Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Sessão de 03 de junho – anarriê!!!


A sessão dessa terça feira foi marcada pelo retorno do vereador Odilon Sansão após 03 semanas ausente. O vereador que estava em tratamento de saúde em Teresina-PI voltou com a corda toda e assumiu seu papel de tutor daquele Poder Legislativo.

Era notável que durante as sessões anteriores os vereadores ficavam bem mais a vontade com a ausência do Odilon. Alguns até se atreveram a fazer o seu papel  fazendo intervenções e enquadramento durante o discurso de colegas. Ouvi até comentários do tipo: “acabou a folga, Odilon voltou”. A liderança do Odilon é tão forte que quando os vereadores mandam qualquer requerimento ou projeto, recomendam aos seus assessores que tenham cuidado redobrado para não levar pito do Odilon em caso de alguma falha.
Os vereadores podem até não gostar do Odilon, mas o temem e o respeitam. No 5º mandato ele adquiriu notável experiência sobre as práticas legislativas e dá um banho nos demais. Muitas vezes Odilon age como diz aquele ditado: “em terra de cego quem tem um olho é rei”. A prática dos nossos edis me deixa com a impressão de que ninguém nem ao menos se dá o trabalho de ler o regimento da casa.

Odilon chegou chegando


Os vereadores ficaram na maior saia justa ontem. Um projeto que versava sobre a titularização de área urbana já havia sido aprovado em primeira votação na sessão anterior. O combinado era votar em segunda votação de forma rápida dispensando a discussão. Porém, no meio da votação o vereador Bruno questionou que o mesmo não havia tramitado na sua comissão –Comissão de Terras. Aí foi a gota d’água. O vereador Odilon deu uma aula de parlamento e forçou a retirada do projeto da pauta.

Vereador desinformado


Apesar de já estar no terceiro mandato (isso é incrível) o vereador Euzébio falou que não havia necessidade do tal projeto passar pela comissão de terras. Poderia ser votado para depois ser analisado pela comissão. Inacreditável! Mais uma vez o Odilon deu-lhe uma aula. Isso é o básico do básico. Como é que um projeto pode ser aprovado para depois ser analisado pela comissão?

Esse debate acabou expondo todos os vereadores ao ridículo. Percebeu-se muita desinformação e falta de conhecimento de questões simplórias que até o auxiliar administrativo da Câmara deveria saber. Na exposição do Odilon sobrou para todo mundo: desde o secretário legislativo, procuradores e vereadores, todos levaram puxões de orelhas diplomáticas (puxões de orelhas diplomáticas? Acabei de inventar isso). Para amenizar o constrangimento, Sansão “sugeriu” ao Presidente que submetesse a retirada do projeto da pauta aos vereadores. Sem alternativa, todos (exceto Euzébio que preferiu se manter no erro) votaram pela retirada demonstrando constrangimento em público.

O Presidente Josineto disse que agora antes de entrar em pauta todo projeto “terá que estar bonitinho”. Tai Lobato Bato Bato, dê uma ajudinha aí!
Agora eu pergunto: como ficam os outros projetos que foram aprovados sem passar pelas comissões? Como fica aquele projeto que regulamentou uma extensão de área urbana justamente nas terras do vereador Devanir?

Durante o grande expediente o vereador Odilon mais uma vez demonstrou irreverência. Parabenizou o prefeito Valmir por estar dando continuidade as obras do governo Darci.

Major da Mactra se rebelando?


Outro que destoou a cantiga foi o vereador Major. Durante o seu discurso falou que a Câmara tinha que exigir do prefeito uma prestação de contas do dinheiro que já foi gasto até aqui. Muito bem vereador! É meio tardio mas antes tarde do que nunca. Só faltou oficializar através de requerimento. Argumentou que muitos secretários estariam agindo como se fossem prefeitos e abusando do poder. “Já está na hora do prefeito botar esses secretários em seus devidos lugares”, ressaltou o major.


Quando secretário começa agir como prefeito é um claro sinal de que a máquina está sem comando e desorganizada. Aí não resta outra alternativa a não ser essa: cada um faz o que der na cabeça e todos mandam e desmandam.

2 comentários:

  1. Neste caso, Odilon para presidente da câmara!! Alípio

    ResponderExcluir
  2. Notei a ausência da Eliene. O que aconteceu? Ela vai ou não vai partir para cima desses corruptos?

    ResponderExcluir