Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PARAUAPEBAS PEGA FOGO

Hoje o bambuzal que fica na PA-275, em frente a Rua do Comércio amanheceu pegando fogo. Até as 12 horas não tinha aparecido ninguém para tentar apagar o fogo. Descaso, irresponsabilidade.

Infelizmente essa não é uma situação isolada. Esse mesmo local constantemente tem sido vítima do fogo. Felizmente o bambuzal tem resistido firmemente aos ataques dos criminosos e ao abandono do poder público. Sempre tem alguns porcalhões que utilizam o espaço para descartar seu lixo e outros sem educação que tocam fogo. Desculpem a agressividade, mas botar fogo em qualquer coisa hoje em dia é sinônimo de falta de educação elementar. Não posso dizer que seja por falta de conhecimento, pois o que mais existe é campanha mostrando os malefícios do fogo.


Quando digo que Parauapebas está pegando fogo, não é exagero. Para todo lado que você olha vê fumaça. Muita gente ainda insiste nessa prática absurda de usar fogo até para limpar o quintal. Sem falar nos fazendeiros e agricultores que ainda fazem queimadas, numa prática criminosa contra o meio ambiente. O que deveria ser tratado como um crime, é feito a luz do dia, nas barbas das autoridades. 

Outro dia eu vinha de Marabá, em plena 4 horas da tarde encontrei um elemento queimando pasto a beira da rodovia, próximo a barreira da polícia rodoviária. Fazendo meu papel de cidadão, parei e avisei ao policial de plantão. Ele deveria pegar a viatura e prender o infrator em flagrante. Este, seria conduzido a uma delegacia, autuado, preso e responderia por crime ambiental e por colocar a vida de terceiro em risco. Isso aconteceu? Claro que não. O policial só me olhou com cara de quem está vendo um ET. Deve ter pensado: que cara esquisito! O que tem demais um cidadão fazer uma fogueirinha? E assim caminha o país. Temos leis demais e compromisso de menos.

Enquanto a população sofre com os efeitos das queimadas as autoridades fazem cara de paisagem. A Secretaria de Meio Ambiente se limita a fazer algumas campanhas pontuais, põe alguns out doors, mas não tem uma política para acabar com os abusos contra a natureza. E tome queimadas, e tome aterro, e tome supressão a áreas verdes, e tome destruição dos morros. Fiscalizar prá que se os infratores são amigos que financiaram a campanha?

A sociedade precisa fazer um pacto urgente para acabar com os abusos e práticas criminosas contra o meio ambiente em Parauapebas. Nosso município, por suas características geográficas é um prato cheio para catástrofes ambientais. Infelizmente quem paga o preço não é só o infrator. Todos nós pagamos. 

Precisamos de uma Secretaria de Meio Ambiente atuante, forte e independente. Precisamos de um secretário de verdade que seja capaz de agir com rigor, coragem e independência. Alguém que não tenha medo de fazer o papel de homem mal, de desagradar. Afinal, defender o planeta, defender a vida, defender nossos ecossistemas é tarefa que desagrada numa sociedade que ainda não foi totalmente civilizada. No futuro todos agradecerão.

2 comentários:

  1. Esse é o resultado de um governo frouxo que está queimando nossos recursos. A Secretaria de meio ambiente só existe para dar um emprego ao marido da secretária de assistencia social.

    ResponderExcluir
  2. Luiz, o bambual está queimando até agora. Ninguém apareceu lá para apagar. Realmente nossa cidade está entregue aos ratos. Ainda tem secretaria de meio ambiente aqui? O que esse povo está fazendo? É muita incompetência meu Deus

    ResponderExcluir