Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2016

1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO

Segundo a nossa Constituição, a educação é um direito básico e universal de todos os brasileiros. É direito do cidadão e dever do Estado. Aqui no Pará, especialmente em Parauapebas, isso está longe de acontecer. 

Na rede municipal, temos até escolas com boas estruturas (excluindo os anexos que são verdadeiros depósitos). Porém, os muros das escolas escondem uma situação de abandono e irresponsabilidade. Sem material básico, sem estrutura adequada, sem motivação aos professores, inevitavelmente o resultado é catastrófico para toda a sociedade. Para mascarar os resultados da avaliação do IDEB, alunos são aprovados à força, e o que temos são crianças saindo do ensino fundamental com muita deficiência na aprendizagem. Apesar do esforço dos professores, nossa educação na rede municipal vem despencando vertiginosamente.

Na rede estadual a situação é mais grave


O que é ruim, ainda pode piorar. Na rede estadual, temos um verdadeiro genocídio contra toda uma geração de jovens que já está com seu futuro comprometido. O governador Jatene abandonou sistematicamente a educação da nossa região, e as poucas escolas estaduais que temos, nenhuma passaria pela inspeção básica do Corpo de Bombeiros e nem mesmo do Conselho Estadual de Educação. O mesmo Conselho que age com rigor nas inspeções das escolas privadas, fecha os olhos para as estaduais.

Além da péssima estrutura da rede física, a questão pedagógica ainda é mais gritante. Todas, eu disse TODAS as escolas estaduais cometem fraudes. Para não prejudicar os alunos que passam o ano sem ter algumas disciplinas por falta de professores, as escolas se vêem obrigadas a fraudarem os boletins e inventar notas. Isso é muito grave!

Enquanto sofremos esse genocídio na educação, a sociedade está acomodada. Está mais do que na hora de sairmos da inércia e gritar contra essa situação. E a audiência pública será uma excelente oportunidade para começarmos um movimento para resgatar a educação dos nossos filhos.

Todos na Câmara hoje às 16 horas. Você também é responsável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário