Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2016

BIBLIOTECA DE RUA

No meio de tanta notícia ruim, de tantos exemplos deploráveis vindo da gestão municipal, eis que me deparo com uma iniciativa digna de aplausos. Quem circula pela avenida Liberdade, próximo ao Mercado Municipal, dá uma olhada para a esquerda e verá um objeto inusitado. Uma geladeira posicionada no estacionamento em frente a um trailer de lanche chama a atenção de quem passa. Vale a pena dar uma paradinha e conferir o conteúdo da tal geladeira.

Eu não resisti, estacionei o carro e fui conferir. Uma geladeira plotada batizada por "geladeira cultural", cheia de livros. Isso mesmo: uma biblioteca dentro de uma geladeira. A ideia foi da dona Ida Mendes Ferreira que veio de Brasília para trabalhar em Parauapebas. Perguntei de onde surgiu a ideia,  ela explicou que viu esse projeto na capital federal onde crianças de rua tinham acesso a livros, e resolveu implantar aqui. 

A biblioteca fica lá no estacionamento em frente ao mercado municipal e qualquer pessoa pode ir lá e pegar o livro que quiser. Dona Ida só recomenda que as pessoas lembrem de devolver, pois os livros são para todos, e infelizmente algumas pessoas estão esquecendo de devolver. Quem quiser contribuir com esse projeto pode fazer doação de livros de qualquer gênero, além de bater um papo agradável com a idealizadora do projeto que está no local todos os dias a partir das 16 horas.

Esse é um projeto que merece o nosso apoio e incentivo. Leve seus filhos para conhecer a "Geladeira Cultural". Será um grande incentivo para que ele aprenda a valorizar a literatura.

2 comentários:

  1. Boa, dona Ida. Qualquer dia desses deixo a minha contribuição. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa! Pena que nossa população não gosta tanto de ler...

    ResponderExcluir