Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de maio de 2013

DIÁRIO DE UM PEREGRINO

ÉTICA DO PEREGRINO


Uma coisa impressionante aqui no Caminho de Santiago é o comportamento dos peregrinos. Gente de toda parte do mundo, de todas as culturas, classes sociais, idades e religiões se mistura aqui e segue um comportamento padrão como se estivesse escrito num manual. Há um respeito, consideração e proteção ao próximo que é bonito de se ver. Não se ouve falar no caminho de casos de roubos, brigas, assédios, ou qualquer confusão. E olha que o ambiente seria propício para isso, pois você está numa trilha no meio do nada e em algum momento você fica só. Imagine se algum marginal troca as setas de sinalização e te desvia para uma armadilha? Fiquei pensando nisso e acho que daria um ótimo filme de suspense. Mas isso não acontece. Todos andam com confiança. Apesar de muita gente transitar no caminho, a maioria segue só. Raramente se vê grupos ou famílias. Os pequenos grupos vão se formando ao longo da caminhada, mas todos seguem no seu rítimo. Quando um peregrino passa por outro sempre deseja bom caminho em espanhol. É a tradição aqui. Quando atravessamos as cidades é comum também os moradores desejarem bom caminho. Todos, absolutamente todos respeitam os peregrinos e ajudam no que for necessário.
Apesar das várias línguas, todos se entendem, principalmente na hora de ajudar alguém. Eu estava num albergue com uma bolha enorme na parte superior do pé direito próximo ao dedão. Fui para o banho mancando muito e arrastando a havaiana, pois o cabeçote da sandália pegava bem em cima da bolha. Uma senhora ficou me olhando e quando voltei do banho lá estava ela no corredor com uma sacola na mão. Me abordou e me ofereceu material para curativo e uma gaze com pomada. Aquilo foi a minha salvação. Na próxima cidade procurei uma farmácia e comprei material de curativo, pois só tinha band-aid e não estava adiantando nada. Em outra ocasião eu estava lanchando num bar a beira do caminho. Comia uma linguiça frita que aqui eles chamam de chouriço. Uma senhora que me pareceu ser americana apontou para o meu prato e falou alguma coisa. Imaginei que ela estivesse perguntando o nome da comida. Respondi: chouriço. Ela chamou o garçom e pediu: um sorriso e uma coca. O garçom compreendeu imediatamente e trouxe a linguiça frita. E assim são vários casos que presenciei. Aqui é assim. Você vê alguém precisando de ajuda e logo se oferece. Quando alguém solicita a sua você faz com prazer. Ninguém se sente só nem desamparado mesmo sendo tímido como eu.
Outra coisa que reparei é que não se vê lixo no caminho, salvo em raras excessões. O que se vê é peregrino carregando sacola com lixo pendurada na mochila aguardando o próximo coletor. Todos tem o máximo de cuidado e zelo pelo caminho. Há um respeito que beira ao transcedental. E por falar nisso, aqui na Espanha em todas as cidades e povoados por onde passei vi lixeiras destinadas a coleta seletiva. Isso é regra por aqui.
Nos albergues reinam a paz e tranquilidade. E olha que teria tudo para ser um caos. Um monte de gente de costumes diferentes dividindo o mesmo espaço que sempre está lotado. Os quartos e banheiros são mistos. Somente em alguns eu vi banheiros masculino e feminino. Todos colaboram. Não se vê alguém abusando da ducha enquanto outro espera. No início eu achei meio estranho esse negócio de dividir o mesmo quarto e usar banheiros mistos. Agora já estou acostumado que até troco de roupa sem problema. No refeitório as mesas são comuns e cada um vai ocupando o seu lugar. É como se fossemos velhos conhecidos e o jantar se torna uma celebração gostosa. Dentro do dormitório reina o silêncio absoluto. Todos já preparam sua mochila de véspera para ninguém incomodar os que querem ficar dormindo um pouco mais.
Um dia você tem que fazer o Caminho de Santiago. Tenho certeza que será um aprendizado que vai levar para o resto de sua vida!

4 comentários:

  1. depois de ler este diario realmente comecei a fomentar o desejo de fazer esse caminho, porém a pergunta que não cala"será que eu conseguiria?" tenho minhas dúvidas. desejo-lhe sucesso

    ResponderExcluir
  2. Estou acompanhando sua trajetória nessa caminhada e estou achando bastante interessante, desafiadora e engraçada. Não desista do seu objetivo. Bom Caminho!!

    ResponderExcluir
  3. Posso imaginar a experiência que está vivendo nesta viagem. se um dia Deus permitir, gostaria de vivenciar esta aventura. Quem faz uma viagem desta nunca mais será o mesmo. Boa sorte na aventura e que Deus o proteja.

    ResponderExcluir
  4. Daniel Pereira Lopes. Parabéns Luiz, estou torcendo por voce..seus relatos me transportaram a esse caminho.. Deus te acompanhe.

    ResponderExcluir