Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2018

PARAUAPEBAS 30 ANOS

Homenagem da Câmara Municipal dos Vereadores


Resolvi interromper meu exílio político por um breve momento para traçar algumas considerações sobre os 30 anos de Parauapebas. Afinal, esse é um momento importante para a nossa história. História que ajudei a construir como professor, como sindicalista, como militante e articulador social.

Há muito, não participava de uma sessão na Câmara. Hoje resolvi dar as caras para avaliar o clima politico. Queria ver de perto como os vereadores iriam tratar do aniversário da cidade, já que, como se sabe, quase todos são aliados do prefeito.

Fiquei surpreso com o que vi. As vésperas (antevéspera) da festa de aniversário do nosso município, nenhuma citação especial, nenhum debate. Estava um clima monótono e triste, exceto pelo discurso do vereador "Parceirinho", que, na tribuna de honra, fez um discurso forte contra o governo, destacando o estado de abandono das escolas municipais. O vereador usou imagens da escola Domingos Cardoso que se encontra com problemas de toda ordem como: centrais sem manutenção, rede elétrica com gambiarras, portas quebradas, bebedouros quebrados... Citou também que até o momento, as crianças não receberam o uniforme e nem o material escolar.

Realmente, a situação das nossas escolas não é boa. Sem querer citar a tese da herança maldita como desculpa para os problemas atuais, temos que pontuar que a gestão do governo Valmir deixou todas as escolas completamente sucateadas e a gestão atual, depois de um ano e cinco meses, não conseguiu recuperá-las. 

O discurso do vereador Marcelo Parceirinho realmente tem que ser levado a sério. Mas os vereadores devem fazer uma "mea culpa". A coisa acontece assim: os vereadores da situação se calam diante das mazelas e os da oposição gritam (mesmo que seja um grito tímido). Quando muda a gestão, os que se calaram, agora gritam com veemência. Na verdade, independente de ser situação ou oposição, é papel do vereador fiscalizar, cobrar e denunciar o mau uso dos recursos públicos. Simples assim! E toda a sociedade agradeceria e até o governo sairia ganhando.

Mesmo acreditando no poder de reação do prefeito Darci, reconheço que ele terá um grande desafio para reverter a situação crítica em que se encontra. Uma relação totalmente diferente com a Câmara seria uma excelente oportunidade de recomeçar a guinada.

Dia 9 (quarta) farei uma análise do governo Darci.

Um comentário:

  1. Ótima avaliação sobre o governo.
    Há algumas semanas as escolas publicas estão em greve. Só que essa greve não deveria ser só sobre o aumento salarial, mais sim, pelo melhoramento das estruturas das escolas como: a merenda escolar, uniformes as crianças, material escolar.
    Parauapebas irá fazer 30 anos e nesse quesito ainda deixa muito a desejar.
    Um outro exemplo é a escola que a Vale investiu em Canaã dos Carajas. Uma linda estrutura, uma escola que contém 14 salas de aula, laboratório de informática e quadra poliesportiva coberta. São essas as parcerias que a nossa cidade precisa fazer com o setor privado e melhorar no setor publico.

    ResponderExcluir