Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2018

GREVE NA EDUCAÇÃO

A rede estadual de ensino decretou greve geral a partir de 2 de maio. Em Parauapebas a adesão foi parcial e, algumas escolas, apesar da precária situação em que se encontram, preferiram continuar as aulas. Essa decisão se deu por medo de retaliação que a classe dos professores vem sofrendo desde a ultima greve, onde tiveram seus salários cortados drasticamente.

O SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará) por sua vez, não vem conseguindo mobilizar e empolgar a categoria que comparece cada vez em menor numero. Na modesta opinião desse blogueiro, falta comunicação e envolvimento das lideranças. Em tempos outrora, uma greve da educação mobilizava toda a sociedade e as principais entidades de classe e fazia o governo tremer. Agora não se percebe uma articulação com pais, alunos e movimentos sociais. Dessa maneira, lamentavelmente se tornou comum atos de hostilização e incompreensão da sociedade contra os professores grevistas.

Não temos dúvida das boas intenções dos sindicalistas e da nobreza da causa. Mas se não conseguir convencer a classe e a sociedade, será apenas mais um profeta gritando no deserto. O SINTEPP com suas lideranças devem ultrapassar velhos paradigmas, devem reinventar as ferramentas de lutas e renovar as metodologias. 

Escola Estadual Janela para o Mundo mantém a greve


Em reunião realizada hoje (14) com professores, grêmio estudantil, líderes de sala e alguns pais, foi exposto a caótica situação da escola Janela para o Mundo que, independente da greve, não tem as condições básicas para funcionar. Após a explanação foi aberta a discussão com duas propostas: o retorno imediato das aulas ou a manutenção da greve. Pais e alunos decidiram ampliar o debate para que um maior de numero de pais participasse, já que são os principais envolvidos. Assim, ficou definido uma reunião ampliada amanhã, terça-feira (15), no pátio da escola para a decisão final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário