Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2016

É PRIMEIRO DE ABRIL - MENTIRAS NA FRANÇA E EM PARAUAPEBAS

Nos países ocidentais todos reconhecem o 1º de abril como o dia da mentira. Mas você sabe como começou essa história? 

No ano de 1564, o rei francês Carlos IX tornou oficial no seu reinado o novo calendário gregoriano proposto pelo Papa Gregório XIII em substituição ao calendário juliano proposto por Júlio César. Esse novo calendário provocou mudanças em algumas datas comemorativas, como por exemplo, a comemoração do ano novo. Pelo calendário Juliano, as festividades do ano novo iniciavam em 25 de março e ia até dia 1º de abril. O calendário gregoriano mudou a comemoração dessa data para o dia 1º de janeiro (vigente até hoje).

O rei francês foi o primeiro a adotar o novo calendário. Porém, muitos súditos desavisados - até porque naquele tempo não tinha o blogdoluizvieira - continuaram a comemorar o novo ano pelo antigo calendário, estendendo a farra até 1º de abril. Aqueles que sabiam do novo calendário zombavam dos desavisados, chamando-os de tolos. "Vocês estão comemorando o dia da mentira", diziam. Assim, surgiu essa tradição e até hoje as pessoas ainda pregam peças e espalham mentiras em tom de galhofa.

Mentiras oficiais em Parauapebas


Coincidentemente, exatamente no dia da mentira, dois agentes do governo Valmir foram para duas emissoras de rádio pregar peças na população. 

O chefe de gabinete Wanterlor Bandeira usou os microfones da Arara Azul para protestar contra a "invasão" do prédio da prefeitura feita - segundo ele - por meia dúzia de pessoas manipuladas por uma vereadora de oposição. Pelas fotos que vi, tinha muito mais do que meia dúzia. Na verdade, tinha centenas de servidores que de forma ordeira realizaram uma assembléia em frente ao Palácio Cinzento. Ele reclamou do constrangimento que os servidores fizeram o prefeito passar na frente do pessoal do Tribunal de Contas e dos representantes de cinco municípios que estavam lá em treinamento.

A grande mentira: Wanterlor Bandeira falou que o vale alimentação foi criado pelo governo Valmir Mariano. MENTIRA. Foi criado ainda na gestão do prefeito Darci. 

Já o líder do governo Bruno Soares participou do programa do Demerval Moreno na Rádio Liderança FM. Tentou se explicar o motivo de ter se aliado ao Valmir já que era o membro mais ferrenho da oposição e dizia aos quatro ventos que o prefeito era corrupto. Chegou até a denunciá-lo no Ministério Público por falcatruas diversas. Demerval perguntou: "vereador, o prefeito mudou ou foi o senhor que mudou?" Bruno disse que mudou de atitude após ouvir uma frase do dr. Líbio. Pode? Que coisa hein! 

Ao ser questionado sobre as 260 obras, o vereador Bruno se enrolou todo. Disse que tinha recebido essa semana um calhamaço com o relatório das tais obras e que apresentaria depois. Incrível como nem o líder do governo conhece sobre essas obras que vem sendo propagandeada de forma ostensiva em todos os lugares. No mínimo, ele ou qualquer outro membro do governo deveria saber de co e salteado como dizia mamãe. 

Demerval pediu que ele citasse pelo menos 25 dessas obras e ele começou:

- Bem, só escolas são quinze, mesmo que quatro tenham sido construída no governo Darci e onze tenham sido iniciadas na gestão passada. Mas o Valmir assumiu - justificou o vereador. Tem a PA 160, tem a, a, a... Tem a UPA, tem a retomada do hospital... - Gaguejou Bruno Soares.

- Vereador, aí o senhor está brincando com a nossa inteligência. Dizer que retomada do hospital seja uma obra! - questionou Demerval.

Alguém tinha que avisar a esse povo que no dia 1º de abril não é obrigado ninguém mentir. É um dia apenas para se brincar, para pregar peças nos amigos.

E por falar nisso, o prefeito Valmir vai inaugurar no aniversário da cidade - próximo dia 10 de maio - mais 100 obras.

7 comentários:

  1. A grande força desse prefeito, vem exatamente do sindicato que ele construiu, sabendo que era questão de tempo perder os dois que sempre foram governos, mas agora está sob o comando dos servidores, então só lhe restou montar um para se defender das falcatruas e ajuda-lo a divulgar propaganda enganosa das obras que ninguém ver, e a sede é o pântano azul, com uma diferença, os sindicatos dos servidores (sinseppar e sintepp) se reúnem em assembléia para deliberar as propostas da categoria, e, o prefeito usa o seu que se reúne toda terça para obriga-los a fazer o que interessa ao palácio dos ventos. O bom que o povo de Parauapebas, terá oportunidade de tirar esse sindicato das mão do governo, escolhendo bem em quem votar.

    ResponderExcluir
  2. E por falar em mentira onde estao as águas de março ?

    ResponderExcluir
  3. Prefeito + vereadores + assessores = 1º de abril, o resto vá pra pqpriu.

    ResponderExcluir
  4. E, por gentileza, qual foi a tão famosa frase do Dr. Líbio que operou este milagre às avessas?

    ResponderExcluir
  5. Interessante que o argumento de frases de efeito também foi usado pelo vereador Pavão, que disse da tribuna da câmara:"que não via os feitos do governo Valmir, pois, estava com escamas nos olhos" e que após caírem essas "escamas dos olhos" (dito isso em referência bíblica em alusão ao apóstolo Paulo no caminho de Damasco) passou a enxergar o quanto o prefeito Valmir tem trabalhado po Parauapebas. Daí surgiu o milagre que o vereador foi agraciado com o Sabe.

    ResponderExcluir
  6. PAVÃO GANHOU SAAEP EM FORMA DE CALA BOCA.

    ResponderExcluir
  7. enquanto os inertes dos vereadores, gozam de regalias pomposa dadas pelo prefeito, o povo continua a míngua nas filas dos postos de saúde, dados como sem o que fazer, pois até a triagem do humaniza sus foi proibido por esse inerte governo, todos os pedidos de exame só podem encaixar na faixa azul ou seja nunca será realizado, pois não há urgência segundo o desgoverno, ninguém adoece no peba.

    ResponderExcluir