Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Festa de abertura da copa - pastelão

O Brasil inteiro ficou estupefato diante da cerimônia de abertura da copa do mundo. Ninguém acreditou no que os olhos viam ao vivo no Itaquerão ou pela tela da tv. Um monte de dancinha sem ritmo, umas coreografias desengonçadas e uns figurinos de mal gosto. Apenas 660 integrantes deixavam um enorme vazio no gramado do estádio. Para coroar o espetáculo  aparece a Cláudia Leite fantasiada de galinha pintadinha azul se requebrando e se abaixando até o chão diante da maravilhosa Jennifer Lopez como se quisesse fazer a dança do acasalamento. Enquanto isso o rapper Pitbull com seu figurino de barril cantava de costas para as duas na maior parte do tempo. Ok. A música era mais ou menos.

Quem foi a mente brilhante responsável por esse espetáculo?


Todos estavam se perguntando como é que um país como o Brasil, terra do samba, do frevo, do axé, país que tem o maior espetáculo carnavalesco do planeta, que tem Ana Botafogo, Carlinho de Jesus, que tem um gênio carnavalesco como Paulo Barros, entre outros, organizou um espetáculo tão pobre como esse? Um país que já fez homem voar em plena sapucaí, que encanta o mundo com o festival de Parintins seria capaz de organizar um espetáculo que encantaria o mundo.

Aí é que está o mico. Os brasileiros não tiveram nada a ver com isso. A poderosa FIFA é a grande responsável por tudo e não abre mão de nem um detalhe, seja aqui ou em qualquer país que ela organiza uma copa. A Team Spirit foi a empresa contratada pela FIFA para fazer o espetáculo de abertura. A coreografia ficou por conta da belga Daphne Cornez.


O grande destaque foi escondido


O brasileiro médico e pesquisador Miguel Nicolelis prometeu em 2009 fazer uma pessoa adulta paraplégica dar um chute em direção ao gol usando uma espécie de roupa chamada exoesqueleto. O projeto batizado "Andar de Novo" foi a grande sensação na comunidade científica internacional que aguardava ansiosa por esse momento. Seria o maior espetáculo da história da ciência humana desde a conquista da Lua em 1969. Seria! Realmente Nicolelis cumpriu o prometido. Um homem usando o exoesqueleto usando apenas o poder da mente deu um chute na brazuca. Porém esse fenômeno foi solenemente ignorado pela imprensa e pela FIFA. Em menos de sete segundo as câmeras mostraram o chute em um canto do campo e pronto.

Espetáculo verdadeiro o Brasil deu dentro de campo. E esperamos que assim seja até o final da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário