Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sessão de 24 de junho

Viva São João


Lembro-me com saudade do meu tempo de criança. Dia de São João era feriado obrigatório. A festa começava de véspera. Dia 23 era dia de fogueira, dia de quermesse, dia de quentão (para os adultos). A maioria da população do meu pacato povoado enfeitava a sua casa com bandeirolas e palha de coqueiro. Quem não acendia fogueira dia de São João ou era evangélico ou viúvo. Essa segunda alternativa acendia obrigatoriamente dia de São Pedro. Minha infância foi assim. E tome batata assada, pula fogueira, pé de moleque, quadrilha na escola, estoura bombinhas e estalos de salão...

Hoje isso não existe mais, pelo menos por aqui. Ninguém nem lembra de São João. Muitas mulheres ainda se lembram de Santo Antonio. Mesmo sem ser lembrado, São João fez um grande milagre aqui em Parauapebas, e fez justamente onde precisa de muitos milagres: a Câmara Municipal.

Tentativa de golpe


Ontem na sessão por pouco não acontece o maior golpe da história. O prefeito Valmir mandou a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) e dia 24 de junho entrou em votação após passar pelas comissões de praxe. Dizem que aqui no Pebinha acontece de tudo. E acontece mesmo. Boi voar já virou coisa do passado por aqui. Imagine você que o Projeto da LDO encaminhado pelo prefeito continha um grande golpe que quase passou despercebido pelos vereadores. Um não, dois. Primeiro: estava previsto que a LDO poderia ser suplementada sem a necessidade de autorização da Câmara. Segundo: o prefeito poderia remanejar orçamento a seu bel prazer sem nenhum pitaco de vereador. Você acha que isso é pouco? Para entender melhor seria a mesma coisa de você ter 2 bilhões em sua conta e me dar um talão de cheques assinados e em branco. Moleza não! Pois é. Contando isso fora do Pebas ninguém acreditaria e ainda dariam risadas em nossa cara.

Sansão X Dalila


E o tal golpe seria aprovado com facilidade. Já havia até tramitado na Comissão de Constituição e Justiça. Mas onde está o tal milagre? Imagine que de onde menos se esperava São João usou seus poderes para evitar tamanho golpe. O Vereador Euzébio imbuído com o espírito do mártir João Batista enfrentou o vereador Odilon num embate inédito que durou quase duas horas. Sério! No final do debate o vereador Odilom Sansão pela primeira vez na sua história política teve que voltar atrás  e até recomendou o voto contrário. Me pareceu muito com a história de Sansão e Dalila. Dalila era frágil, mas no fim corta o cabelo de Sansão lhe tirando toda a força e poder. Não me entendam mal. Não estou fazendo nenhuma comparação, só demonstrando simbolicamente que as vezes o lado frágil se supera e vence batalhas que pareciam perdidas.

Para quem não se liga muito em política isso parece coisa pequena. Mas é bom o cidadão se ligar mais. Se não fosse o vereador Euzébio, teríamos o maior golpe político da história com consequências desastrosas para todos os cidadãos. Agora não sei o que passou pela cabeça dos vereadores que votaram contra essa tentativa de golpe convencidos pelo Euzébio. Talvez seja pelo espírito republicano e democrático, ou talvez seja porque cada suplementação orçamentária que tem que passar pela Câmara gera uma possibilidade de grandes "negociações". O que você acha disso? Envie o seu pitaco.




6 comentários:

  1. Acho que o Eusébio prestou um grande serviço não a população mas aos vereadores. Toda vez que tem votação de suplementacao na câmara a grana rola solta. Ainda lembro da última onde os 15 vereadores votaram naquela vergonha. Se bem me lembro Luis Vieira você ficou tão envergonhado que passou um mes sem escrever o blog. Você sabe quanto cada um recebeu? Acho que até você recebeu.

    ResponderExcluir
  2. Só você mesmo Vieira. Milagre de São João? Kkkkk. Nem o santo é capaz de fazer esse milagre com o Euzebio. O problema foi que se esse projeto passasse eles perderiam o suporte se é que você entende.

    ResponderExcluir
  3. Prrcisamos fazer uma revolução nessa câmara. Nuncs vi tanta indecência e imoralidade. Vamos fazer uma faxina. Cadê a oposição? Bastou o Vslmir dar cargos para uns que ficaram como ovelhas. E ainda falam de Deus. Wuanta hipocrisia.

    ResponderExcluir
  4. E como disse o velho e saudoso Raul Seixas: "É, a coisa tá assim."

    ResponderExcluir
  5. Como se diz: "De onde menos se espera, é de lá que vem". Ou será: De onde menos se espera, de lá é que não vem mesmo!?" Vai saber!!!

    ResponderExcluir
  6. Luiz, passo a bola para o professor Alípio! Afinal, me parece um estadista.

    ResponderExcluir