Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sessão de 10 de junho

Friboi X Boi de Ouro


Ontem a sessão foi pautada pela matéria veiculada no Blog do Vela Preta e amplamente repercutida na Rádio Arara Azul. Até então o referido Blog só publicava notícias de crimes e só estampava fotos de criminosos em sua página. Nesse dia 09 de junho resolveu fugir da rotina e estampou os rostos dos vereadores Josineto, Luzinete e Odilom com a manchete "Vereadores são acusados de exigir propina a dono de supermercado".

Essa notícia caiu como uma bomba na rotina política de Parauapebas. Em outro município isso seria motivo de rebelião social e grande ebulição na Câmara, além de forte investigação do Ministério Público. Aqui no Pebinha de açúcar essa notícia tende a cair no esquecimento e ser lembrada vagamente por alguns populares.

Muita gente me cobrou repercussão dessa notícia no meu Blog. Decidi não fazer, pois a matéria original do Vela Preta não traz fontes e nem denunciantes. Isso é até normal diante do sistema de violência política em que vivemos. Ninguém quer colocar a cabeça a risco assumindo uma denúncia desse porte. Recebi na caixa de comentários várias mensagens com informações que decidi não publicar dada a gravidade das denúncias anônimas. Mas, infelizmente, caso essa denúncia seja verdadeira não é o fato mais grave que acontece aqui no nosso meio político. Existe mais mistério nesse Pântano Dourado do que nossa vã filosofia possa imaginar.

Como já falei, não vou repercutir essa denúncia aqui. Quem ainda não sabe do que se trata e queira saber, entre no Blog do Vela Preta. Vou me ater as explicações dos vereadores na Arara Azul e na tribuna da Câmara. O resto, fica a critério da imaginação dos nossos leitores.

Logo após a repercussão na rádio Arara Azul o vereador Odilom e vereador Josineto procuraram a emissora para dar explicações. Em sua defesa o Odilom falou que não é agiota e procurou o Edimar Boi de Ouro na companhia do seu filho Fred e do amigo Crispin para tratar de assuntos particulares referente a venda de gado com o dono do supermercado Baratão. Afirmou que encontrou a Vereadora Luzinete no escritório do supermercado e que estava muito exaltada e que chamara a atenção dela para se comportar devidamente. O Josineto por sua vez disse não saber de nada e que iria apurar se alguém estaria cobrando propina dos contratos da Câmara.

Representante de Deus na terra


Segundo o Blog do Vela Preta, a Vereadora Luzinete disse ser a representante de Deus aqui na terra. Essa história de usar Deus na política não me cheira bem. Já vi esse filme em outras épocas e nenhum acaba bem. Na abertura do grande expediente na sessão de ontem que contou com a ilustre presença da Juíza Dra. Eline Vieira, a primeira a se pronunciar, Irmã Luzinete -como gosta de ser tratada- tentou fazer sua defesa mas não conseguiu devido as intensivas vaias e protestos do público presente. O presidente Josineto tentou apaziguar os ânimos da platéia mas não conseguiu. O Pavão pediu um aparte e disse confiar plenamente na seriedade da colega e que ela será sua representante na Assembléia Legislativa.

O que me deixou intrigado no discurso da Luzinete foi o fato dela afirmar categoricamente que nunca esteve no supermercado Baratão e que ninguém nunca o vira em nenhum supermercado da cidade. O vereador Odilom afirmou na rádio que havia encontrado a vereadora exaltada no escritório do supermercado. Quem está falando a verdade e quem está mentindo? Mistério!

Odilom classificou o Blog do Vela Preta como mentiroso e difamador. Disse que o Vela deveria estar sofrendo consequências da andropausa. Porém uma coisa me chamou a atenção: O vereador Odilom disse que dessa vez ia relevar e deixar pra lá. Se bem conheço Odilom (ele já foi líder do governo que participei) ele não é de deixar nada pra lá. Costuma não engolir desaforo e em situação normal processaria o Vela Preta e o deixaria em situação complicada. Por que agora vai relevar? Por que essa mudança repentina de atitude? Esse lado do velho Odilom eu não conhecia, mas deve ser normal a pessoa ficar mais tolerante com a idade. Eu mesmo estou ficando com coração de manteiga a medida que envelheço.

Diante dessa séria denúncia, especulo alguns cenários:

1- Pode ser que seja verdadeira e o Vela Preta vai levar adiante não aceitando qualquer intimidação ou ameaça. Isso provocaria uma catástrofe no nosso Poder Legislativo e não sobraria pedra sobre pedra;

2- Pode ser que seja verdadeira, mas o Vela Preta vai recuar por algum motivo e dizer que se equivocou ou que a fonte mentiu. Publicará um pedido de desculpa e tudo voltará a reinar na mais perfeita paz e harmonia no Pântano Dourado;

3- Pode ser que tudo não passe realmente de um equívoco, de um ato irresponsável de uma mente maldosa que queira prejudicar nossos bravos, honestos e honrados vereadores;

4- Pode ser que tudo não passe realmente de um equívoco e os vereadores não vão deixar barato. Vão abrir para a comunidade todas as contas e os contratos para que não reste nenhuma dúvida. Para defenderem suas honras processarão o Vela Preta por difamação e pelo desaforo de ter colocado caras de homens e mulher honrados numa página policial onde até então só tinha aparecido bandidos e defuntos.

Seja qual for a verdade, uma coisa é certa: os nossos edis estão nesse momento como uma carreira de pedras de dominó enfileirados na vertical. Mais do que nunca terão que permanecer unidos e o espírito corporativo nunca se fez tão necessário. 

Desejo boa sorte aos que estão do lado da verdade e que Deus proteja aos justiceiros nessa terra de injustiças.

10 comentários:

  1. Aconselho a leitura de "Todo mundo e ninguém", do Gil Vicente...

    ResponderExcluir
  2. Mexendo, fede. Mas fede muito. E quem paga o pato? Digo, o perfume? Adivinhem!!!

    ResponderExcluir
  3. Como disse o Odilon isso é fichinha. Quem está de boa mesmo é o Edimar boi de ouro. Se ele abrir o bico todos caem. Então é melhor a câmara arrumar mais uns contratos para ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidentemente, toda a carne da merenda escolar, há anos, é "vencida" por ele nas licitações.

      Excluir
  4. Parauapebas = curral do Odilon
    Irmã Luzinete = de meio ambiente, não entende nada e ainda usa o nome de Deus em vão

    Câmara Municipal = circo

    ResponderExcluir
  5. "Macaco velho não mete mão em cumbuca!", quem diria, hem? Será que desta vez ficou com a mão presa?
    Deus me livre dessa "representante de deus". O inferno deve estar cheio desses representantes...

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sua conclusão. Pântano dourado é boa. Bem apropriado para a casa. Agora quero corrigir uma coisa. Não sao todos os vereadores que estão enfileirados como dominó. São so 14.

    ResponderExcluir
  7. Isso não vai dar em nada. Ninguém tem coragem de testemunhar e o boi de ouro não é doido de confirmar pois iria junto para a cadeia. Boi de ouro 3 X 0 Friboi. Eta falta que faz um ministério público.

    ResponderExcluir
  8. Fico com a alternativa 4. Imagine se nossos vereadores vão se meter em ptopina. Nunca. São todos honestos e acima de qualquer suspeita. Os vencedores ricos já eram ricos antes de entrar na política e não se interessam mais por dinheiro. São capazes até de doar seus salários aos necessitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá de sacanagem né amigo, essa câmara é um lixo.

      Excluir