostumarmos com essa barbárie, de achar que isso é normal. Pelo menos os bandidos pensam assim. Cometem todo tipo de atrocidades porque confiam na impunidade, confiam na inoperância das autoridades constituídas, confiam na indiferença do Estado e nas leis que são brandas e carinhosas para os marginais. Outro dia eu mesmo fui abordado na porta de minha casa por um conhecido elemento (não cito o nome para não lhe dar importância) que me falou: sabia que se eu te matar de pau aqui agora não vai me acontecer nada? Que nem delegado, nem promotor, nem juiz vai me incomodar?" Respondi: sei perfeitamente. Por isso já tomei as providências para que as medidas corretas sejam tomadas contra você e mais cinco de minha lista caso eu venha sofrer qualquer tipo de infortúnio." Sei que falei um absurdo, mas infelizmente o que ele me falou é a mais pura realidade. 

No último dia de agosto o agente de trânsito Geraldo Nunes Rodrigues foi vítima dessa barbárie em pleno desenvolvimento das suas funções. Morreu de uniforme enquanto trabalhava na organização do caótico trânsito da nossa cidade. Se um agente público é esfaqueado e morto em plena via pública, num lugar movimentado e cheio de policiais, quem estará a salvo? Aqui em Parauapebas não estamos livres da violência nem quando estamos trancados em nossas casas. Vivemos a paranoia dessa realidade triste e cruel que nos deixa reféns e impotentes.

Geraldo Nunes Rodrigues, agente de trânsito do DMTT, pai de família honrado, profissional exemplar que exercia sua função com paixão e zelo. Contribuía para melhorar um pouco o nosso trânsito, e assim, melhorar nossa cidade. Enquanto profissional não teve o apoio do município para garantir a sua própria segurança. O agente de trânsito de Parauapebas é um herói. Trabalha em meio a infratores que na maioria são violentos e inconsequentes. As pessoas de bem quando são apanhados em algum vacilo geralmente reconhecem e se submetem a punição com resignação. Ao contrário do delinquente, do marginal que quando é flagrado pelo agente ainda acha que tem razão, que está sendo perseguido. Por isso o agente de trânsito tem que ter a garantia do município para desempenhar sua função com segurança. O apoio que me refiro não é financeiro, pois não há dinheiro que pague para se correr risco. Refiro-me ao apoio logístico, ao empoderamento do agente e até treinamento para enfrentar situação de risco. Por que nenhum meliante enfrenta um agente da Polícia Federal? Por que o marginal não quer problema com nenhum agente federal? Porque ele sabe que vai sofrer duras represálias e iria ter muitas dores de cabeça. 

O que irá acontecer com o assassino do agente Geraldo? Será que vai ficar preso? Será que não vai fugir da carceragem como fez um dos envolvidos na morte do Altamiro que fugiu com mais uns dez da prisão do Rio Verde? Ouvi dizer que o assassino do Geraldo seria um menor filho de um policial. A julgar pelo silêncio da imprensa que não divulgou a sua identidade deve ser verdade. Por que todos estamparam a cara do assassino do Altamiro nos jornais? E esse não sabemos nem de quem se trata. Alguém sabe?

A violência é um circulo vicioso que temos que quebrar na sua origem. Quem são os responsáveis pelo aumento da bandidagem nesse país? Todos nós temos nossa parcela de culpa. É culpado o mal agente quando deixa de fiscalizar, quando recebe propina; é culpado o policial quando também pede e recebe propina; é culpado o pai de família quando incentiva o descumprimento das leis dentro de sua casa. Aqui quero citar um exemplo: Parauapebas está cheia de menores dirigindo ou pilotando motos com autorização dos pais. Esse é um belo exemplo de como formar um marginal, pois esse adolescente vai crescer sabendo que pode burlar qualquer lei.

 O outro grande culpado que está na ponta do novelo é o Estado que mergulhado na corrupção fica de mãos atadas para criar políticas públicas de combate a violência. E quem coloca as autoridades para gerir o Estado? O povo. Por isso não se investe em educação, pois quanto maior a ignorância do povo, mais eleitores ineptos surgirão para garantir a perpetuação dos corruptos na máquina estatal. Você sabia que o Estado gasta até 7 vezes mais para manter um marginal no presídio do que gasta na formação de um estudante?

10 comentários:

  1. Não é filho de policial não! O pai dele trabalhava como Vigilante de escola no mandato da Bel e na gestão do Darci tinha um cargo comissionado e recebia (sem sequer trabalhar). Ele era cliente assíduo na loja do meu pai, ele fornece Frango para os comerciantes de Parauapebas, o filho dele tem 17 anos. Se quiser ver a foto do assassino é só acessar o Facebook do Agente de Trânsito BRUNO PINHEIRO SANTOS na linha do tempo ele divulga a foto do assassino. O nome do Pai dele é Luis Carlos, conhecido como Carlinhos.

    ResponderExcluir
  2. Luis, realmente o assassino do agente de trânsito é menor. Por isso sua identidade não aparece nos jornais, pois a lei protege esses assassinos menores. Acho que bandido não tem idade. É tudo bandido e deveria ser tratado como tal. No caso de menor o pai deveria ser responsabilizado pois coube as ele educá-lo. Será que ele não sabia que o filho andava de moto mesmo sendo menor? Acho muito difícil ele não saber. Se a policia quisesse pegar menores de moto era só ir para as portas das escolas na saida. Iria pegar um monte, inclusive filhos de autoridades que deveriam dar exemplos. Vá para a porta do colégio Conexão, Evolução e Fênix prá ver.

    ResponderExcluir
  3. Parauapebas virou uma terra sem lei. Também com um prefeito bundão desses o que você esperava? Se tivesse vereador aqui, já teria resolvido isso. Cadê o Major que disse que é o "homi" do governador? Ao invés de ficar fofocando e ameaçando professores nas escolas deveria correr atrás do que interessa para a população. Cadê que ele não solicita e exige do governador mais segurança? O Jatene nem conhece esse animal.

    ResponderExcluir
  4. Nada justifica um ato de violência, nem mesmo quando esta é uma reação à própria violência. Mais um pai de família foi assassinado em pleno exercício da profissão e por um moleque que se acha acima da lei. Que o assassino e cúmplices paguem pelo crime cometido, na forma da lei; mas que isto também sirva para que o DMTT repense a sua forma de abordagem aos motoristas, mesmo que infratores. O DMTT às vezes age como polícia, de forma truculenta e cheio de razão. Aliás, quem foi que disse que polícia tem que ser sinônimo de violência? Está tudo errado. O que está faltando aos órgãos de abordagem e fiscalização é humanismo, daí a reação às vezes chegar ao extremo. Se agirmos com civilidade seremos tratados com civilidade. Então, não à violência.

    ResponderExcluir
  5. ei, o veeador Major diz em toda reuniao que o que depender do governo do estado ele resolvi "amanha mesmo",ou é doido ou se faz porque nada que depende do gov. jatene foi resolvido em parauapebas.

    ResponderExcluir
  6. É menor. Não vai acontecer nada. No máximo vai ficar uns dias internado numa instituição recebendo atenção, comida boa as nossas custas. Depois de 1 ano estará livre para matar outros pais de família. Conheci o Geraldo e realmente era um profissional exemplar. A prefeitura deveria repensar sua prática e o tratamento aos seus funcionários. Só notinha de pesar em jornais e blogs não adianta.

    ResponderExcluir
  7. O nosso Estado esta falido. O governador Simão Jatene abandonou nossa região e entregou aos criminosos. Só para ridicularizar o povo de Parauapebas colocou o Major para ser seu menino de recado. Ele anda nas escolas dizendo que é ele quem bota e tira funcionário. Chega dar nojo. Mais um trabalhador morreu. Onde vamos parar meu Deus?

    ResponderExcluir
  8. Gaiola de loucos é um título bem sugestivo. Vivemos presos enquanto os marginais estão soltos. Até os que a policia prende escapam pois a delegacia esta caindo ais pedaços. A solução esta em nossas mãos. As eleições vem ai e veja se não votam nessa corja novamente. Ninguém agüenta Ana Júlia e Jatene

    ResponderExcluir
  9. Os bandidos estão livres e soltos. Parauapebas esta entregue aos ratos. Se a corja do Valmir e os vereadores roubam e não acontece nada porque os bandidos tem que se preocupar? Temos que agir urgente.

    ResponderExcluir
  10. Secretaria de Educação nas mãos de um analfabeto tirano, que aterroriza a SEMED, essa que é a verdade, põe e coloca na Educação quem bem entende, a hora que quer, ameaça professores, persegue os contratados que ainda restaram da gestão do PT. Ele deveria está na Câmara, que é o lugar dele, trabalhando, criando projetos que tragam melhoria para o povo. Uma pessoa que persegue alguém que está no cargo de ASG, Vigilante, Merendeira, Motorista, Professor, merece o respeito da sociedade? Não. Está na hora do povo de Parauapebas, funcionários da educação em massa(porquê todos são contra a educação está nas mãos do Major) ir à Câmara protestar, sair do anônimato e denunciar o abuso de poder que este homem vem fazendo nos corredores e escolas da Prefeitura.

    ResponderExcluir