Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de junho de 2014

A Copa do Mundo é Nossa

FIFA X Brasil X Política


É comum na história das copas do mundo a exploração política do futebol. Aqui no Brasil não seria diferente, ainda mais quando coincide com a reeleição da Presidenta Dilma. Muitos chegam até ao exagero de confirmar que a reeleição dependerá do sucesso da seleção brasileira.

Nessa busca desesperada por atrelar o futebol a política, até aqui só marcamos gol contra. Alguns movimentos sociais resolveram radicalizar e aproveitar o clima da copa para exacerbar suas ações passando para o mundo uma imagem negativa de que aqui só temos baderneiros violentos, saqueadores e vândalos. Parte da classe política que tenta a qualquer custo tomar o poder se aproveitou desse clima e embarcou irresponsavelmente nessa onda. Assim, está valendo tudo. Qualquer movimento que seja contra alguma coisa passa a ser considerado contra a Dilma.

A grande mídia por sua vez, se aproveitou dessa instabilidade para destilar veneno e provocar instabilidade. Observe que os grupos que tem domínio da imprensa brasileira são aliados a velha elite política conservadora, retrógrada e alienada. Só para dar um exemplo cito a velha Rede Globo do finado Roberto Marinho. Marinho se fortaleceu  por dar apoio irrestrito e ajudar no golpe de 1964. A Rede Globo é herança da ditadura militar e não esquece suas origens. Assim, passa por cima de qualquer conceito de ética, de responsabilidade, de honestidade para ajudar os grupos políticos ligados as suas origens. 

Às vésperas da copa, essa aliança composta pela grande imprensa, partidos conservadores e empresários inescrupulosos chegaram ao ridículo de fazer o coro "Não vai ter copa". Mentiras, boatos, e notícias deturpadas e todo o tipo de lixo foi distribuído e amplamente difundido na mídia e nas redes sociais. Comparações desconexas sobre os gastos com a copa foram usadas e tentaram passar aos inocentes de que esse dinheiro poderia ir para a saúde ou para a educação. Publiquei aqui no Blog uma matéria com gráficos que demonstram os investimentos da copa e os investimentos com saúde, educação e mobilidade urbana. É bom frisar que a maioria dos gastos com a copa são de fontes privadas e a parte que o governo federal investiu ficará para o povo brasileiro.

A campanha "Não vai ter copa" começou a perder força quando os grupos econômicos perceberam a burrice e o tiro no pé que estavam dando. Viram que estavam perdendo dinheiro. O fracasso da copa seria o fracasso financeiro para esses grupos. Daí, rapidinho mudaram o discursos e passaram a gritar "Vai ter copa sim". Vocês perceberam como a imprensa mudou a linha editorial em relação a copa?

O governo federal fez bem o seu papel?


Basta observar as últimas copas para ver que o Brasil fez bem o seu papel. Em quase todos os outros países sedes tivemos atrasos no cronograma e metas não cumpridas. É claro que tivemos problemas aqui no Brasil, mas segundo balanço da própria FIFA, essa será a Copa das Copas. Nossos estádios são exemplos para o mundo e ficaram todos prontos a tempo. Para a infelicidade da velha elite que torce contra e dos pobres alienados que se deixam levar por essa elite, não vamos ter apagão, não vamos ter surto de dengue, não vamos ter confusão nos estádios, não vamos ter banho de sangue nos protestos de rua, não vamos ter blecaute e confusão nos aeroportos e nem atos de terrorismo. Ao contrário: mostraremos ao mundo um país de povo alegre, civilizado, criativo, hospitaleiro; mostraremos ao mundo um Brasil que cresceu, um país moderno, com tecnologia e condições para organizar qualquer grande evento.

Demagogia e contradição


Quando a FIFA anunciou que o Brasil sediaria a Copa do Mundo em 2014, o país inteiro vibrou e se emocionou junto com o Presidente Lula. Na época o país inteiro se mobilizou e apoiou a iniciativa de Lula 
em candidatar o Brasil como sede. Esse era um sonho de todo o povo brasileiro. Imagino que se fossemos derrotados, o Lula seria sacrificado e carregaria o peso da derrota para sempre. Fomos vitoriosos, vibramos como se fosse uma vitória na final da copa. E agora? É óbvio que sediar uma copa tem custo, tem investimentos. Por que não fizemos protestos durante a campanha para a escolha do país sede? Por que o povo não foi para a rua dizer que não queria copa aqui para não tirar o dinheiro da saúde e da educação? Isso não lhe parece manipulação política?

Fora FIFA


Até aqui tudo o que não deu certo foi de responsabilidade da FIFA. Essa sim, merece nossos protestos e nossa indignação. Está na hora de destituir aquela velharia mentecapta. Veja alguns exemplos de pastelão da fifa: 

  • A festa de abertura foi uma piada de mal gosto
  • O mascote fuleco deveria se chamar fuleiro. Alguém tem vontade de comprar um bicho medonho desse para guardar de lembrança?
  • E o nome da bola? Brazuca. Fala sério!
  • Os comerciais da copa são todos sem criatividade. É de envergonhar qualquer marqueteiro.

Veja nessa segunda: como foi a festa de abertura da copa e como o povo esperava que deveria ser.





5 comentários:

  1. Muito oportuno esse texto.
    Acrescento que, enquanto a massa se deixar manipular pelas mentiras da mídia burguesa/conservadora e continuar com preguiça de pensar por si própria, vai ser sempre saco de pancada e sempre vai haver espertalhões (políticos e empresários inescrupulosos) faturando em cima dela; que esses imbecis mascarados que promovem arruaça e quebra-quebra dizendo que estão protestando, não são adolescentes praticando atos inconsequentes, são adultos que aprovaram, na época, a vinda da copa para o Brasil e agora são utilizados como massa de manobra por partidos ditos de oposição e pelo crime organizado para tentar desestabilizar um governo que está dando certo.
    O que me dá pena é ver jovens pseudointelectuais que nunca trabalharam na vida, nunca sentiram uma dor de dente, estudam às nossas custas em instituições superiores e sequer conseguem imaginar o que se passou nos porões da ditadura, ficar postando besteiras nas redes sociais do tipo "rainha de copas", "gostei de ouvir: Dilma vai tomar no c..." Eu digo pena porque pessoas assim devem ser estéreis e só sabem repetir (ora, isto ficou para os papagaios... ou não?).
    Penso que está passando da hora de o governo tomar uma atitude mais convincente, não intensificando a repressão policial contra os "inocentes", mas convocando a sociedade (que pensa), a imprensa (mesmo a partidária do PIG) e a classe empresarial e política para um diálogo sério. O povo já faz a sua parte, está na hora dos outros fazerem a sua
    Ganhando ou perdendo (prefiro e torço pela primeira alternativa), esta é a nossa Copa, esta é a Copa das Copas e por muito tempo vai ficar na memória do mundo (dos que têm memória) como exemplo de organização, de civilidade e de euforia popular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de ter esse anônimo escrevendo uma coluna semanal no meu Blog

      Excluir
  2. Apesar de, ainda, estar petista, me decepcionei com muitos petistas. Na minha cidade, Parauapebas, então, o PT virou piada. No entanto, você tem razão. Publiquei artigos sobre o fato, sem mencionar os méritos políticos. Se visitarem minha linha do tempo no FACE, verão que eu já previa que os brasileiros não deixariam de apoiar nossa seleção. Aos poucos, a paisagem das cidades se modifica. O verde-amarelo toma conta! O futebol é, de fato, a paixão nacional. Não creio que uma vitória ou derrota da seleção vá favorecer a eleição deste ou daquele. Não foi assim nas últimas copas. Claro que esta copa é diferente. É aqui! Torço pela vitória do povo brasileiro. Torço pela vitória da seleção. Torço por um país bem melhor ainda!

    Alípio Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Professor Alípio,
    O meu pitaco é no sentido da reflexão.
    A presidente Dilma optou pelo "padrão FIFA" de qualidade! Podemos compreender assim: o poder não tem escrúpulos... Faz de nós o que quer... E a gente vibra! Tira de nós o direito natural de ser feliz - o futebol é uma arte de rua, reinventado pelo "padrão Fifa" como uma felicidade fictícia de imagens, cores, discurso - a ideologia que tanto Marx nos chamou atenção.
    "E agora José!" Diria o poeta. Vamos pra rua, "vestir uma camisa 'amarela' e sair por aí" porre de "insanidade", defender a "pátria amada" de chuteira e coração explodindo de alegria...
    É dessa forma que somos consumidos, como consumidores inveterados daquilo que é nosso, mas culturalmente fabricado pelo capital "astuto ardil" que se vai ostentar em outras plagas...
    Queremos o hexa!
    Lá vamos, nós, embebecidos do "padrão FIFA", batemos no peito de brasileiro que "não foge à luta" e jamais desiste: "Viva o Brasil!"...
    Dias depois vamos nos dar conta que foram "assassinados" milhares de pessoas por "falta de saúde" nos hospitais moribundos, (in)segurança pública, péssimo transporte urbano, inflação que corrói lentamente o poder aquisitivo, inclusive dos trinta milhões que saíram da pobreza ... e pela "educação que deseduca" o cidadão para não ver o verdadeiro Brasil, dos juros escorchantes, dos salários dos aposentados indignos, dos maiores impostos do mundo que nos indigna...
    Com o sentimento e o "olhar" do melhor futebol do mundo, "não vemos, nem ouvimos, nem falamos", nem queremos ouvir falar sobre o lucro que a FIFA leva desta copa realizada na "Pátria amada e idolatrada" do futebol.
    Vamos lá Brasil zil zil zil zil...zil.

    ResponderExcluir
  4. O meu pitaco é no sentido da reflexão.
    A presidente Dilma optou pelo "padrão FIFA" de qualidade! Podemos compreender assim: o poder não tem escrúpulos... Faz de nós o que quer... E a gente vibra! Tira de nós o direito natural de ser feliz - o futebol é uma arte de rua, reinventado pelo "padrão Fifa" como uma felicidade fictícia de imagens, cores, discurso - a ideologia que tanto Marx nos chamou atenção.
    "E agora José!" Diria o poeta. Vamos pra rua, "vestir uma camisa 'amarela' e sair por aí" porre de "insanidade", defender a "pátria amada" de chuteira e coração explodindo de alegria...
    É dessa forma que somos consumidos, como consumidores inveterados daquilo que é nosso, mas culturalmente fabricado pelo capital "astuto ardil" que se vai ostentar em outras plagas...
    Queremos o hexa!
    Lá vamos, nós, embebecidos do "padrão FIFA", batemos no peito de brasileiro que "não foge à luta" e jamais desiste: "Viva o Brasil!"...
    Dias depois vamos nos dar conta que foram "assassinados" milhares de pessoas por "falta de saúde" nos hospitais moribundos, (in)segurança pública, péssimo transporte urbano, inflação que corrói lentamente o poder aquisitivo, inclusive dos trinta milhões que saíram da pobreza ... e pela "educação que deseduca" o cidadão para não ver o verdadeiro Brasil, dos juros escorchantes, dos salários dos aposentados indignos, dos maiores impostos do mundo que nos indigna...
    Com o sentimento e o "olhar" do melhor futebol do mundo, "não vemos, nem ouvimos, nem falamos", nem queremos ouvir falar sobre o lucro que a FIFA leva desta copa realizada na "Pátria amada e idolatrada" do futebol.
    Vamos lá Brasil zil zil zil zil...zil.

    ResponderExcluir