Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2016

CALENDÁRIO DA IMPUNIDADE - POPULARES PROTESTAM E COBRAM RESPOSTA DO JUDICIÁRIO

Ontem, 31 de maio, um grupo de entidades promoveu um ato de protesto contra a corrupção e a impunidade que reina em Parauapebas. Denominado "Vem pra rua Parauapebas", de forma irreverente, o grupo lembrou o aniversário de 1 ano da Operação Filisteu e até cantou parabéns para demonstrar a insatisfação com a falta de respostas dos órgãos da justiça paraense. 

Munidos com um caixão, um bolo de aniversário, várias
pizzas, faixas e cartazes de protestos, o grupo fez muito barulho, e de forma pacífica exigiram uma resposta da justiça referente ao desfecho da operação. Só relembrando, no dia 26 de maio de 2015, o GAECO (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) baixou em Parauapebas e fez uma devassa na prefeitura, na casa do prefeito e em várias secretarias. O coordenador da operação - dr. Nelson Medrado - recentemente concedeu uma entrevista onde falou que a prefeitura de Parauapebas é comandada por uma quadrilha composta pelo poder econômico, poder político e poder do crime e que já tem provas suficientes para caracterizar crimes e licitações fraudulentas com desvios que podem ultrapassar $1,5 bilhão. Disse ainda que não entende o porque o processo ainda se encontra até hoje sob segredo de justiça. O Medrado não entende, mas nós entendemos. E foi isso que o povo foi cobrar no protesto dessa terça-feira.

Depois de um ano da "Operação Filisteu", a comunidade continua sem respostas e os envolvidos e denunciados no maior esquema de corrupção do Pará continuam zombando do povo e sambando na cara da justiça. Comenta-se a boca pequena que o prefeito Valmir estaria sendo protegido e blindado devido a uma caderneta que foi apreendida com informações comprometedoras contra o governador e contra membros do Tribunal de Justiça. Essa informação chegou a ser vazada para um órgão de imprensa da capital.

Pelo sim, pelo não, apenas os vereadores que denunciaram o esquema do prefeito foram presos e afastados do cargo. Outros três vereadores da base também perderam o mandato, mas eram figuras fritadas pelo prefeito. Isso deixa a comunidade amedrontada e sem ânimo para denunciar com temor do que possa acontecer diante da demonstração de poder dos que comandam o "palácio cinzento". 

Mesmo diante do medo, mesmo com o descrédito nas instituições de justiça, o grupo foi para a rua e manifestou em frente ao fórum, na sede do Ministério Público e encerrou na Praça de Eventos.

O grupo de manifestante não era tão grande assim, mas foi maior do que o público que compareceu no dia anterior na inauguração de um pedaço de rua convocado pelo prefeito Valmir Mariano. Por ser a primeira iniciativa, a coordenação avalia como positiva a manifestação e promete organizar a próxima com muito mais gente nas ruas. "Só estamos começando. Devagarzinho o povo vai acordando e percebendo que se não participar, tudo vai acabar em pizza", disse uma das organizadoras.

Um comentário:

  1. Contra os desmandos da quadrilha comandada por Valmir, qualquer iniciativa é bem vinda. Outubro vem aí.

    ResponderExcluir