Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2016

OPERAÇÃO FILISTEU - REVIRAVOLTA NA CÂMARA

Ontem (8) Parauapebas parou durante a audiência dos vereadores afastados no Fórum. Começou discreto, pois pouca gente sabia. Os que sabiam pensavam que era proibido o acesso ao público. Talvez a direção do Fórum quisesse poupar os vereadores do constrangimento ou quiseram evitar tumulto, pois manteve a porta da frente do salão de audiência trancada. O acesso só se deu pela parte interna do Fórum. Ah, se o povo soubesse! O Fórum ficaria lotado e as ruas laterais teriam que ser interditadas. Mas aconteceu tudo de forma tranquila e discreta, exceto nas redes sociais onde houve até bolsa de aposta.

Depois de quase 14 horas de audiência sai o resultado por volta das 2 horas da madrugada. O resultado foi o seguinte: os vereadores Zé Arenes (PT), Devanir Martins (SD) e Irmã Luzinete (PV) saem do processo e retornam ao cargo de vereador. Com essa decisão, novamente a Câmara passará por uma reviravolta e complica ainda mais a base do prefeito Valmir Mariano.

Quem dá tchau?


Na sessão de hoje, um oficial de justiça deverá comunicar ao presidente da Câmara a decisão do juiz Líbio Moura e os suplentes desocuparão seus gabinetes para dar lugar aos verdadeiros donos das cadeiras. Será um "tchau queridas" com direito a torcida organizada, pois os suplentes tiveram a capacidade de desagradar mais do que os titulares.

Em plena campanha eleitoral, desocupam as cadeiras os suplentes Zacarias Assunção (PSDB), Joelma Leite (PSD) e Lidemir Alves (PR). Lembrando que todos são candidatos da base governista e, fora dos cargos a reeleição ficará mais difícil.

Dr. Líbio cumpriu seu papel


Apesar do sentimento negativo que é expressado nas redes sociais, o juiz Líbio Moura conseguiu fazer bem o seu papel e deu um choque político no poder de Parauapebas, coisa que era impensável há um ano atrás. O povo esperava uma decisão no estilo "os vingadores". Pelas manifestações nas redes sociais, esperavam que todos os vereadores saíssem do fórum algemados. Calma! As coisas não são bem assim. Só o fato de alguns terem sido presos e agora passarem um dia todo sentados diante do juiz, já é um grande avanço no nosso falido sistema. A verdadeira justiça deveria ser feita pelos eleitores nas urnas, coisa que a maioria vem abrindo mão por uns trocados ou por promessas vãs. 

Os demais vereadores e outros envolvidos no processo da "Operação Filisteu" continuam respondendo processo e poderão ser levados a julgamento em breve.

Enquanto o Líbio está promovendo a justiça aqui em Parauapebas, lá no Tribunal em Belém, parece que os desembargadores botaram uma pata de elefante no processo que investiga o prefeito Valmir Mariano. Não adiantou nem o procurador Nelson Medrado espernear. Trancou o processo (que envolveria também o governador Jatene) e não se fala mais nisso. Nesse caso, tudo indica que a justiça será feita pelo povo no próximo 02 de outubro.

Outros vereadores poderão ser presos


Com os depoimentos colhidos ontem na audiência, ficou no ar uma forte expectativa que o Ministério Público peça a prisão de pelo menos dois vereadores. Vamos observar os movimentos e aguardar.

3 comentários:

  1. Transporto para cá as perguntas que fiz agora há pouco - na verdade, o que eu quero ter é uma resposta, via análise conjuntural mediante os novos fatos.

    Com o retorno à Câmara, do Pequeno e Valente Polegar Zé Arenes, da representante de Deus aqui na terra Luzinete e do cara que tem cara de jagunço Devanir, como fica a base de apoio do governo Valmir e o que muda na corrida eleitoral? Por exemplo, a secretaria que o Valmir deu para a Joelma para ela presentear o seu menino birrento, vai pra quem? Devanir ou Luzinete? Qual será a postura do Pequeno Polegar das Armas, uma vez que os seus dois pares Doquinha e Coxinha venderam a sigla do seu partido (o ex-pt) para o prefeito? Entrará na barca e divide a fatia? Está tudo muito confuso, isso dá uma novela com uma infinidade de capítulos. Taí a sugestão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem. Sempre acompanho as postagens, pelo fato de proporcionar uma leitura descontraída com compromisso de fazer com que os seus leitores possam entender da melhor forma possível.
    Parabéns ao Dr. Líbio Moura por ter quebrado o salto alto daqueles que se achavam intocáveis por conta da proteção do Gestor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Luiz pelo texto.Parauapebas,cidade de idas e vindas no poder,mesmo com tanto escândalo por parte de alguns desses vereadores que voltaram,fiquei feliz com o retorno deles.Estarei assistindo de camarote a derrota nas urnas de alguns senhores que estão falindo os cofres públicos,ratos na pele de cordeiro.Lendo a matéria me reportei a infância:justiça tarda mas não falha...fica a dica.

    ResponderExcluir