Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2016

LIMA RODRIGUES COMEMORA 39 ANOS DE JORNALISMO

O Jornalista Lima Rodrigues está comemorando hoje (9) 39 anos de profissão. São quase quatro décadas de dedicação e acúmulo de experiência, e sua modéstia ainda lhe permite dizer que é apenas um aprendiz. Além de jornalista, Lima também é escritor, com destaque para a literatura de cordel e tem em Patativa do Assaré sua maior referência. Atuou também como redator e repórter na famosa Rádio Nacional de Brasília por cerca de 17 anos, além de conhecer de perto os corredores do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto quando fez coberturas jornalísticas nas duas casas. É membro fundador da APL (Academia Parauapebense de Letras) e tem forte atuação na construção de uma imprensa forte e independente em Parauapebas.

Lima Rodrigues traz em seu curriculum grandes histórias e atuações no mundo jornalístico. Já entrevistou autoridades e celebridades como Sarney, Pelé, Jarbas Passarinho, Lula, entre outros.

Atualmente, Lima Rodrigues está morando em Parauapebas e apresenta o programa Conexão Rural que vai ao ar todos os domingos pela Band canal 30 e em Canaã pela Record, canal 12.

Em homenagem a esse célebre jornalista, publico aqui o texto extraído do seu Blog. Conheça um pouco mais da sua história:

39 anos de jornalismo
Amanhã, dia 9 de junho, quinta-feira, completarei 39 anos de jornalismo. Foi nesse dia que o então editor César Jansen publicou aqui neste conceituado jornal O PROGRESSO, minha primeira coluna. Lembro como se fosse hoje. Fazia o primeiro ano do segundo grau em 1977 (hoje, ensino médio) na Escola Técnica Amaral Raposo, quando a professora de História – agora não recordo o nome dela – sugeriu que eu procurasse a imprensa para registrar a nossa exposição sobre a “A Revolução Francesa”. Fui ao jornal e sugeri a pauta. O próprio Jansen foi lá fazer a matéria. Aproveitei e disse que sempre tinha informações e poderia passar para o jornal. Jansen disse que, quando eu tivesse alguma notícia, era só levá-la para ele. O jornal ficava na Rua Cel. Manoel Bandeira. Escrevi umas notas sobre pessoas que haviam chegado ou saído de Imperatriz. Como o César Jansen tinha uma página no jornal, achei que ele fosse aproveitar alguma notinha em sua coluna. Para minha surpresa, ao pegar o jornal dia 9 de junho de 1977, estava lá a coluna “Sociais e Transas”, assinado: Josivaldo Rodrigues.
A partir daquele dia, nunca mais deixei o jornalismo e praticamente sempre estive ligado ao jornal O PROGRESSO como colaborador. Depois, fui para Brasília; em seguida, fiz um ano e meia de faculdade de Comunicação Social (Jornalismo) em Uberaba (MG), onde fui motorista e auxiliar de cinegrafista e cinegrafista da antiga TV Uberaba (SBT) de março de  1981 até julho de 1982. Posteriormente, voltei para Brasília, onde me formei no primeiro semestre de 1984 em Jornalismo no CEUB e trabalhei boa parte da minha vida na Rádio Nacional, como redator e depois como repórter. O resto da história, a maioria das pessoas que me conhecem já sabe.
Há cinco anos moro em Parauapebas (PA), onde produzo e apresento o programa Conexão Rural – a Voz do Campo na TV nesta cidade e em Canaã dos Carajás (PA) e apresento boletins rurais na Rádio Arara Azul FM, além de continuar como colaborador semanal de O PROGRESSO.
Obrigado César Jansen, obrigado Wilton Ferreira – o Coquinho; obrigado meu saudoso Mestre Jurivê Macedo; obrigado Sergio Godinho, obrigado Moacyr Spósito; obrigado Raimundo Cabeludo; obrigado Arimateia Jr; obrigado Demerval Moreno; obrigado Coriolano Filho e obrigado a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que eu amasse cada vez o jornalismo, o radiojornalismo e o telejornalismo. Este é meu mundo, independente de a profissão ser lucrativa ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário