Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2018

GOVERNO DARCI E SEU SECRETARIADO - INTEGRAÇÃO?

Na coluna de ontem (16), falamos sobre a importância de se manter uma gestão integrada com a câmara e, principalmente com os colaboradores diretos - secretários e assessores. Discorremos sobre a relação do prefeito Darci com a Câmara que anda bem desorganizada e desarticulada. Leia aqui. Hoje, apresentaremos uma breve análise sobre sua relação com o secretariado e assessores.

É consenso que o gestor deve ser um líder nato, capaz de gerenciar sua equipe com entusiasmo, liderança e força de comando. Numa prefeitura complexa como a de Parauapebas, esses atributos são mais do que necessários para manter uma gestão saudável e fazer o governo andar nos trilhos. A primeira questão é saber escolher seus colaboradores, observando a competência técnica e a capacidade política, lembrando sempre que a administração pública é muito diferente da administração privada. 

Passada a fase da escolha, o prefeito deve manter a equipe unida e coesa, evitando o motim, a formação de sub-prefeituras e a falta de unidade. Todos tem que estar unidos numa espinha dorsal forte, que converge para o planejamento central com objetivos e metas claras e pré-definidas. Não podemos esquecer da comunicação clara e objetiva do comandante e da compreensão eficaz dos comandados, que, espera-se que sejam habilitados e tenham conhecimentos básicos sobre os princípios da administração pública e das prioridades do governo. 

O líder nato tem a equipe em suas mãos. Essa equipe, por sua vez, sabe o que fazer, cumpre com fidelidade a missão atribuída, propõe melhoras nos objetivos e surpreende sempre no cumprimento das metas estabelecidas. Mas não basta ter unidade. Tem que mostrar unidade. Como numa batalha, onde está o general,  lá estarão os soldados em formação demonstrando força e união. Todos falam a mesma linguagem, numa perfeita sincronia e sem ruídos,  afinal, espera-se que o líder seja um comunicador nato.

Por onde anda os soldados do Darci?


Foto na pagina oficial demonstra isolamento e falta de público
Essa é a pergunta que todos fazem em Parauapebas. Durante a campanha eleitoral, o Darci se mostrou um líder nato, capaz de unir um exército em torno do seu objetivo. Dizem até que ganhou a eleição com pouco recurso e muita conversa. Foi um animador, um articulador e um entusiasta. Misteriosamente, esses atributos sumiram logo no inicio da gestão. Hoje, com apenas um ano e cinco meses de governo, percebemos uma equipe desmotivada, confusa e esfacelada. Até parece que cada secretário percebeu a falta de comando e está inventando seu próprio governo dentro de "sua" secretaria. E dessa forma, o governo não anda, não desenvolve e trava tudo. Algumas ações isoladas de alguns colaboradores fazem a gestão regredir, causando confusão, notas de esclarecimentos, pedidos públicos de desculpas e desgaste no governo. O resultado disso é desastroso para Darci e para o povo.

O maior flagrante dessa falta de unidade se viu nas
comemorações dos 30 anos de Parauapebas. Na hora de cortar o bolo de aniversário, lá estava Darci, sozinho, quando deveria estar com seu secretariado em peso e seus principais assessores. Durante a festa à noite, cadê os secretários? Dizem que alguns foram prestigiar o aniversário de Curionópolis. Em outras programações, idem. As imagens são inacreditáveis e desoladoras. Alguns secretários já falam que não podem aparecer na foto com o prefeito Darci para não queimar o filme.

Darci precisa urgente incorporar aquele general valente e brilhante da campanha para resgatar o seu governo. Precisa chamar o time e dar o comando claro e objetivo. Tem que ter coragem para fazer as urgentes mudanças e adaptações necessárias para botar o governo de volta nos trilhos e "azeitar" a máquina como ele falava antigamente. O comandante tem que estar sempre com os seus comandados em qualquer situação. Somente assim, Parauapebas sairá desse marasmo e poderemos perceber o governo das oportunidades.

2 comentários:

  1. Acho que o Darci perdeu o comando. Gosto dele e torço para que recupere, mas tá difícil. É boicotado pelos próprio secretários e pelos seus vereadores.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns blogueiro pela análise. Muito pertinente e técnica. Enfim, voltamos a ter conteúdo interessante para ler. Já estava entediado com tanto blog e sites sem conteúdo. Bem vindo de volta.

    ResponderExcluir