Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A gosto de Deus

Enfim, é agosto! Aqui começa a maior disputa eleitoral de todos os tempos em Parauapebas, e também a primeira após a mini-reforma eleitoral. Assim, teremos o período eleitoral mais curto da história: no lugar dos 90 dias, teremos 45 dias. Nossos ouvidos agradecem.
Hoje também é dia de volta às aulas para os professores, uma vez que os alunos só retornarão amanhã (2). A esses guerreiros educadores, desejo sorte e muita energia para vencer os desafios. Aos estudantes, desejo sabedoria para compreender que só existe um caminho seguro para o sucesso: honrar e valorizar seus professores. Mas isso é só para um pequeno e seletivo grupo privilegiado que deu sorte de nascer no seio de uma família que sabe valorizar de verdade a educação e transmite valores aos filhos. Lamentável, mas esse grupo está cada vez menor.
E em agosto teremos também as olimpíadas do Rio de Janeiro. Estamos na torcida para que a abertura seja digna do Brasil, e não aquele fiasco ridículo da abertura da copa onde a Claudia Leite pagou mico vestida de "galinha pintadinha". E vamos que vamos. Deixemos os maus fluídos e as más energias para trás e vamos fazer com que agosto seja cheio de boas vibrações. No mais, só faltam cinco meses para nossa cidade respirar novos ares, sem a cortina de fumaça que têm embaçado nossos sonhos.

Só para os curiosos

Você sabe porque o mês de agosto é considerado o mês do azar e o mês do cachorro louco? Confira aqui: 
Com certeza você já ouviu falar que o mês de agosto é chamado de “Mês do Cachorro Louco, não é mesmo? Mas você sabe o motivo para esse apelido tão carinhoso para o mês que acabou de começar?
Existem diversas crenças e também variados acontecimentos históricos que podem nos levar a diferentes explicações. Por exemplo, a Primeira Guerra Mundial começou no dia 1º de agosto de 1914 e as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o que resultou na morte de mais de 200 mil pessoas no fim da 2ª Guerra Mundial. Sem falar que em 2 de agosto de 1934 Adolf Hitler se torna o führer (Líder ou Chefe de Estado) da Alemanha.
Agora, outra interpretação que faz muito sentido é que no mês de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta bastante devido às condições climáticas. E quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros ficam loucos (mesmo!) e brigam para conquistar a fêmea.
Essa luta feroz entre os machos em busca da fêmea faz com que a raiva, doença transmitida pela saliva bicho, se espalhe mais. Os animais que estão infectados pela raiva babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “Cachorro Louco”.
Há quem diga ainda que o mês de agosto é dotado de muita energia negativa, e por isso é o mês do desgosto e do azar. Um mês carregado de superstição e magia. Podemos lembrar mais alguns fatos históricos que podem comprovar essa crendice, como o suicídio cometido por Getúlio Vargas no dia 24 de agosto de 1954, a construção do Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas partes, começou no dia 13 de agosto de 1961, no dia 12 de agosto de 1968 os católicos e protestantes da Irlanda do Nortecomeçaram a se matar, mas “tudo em nome de Deus” e também a morte de Juscelino Kubitscheck em um acidente de carro no dia 22 de agosto de 1976.
Além dessas curiosidades negativas, existem outras interessantes e bem bacanas de se saber.  O nome do mês, agosto (do latim,Augustus), foi uma homenagem que o imperador César Augusto fez a si mesmo, modesto ele, não?
Enquanto no mês de agosto as mulheres portuguesas evitavam se casar porque essa era a época em que os navios de expedição saíam para explorar novas terras, e junto com eles os maridos das moças, na Alemanha ele é considerado o mês das noivas!
Para finalizar, uma superstição meio nojenta dos nossos “hermanos” argentinos. Na Argentina existe uma crendice popular que diz que lavar a cabeça no mês de agosto não é aconselhável, e a pessoa que lava os cabelos durante mês está atraindo a morte!
Fonte: Portal Vírgula

4 comentários:

  1. Superstições à parte, prefiro cultivar os bons fluídos que este mês nos trás. Então, que venha, a-gosto de Deus. E o resto, passar bem, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Grande mestre. Voltou com tudo heim! Já estava preocupada com a sua ausência. Agora teremos bons textos para mantermos informadas. Seja bem vindo meu escritor preferido (deixa eu continuar anônima viu)

    ResponderExcluir
  3. A gosto de Deus, espero que o mês de Agosto continue a deixar os cachorros bem loucos. Na política então a cachorrada ligada ao Valmir vai cagar sangue e em Agosto teremos a consolidação da liderança do Darci... para quando entrar Setembro e a boa nova andar nos campos, vai ser só alegria.
    Ps. Pintadinha ou não a Claudia Leite estava muito linda na copa.

    ResponderExcluir
  4. A gosto de Deus... Agosto vai ser o mês que meu pai deu um drible na doença e saiu do hospital caminhando para festejar seus 86 anos. Medalha de ouro. Boto fé.

    ResponderExcluir