Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A TRAVESSIA DOS ALPES

04 de maio, primeiro dia de caminhada.

Início do caminho 

Às 07:55 atravessei o portal de Saint Jean Pied-do-Port para dar início a parte mais difícil da caminhada. Seriam 30 km de subida nos alpes franceses sem nenhum local de apoio. Antes uma passadinha na velha igreja para pedir força e proteção. Lá fui eu todo empolgado! Os alpes franceses é um grande desafio para os peregrinos, tanto que a maioria decide começar de Roncesvales. Sabia que seria uma caminhada dura montanha acima. Só não me avisaram que a montanha estava em grande parte coberta de gelo. Uma névoa cobria tudo de maneira que só dava para enxergar a cerca de dois metros. O vento gelado queimava a alma e a altitude roubava o oxigênio. Vi peregrinos cheios de agasalhos e eu apenas usava uma blusa de mangas compridas. Num certo ponto parei e vesti meu anorak (um agasalho para chuva). Deu uma amenizada mas minhas mãos e meu nariz estavam congelando. Mal conseguia segurar o cajado.
Não desanimei e segui firme. Andava rápido para me aquecer. Apesar de tudo estava empolgado, asfinal ver uma montanha de gelo ao vivo era uma grande novidade.
Lá pelas 14 horas parei para almoçar. Comi o sanduiche que levei na mochila e a barra de chocolate. Uma breve parada e segui em frente. Meu joelho direito começou a doer muito. Mal sinal. Mais uma paradinha para alongamento. Não podia desanimar justo no primeiro dia. 
No início da caminhada ia ultrapassando todo mundo. Agora mal conseguia me mover e era ultrapassado a todo instante por grupo de peregrinos que me cumprimentavam com o tradicional Bueno Camino. Fiquei impressionado com o numero de idosos que caminhavam. De repente, do alto da montanha gelada uma miragem: era a cidade de Roncesvale. Que alívio. Agora era só uma descida íngreme e chegaria lá.
09 horas de caminhada e 30 km vencidos. Feliz. Me hospedei num albergue que tinha uma estrutura melhor. Um banho quente e um bom jantar (de novo o tal do menu do peregrino). Dessa vez consegui dormir bem e me preparar para o dia seguinte.

3 comentários:

  1. Boa sorte companheiro.
    Continue mandando notícias..

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz está maravilhoso acompanhar sua perigrinação é como ler um livro, espero que publique quando chegar ao Brasil. Boa sorte!!

    ResponderExcluir