Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

DIÁRIO DE UM PEREGRINO

Caminho de Santiago também é cultura



Percorrer o Caminho de Santiago é uma verdadeira aula de História sobre a Idade Média. Cidades, construções, monumentos estão aqui desafiadoramente mantidas de pés após séculos. Se apresentam como testemunhas vivas de uma época de glória e esplendor, mas também de guerras, miséria e grandes desafios da humanidade. Tem para todo gosto, desde cidadezinhas pacatas que parecem terem saidas de um filme antigo até as mais modernas e agitadas.
A religiosidade do povo europeu nesse período está representada pelas inúmeras igrejas. São muitas.
 Em qualquer povoado que se entra encontramos sempre mais de uma, desde a mais simples construida com blocos de pedras, até suntuosas catedrais que marcam um período de aliança entre reis e clero. Essa religiosidade por aqui parece ter ficado no passado. Assisti a duas missas: uma na catedral de Leon e outra na catedral de Astorgas. Ambas quase vazias frequentadas em sua maioria por idosos. Isso demonstra a crise que a religião, especialmente a Católica está atravessando nesse momento. Num período recente esses templos eram lotados e disputados. Hoje estão vazios, servindo mais como museus.
Real Monastério de Sta. Clara
Ao passar pela cidade de Carrión de los Condes, tive o privilégio de me hospedar no Real Monastério de Santa Clara construido em 1255. Hoje ele abriga um museu e um albergue para peregrinos. Segundo o hospitaleiro que me atendeu, São Francisco de Assis se hospedou alí no século XIII quando fazia a peregrinação à Santiago. Como não tinha mais vaga no quarto coletivo que custava 9 euros, dormi num apartamento que já serviu de clauzura para monges. Me senti dormindo com a História.
Palácio de Gaudí
As catedrais mais importantes que visitei até agora foram as de Burgos, León e a de Astorga. Todas são verdadeiros monumentos da arquitetura gótica dos séculos XI e XII. Passaram por complexo processo de restauração e estão intactas. Um luxo e privilégio para os olhos. Também em Astorga está o imponente palácio de Gaudi construido no século XIX e hoje está aberto para a visitação pública. Para quem aprecia arte sacra, aqui está um tesouro inestimado.
Astorga é uma cidade que mistura o antigo com o moderno. Parada obrigatória dos peregrinos para um banho de cultura e apreciação da riquissima gastronomia com destaque para o chocolate e o cozido maragato.
E aí? Criou coragem para fazer o Caminho de Santiago ou vai ficar fazendo só virtualmente no meu diário?
 

5 comentários:

  1. Meu amigo!! Que escolha boa foi esta, hein?? Estou orgulhoso de ver você fazendo este percurso! Um dia, quem sabe, farei isto também...
    Abraços... Força!!
    Alípio

    ResponderExcluir
  2. Luiz, estou acompanhando sua caminhada e gostando muito dos seus textos, sinto vontade de um dia fazer esse percurso...desejo-lhe boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  3. Como diria a minha amiga Lady Kate:"coragem eu tenho, só me falta-me é glamour". Brincadeiras à parte, não sou historiador, mas sou aficcionado em história. Gostaria muito de poder fazer este percurso, mais pela história em si. Mas aí teria que escolher/optar por outro método que não a caminhada, até porque me faltam recursos físicos (a coluna não permite tal estravagância). Quem sabe um dia, dispondo de recursos financeiros... Por hora, sinto-me contemplado. Obrigado e vá em frente.

    ResponderExcluir
  4. Luiz você já tem um punhado de seguidores que o acompanham pelo Caminho através de suas histórias contadas aqui no blog.. Parabéns pela coragem, todos mandam energias positivas para que continue nos agraciando com suas belas narrativas. Buen camiño!

    ResponderExcluir
  5. estamos acompanhando sua jornada que eh emocionante,as suas historias nos abre muita curiosidade e nos faz a cada relato buscar imagens desta trajetoria. ABRAÇOS FAMILIA VALAMIEL. FORÇA.

    ResponderExcluir