Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2016

A GAZELA, O TAMANDUÁ, O GORILA, A VELHA RAPOSA E SEUS RATOS AMESTRADOS

Num reino distante havia uma floresta sombria onde bichos de várias espécies conviviam. Mas essa floresta nem sempre foi sombria. Outrora, já foi uma floresta cheia de vida, onde as árvores verdejantes e frondosas dominavam o cenário junto com riachos que apesar de terem águas escuras, transbordavam de vida.

Essa floresta perdeu sua vida, seus encantos e suas belezas depois que uma velha raposa fez um pacto com as forças negras do além para se tornar a rainha do espaço, desbancando o rei Leão. Mas isso já é outra história que contaremos depois. Essa introdução foi só para o leitor entender o cenário dessa história que aconteceu na floresta sombria.

Reinando com as forças do mal e rodeada de toda espécie de animais traiçoeiros e peçonhentos, a velha raposa tinha ataques de pânico. Com o restabelecimento do rei Leão e a possibilidade de perder a majestade a qualquer momento, a raposa vivia assombrada e neurótica. Assim, criou uma legião de ratos amestrados para vigiar a floresta e espionar todos os animais que sobreviviam ali. Esses ratos eram alimentados com lama tóxica, de modo que se tornavam cegos e obedientes a velha raposa e, por outro lado, atacavam violentamente quem ousasse a falar mal de seu mestre.

Nessa manhã em especial, o chefe das ratazanas da facção cinzenta estava agitado e preocupado. Descobriu nas folhas de notícia da floresta um plano para desbancar a velha raposa. Essa, por sua vez, reuniu o seu conselho para preparar um contra-ataque. Nomeou um grupo que seria chefiado pelo chefe dom Ratão junto com a Gazela Virgem, o Gorila Nerd  e o Tamanduá Colorido. O plano era desbancar e desmoralizar a Águia que vinha usando com eficiência as folhas de notícia e causando estragos nas pretensões da velha raposa.

- "Isso é sujeira e vagabundagem, a farsa do bom moço cai por terra e do jornalista (huahuahuahua) que adora dizer que é imparcial" - esturrou o Gorila Nerd espumando pela boca enquanto fazia aquele som esquisito - "huahuahua".

- Senhor Rapooosa, sua excelência me permitee, sugiro que criemos várias folhas falsas de notícia para acabar com essa Águia que ousa a estragar os seus planos, disse a Gazela com voz melosa e cheia de veneno. - "Parece que ainda há mágoa no coração do professor Águia... Pois beeem, depois de quatro anos, a Águia está tramando para desestabilizar o atual reinado da Raposa. Isso não vai ficar assim, não vai meeeesmo. Ninguém vai estragar a nossa corridAA" - arrematou batendo o pezinho toda nervosa e histérica enquanto saia da sala toda requebrante.

- Calma, calma, muita calma nessa hora - rosnou o Tamanduá colorido enquanto coçava preguiçosamente sua cabeça calva. - Gazela, volte já para a sala que ainda não foi servido o chá de papoula - ordenou severamente com um sorrisinho jocoso no canto da boca. - Vamos agir com inteligência. Não é hora de cair no desespero, pois a Águia com sua turma é muito inteligente. Ultimamente, só estamos perdendo de goleada enquanto o rei Leão está ganhando vantagem. Vamos reforçar nossa turma com mais agrado, mais ração, mais caldo de esgoto do Pântano Azul. Vamos abrir o saco da maldade contra os bichos que estão contra nós. Dom Ratão, trate de espalhar mais boatos e desmoralizar a turma da Águia. Solte os ratos  pra cima deles - falava o Tamanduá Colorido com entusiasmo como se fosse o chefe.

- Tenho uma ideia - guinchou o Dom Ratão como se tivesse descoberto o fogo. - Mandarei os meus ratos fazer uma devassa nos ninhos de todas as Águias e nas tocas de todos os felinos. Encontraremos algo, e se não encontrarmos, criaremos provas e taxaremos pesado essa cambada. Vão ter que vir aqui lamber nossas mãos ou morrerão.

A velha raposa que cochilava no centro da caverna negra onde acontecia a reunião, bocejou e falou vagarosamente com sua voz de trovão:

-Meus filhos, ouvi atentamente tudo o que vocês falaram. Aplausos para vocês. - palmas efusivas - Agora vamos para as ações. Espalhem o maior numero de boatos possível. Dom Ratão, espalhe nossos ratos em todos os cantos da floresta para tocar o terror. Mande contaminar cada toca de bicho rebelde, crie folhas falsas para espalhar boatos, distribua ração a vontade para os animais que nos defendem e aumente em mil por cento as nossas realizações na floresta. Faça os tolos acreditarem que somos os melhores. 

- E você Tamanduá, - continuou a velha raposa - trate de botar ordem na nossa toca. Cadê aqueles bichos rebeldes que você prometeu trazer para o nosso lado? Até agora, só gastei ração pra nada! Ofereça mais ração para esses mortos de fome, dê um ultimato. Se falhar, devolvo você para a gaiola de vidro. Gorila Nerd, trate de usar suas geringonças para barrar esses bichos soltos e pare de ficar chorando por aquela macaquinha que não te quer mais. Bote pra quebrar. Se preciso for, use a força. 

- A reunião está encerrada e ninguém vai atrapalhar nossos planos. O raposão da floresta mãe está do nosso lado. Vamos botar pra quebrar bicharada. Agora vamos ao chá - encerrou a velha raposa sob os aplausos e grunhidos dos animais presentes.

5 comentários:

  1. Peraí, eu já não conheço essa história? Ou é outra fábula que se repete com a mesma bicharada de uma mesma floresta? Aff!

    ResponderExcluir
  2. Luiz bom texto, mas acho que poderia tambem abordar a situação caotica da população do Cidade Jardim que a Buriti + gestão Darci deixou o passivo pra atual gestão resolver que é o problema do abastecimento de Água e ausência de tratamento de esgoto. O Cidade Jardim hoje é um dos maiores e mais importantes bairros de Parauapebas e foi concebido sem rede de saneamento basico e ligação a rede regular de abastecimento de água (nao vou nem citar o Parque dos Carajas pra nao aprofundar ainda mais o problema). você como graduado em Ciências e Saúde Sócio Ambiental e ex secretário de meio ambiente poderia nos explicar afinal porque o Cidade Jardim foi autorizado a ser aberto e vendido dessa forma? Hoje a imprensa questiona o Governo Valmir pelos problemas de falta de agua no Cidade Jardim com toda razão, pois é obrigação dos gestores resolver esse tipo de problema, mas ninguem fala da gestão anterior (afinal o Cidade Jardim nao foi implantado na atual gestão) e nao critica a Buriti . Poderia fazer um texto nos respondendo isso, pois os passivos do Cidade Jardim nao são exclusivamente surgidos nessa gestão. Só para esclarecer, nao sou defensor do Valmir nem do SAAEP

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKK. Luiz Vieira tu é o capeta mesmo. Aqui me acabando de rir na prefeitura. A galera adorou. Mas me diga uma coisa, quem é o dom ratão? Os outros nós já descobrimos. KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. Tamanduá colorido? Não seria tamanduá bandeira? "Coçando a cabeça calva". Ironias a parte, gostei da criatividade.

    ResponderExcluir