Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

COLUNA DO LEITOR - VEREADOR, MUITOS QUEREM SER MAIS POUCOS,ESTÃO PREPARADOS!

*Francisco Serrano


Eu reitero que, ser parlamentar, é uma dádiva! É uma reafirmação positiva da sociedade através do sufrágio eleitoral que permite a credibilidade, de um mandato legislativo a um expoente dessa sociedade que irá fiscalizar os atos e condutas do executivo. 

Pelo menos era pra ser assim! Mais na prática, será que essa mesma sociedade está colocando no parlamento vereadores que de fato fazem isso? Será que esses vereadores estão preparados? A resposta é NÃO! EU enfatizo que, 70% dos vereadores da atual legislatura, em Parauapebas, desconhecem a própria lei orgânica de seu município, 95% nunca elaboraram um projeto de lei, 98% só pedem requerimento para aprovação em dia  de sessão! Ora, qual a credibilidade que terá um simples requerimento para um prefeito? Ele só fará alguma coisa se quiser! O papel de vereador é fiscalizar, ele deve fiscalizar as obras, os gastos públicos, em todos os campos da gestão pública! Prestar contas  dos serviços prestados à sociedade que o elegeu. Vereador tem que aprender a fazer projeto de lei, para deixar um legado na administração pública e não ser mais um expoente sem autonomia, sem conhecimento! Vereador precisa lê, se informar, para não sair (cagando e andando para o povo) e achar que palavras proferidas dessa forma, possa ser normal. Enfim é a sociedade que faz a escolha, a sociedade precisa aprender a votar, não podemos exigir vereadores honestos se a sociedade se corrompe e vende seu direito de mudança, por sacos de cimento, por tijolos, por 100 reais no dia da eleição! 

Não adianta dizer, lá só tem ladrão! Se eles são o reflexo da ação da sociedade, o vereador  nada mais é do que o espelho da sociedade, e nós enquanto sociedade temos que rever nosso papel! Isso tudo começa com a valorização do nosso voto! precisamos observar a conduta dos candidatos, sua proposta de governo, que projetos o candidato almeja inserir como propostas de politicas públicas, para a sociedade, é necessário observar o poder de articulação do candidato, para não eleger mais um parasita insignificante, para ser vereador!  Na verdade o povo tem o politico de acordo com  a expressão de seus pensamentos. "O povo tem o politico que merece, porque a escolha é do povo "
prof. Francisco serrano.⁠⁠⁠⁠

*Professor, trabalha na zona rural de Parauapebas.

3 comentários:

  1. eles são o reflexo da personalidade, mentalidade, engajamento politico e social de seus eleitores em Parauapebas. Podem nao querer ver a realidade, mas poucos Parauapebenses ou moradores de Parauapebas de fato se preocupam em melhorar essa cidade para o coletivo, para todos. Praticamente estes so estão preocupados em se dar bem as custas dos demais. E ai, elegem estas "criaturas" que estão como vereadores... Doi a verdade né? pois é.

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente com o blog, é a realidade que vivenciamos no poder legislativo em Parauapebas, por quer não dizer na maioria dos legisladores no brasil, elegem vereadores analfabetos, sem conhecimento das legislações do município, lei orgânica, regimento da casa legislativa, homens que não sabem elaborar projetos dignos para atender os anseios da comunidade, assumem uma cadeira no legislativo do primeiro dia de legislatura já começam a pensar nas sua reeleições.. é mais fácil, solicitar ou indicar a pintura de um meio fio, construção de uma quebra molas (lombada) ou colocar uma faixa de pedestre na rua tal. e assim e sempre formando barreiras a favor da corrupção, impedindo a livre manifestação popular do povo na casa que eles dizem ser do povo, blindando muitas vezes (o caso de Parauapebas)o executivo nos seus atos corruptos, e o povo não tem direito de exigir respostas ?... a hora da onça beber água é agora !!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Sr. Luiz Viera gostaria de uma opinião do senhor, sempre acompanho seu blog, a opinião seria a respeito do vereador Maridé, o que o senhor acha da tal atuação do vereador? O Senhor que está sempre acompanhado as coisas de perto as coisas na câmara municipal. Se puder me responder eu agradeceria. Abraços

    ResponderExcluir