Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2016

SERVIDORES MUNICIPAIS MANTÉM GREVE GERAL

Ontem (1º de junho), como prometido, os servidores municipais deflagraram uma greve geral pela falta de cumprimento do acordo firmado com o prefeito Valmir Mariano. Os funcionários fizeram um protesto em frente ao "Palácio Cinzento" e chegaram a ocupar a sala de reuniões do gabinete. Durante todo o dia de ontem permaneceram na prefeitura e prometeram retornar hoje. 

O momento mais tenso aconteceu quando o chefe de gabinete Wanterlor Bandeira passou pelo meio dos manifestantes e foi vaiado ostensivamente. Uma comissão chegou a ser chamada para conversar, mas os manifestantes recusaram, alegando que o chefe de gabinete não tem condição moral para atendê-los. Ficou definido que só aceitariam conversar com o prefeito.

Decisão precipitada da justiça


Já virou moda nessa gestão, tentar intimidar os servidores com decisões judiciais sem ao menos conversar. Dessa vez não foi diferente. Bastou os sindicatos SINSEPAR e SINTEPP anunciarem que entrariam de greve a partir de primeiro de junho caso o prefeito não cumprisse com o acordo, o prefeito Valmir recorreu a justiça que decretou a ilegalidade e abusividade da greve antes mesmo de começar. Os sindicatos pediram uma apreciação jurídica da decisão da magistrada e notaram equívocos, pois "cabe originalmente ao TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARÁ a competência para julgar questões de greve de servidores municipais. Em decisão de novembro/2015 do STF, o ministro Luiz Barroso, em líde envolvendo o SINTEPP de Gravataí (RS) é contundente nesse sentido".

Portanto, os servidores em assembléia geral decidiram manter a greve e já recorreram à justiça para anular a decisão da juíza que consideram equivocada. "A juíza foi muito apressada em julgar a questão a favor da prefeitura sem antes ouvir o sindicato", reclama um diretor que não quer ser identificado.

Nesse momento, servidores já ocupam novamente a prefeitura e pedem a cabeça do chefe de gabinete Wanterlor Bandeira que vem demonstrando arrogância e falta de respeito com os trabalhadores. 

6 comentários:

  1. Luís Vieira, gosto muito de suas matérias, você sempre vem esclarecendo população de muitos assuntos pertinentes. Porém, vejo neste momento não se trata mais de questões salarias, e sim de politicagem, haja vista que todos os membros dos sindicatos são do PSOL, que inclusive, um dos membros do sindicato é pré candidato a prefeito pelo PSOL. Então, vejo que se deve deixar de lado essa questão política e partir para um diálogo mais sensato. Ainda mais que o prefeito deu o maior percentual do Brasil, ainda no seu governo foi implantado um Vale que outrora não existia. Agora, quem sobre com essa politicagem é a população. Hoje, a própria prefeitura pagou o retroativo referente a janeiro. E agora, o que realmente estão cobrando? Se isso não é politicagem é o que mesmo? Pois até Dr. Líbio falou à uma TV de oposição ao gestor, que a GREVE estar irregular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha que o prefeito concedeu esse reajuste pq ele foi bonzinho, claro que não, foram os servidores públicos que foram atrás dos seus direitos e o vale alimentação a mesma coisa.

      Excluir
    2. Sr puxa saco, vc cok certeza está sem pago e bem pago pra esta defendendo esse Sr...Assim como todos que vem defende-lo nas redes sociais, estão recebendo pra isso.
      O prefeito deu o maior reajuste do Brasil...faz me rir.... ele deu pq fomos na prefeitura, paralisamos e exigimos o que é nosso de direito e desde então estavamos em estado de greve, confiamos que ele nos pagaria e cumpriria o que foi acordado. Mas ele caloteiro como é, não cumpriu o que disse.
      Valmir demite os assessores e paga o servidor.
      Demite o vantelor e paga os servidor.
      Servidor na rua Valmir a culta é tua....

      Excluir
    3. Cara anônimA, obrigado pela deferência ao meu Blog. Achei bem interessante seu questionamento, por isso, escreverei um post especial sobre esse tema. Aguarde, daqui a pouco.
      Só uma observação: o vale alimentação foi negociado com o sindicato ainda na gestão do Darci. O projeto foi aprovado e foi destinado orçamento para sua execução. Como era ano eleitoral, por força de lei ficou para a próxima gestão

      Excluir
  2. se o governo tem medo de um pretenso candidato do psol, significa que ele realmente está mal.
    mas não foi pago retroativo de janeiro, o acordo era que seria pago em 3 a contar no salário de abril, e seria para todo, não apenas das secretarias pagas pela sefaz, as pautas não é só salarial como querem fazer-se acreditar, temos um direito no ambito judicial há mais de 3 anos sendo empurrado com a barriga além de outras reivindicações de toda a categoria que vem sendo ignorada pelo prefeito vanterlor.

    ResponderExcluir
  3. O prefeito desfila de bonzinho.
    Quem defende ele é pq recebe na sua conta todo mês através de seu vereadores que ele comanda.
    Vale...reajuste. ..tudo luta do sindicato....dos servidores...Pq o sindicatos somos todos nós.....ele apenas nos represetam.
    Ahhhh e pagou devido a pressão.
    Seja homem prefeito e converse com os servidores e não coloque aquele seu chefe de gabinete arrogante.

    ResponderExcluir