Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2016

O ADEUS AO DR. BENTO

Hoje, (12/04) foi um dia especialmente triste para Parauapebas. Após dois dias de velório na Câmara Municipal, foi sepultado um filho ilustre dessa terra. Dr. Bento, um pioneiro, um médico, um sonhador, um humanista acima de tudo.

Em vida, encarou sua profissão como um sacerdócio e exerceu com paixão e devoção. Não ficou rico e quando trabalhava em sua clínica particular atendia a todos, mesmo a quem não tivesse dinheiro para pagar a consulta. O Irmão Reis muito comovido deu um depoimento onde relatou que seu filho havia levado um corte na cabeça e esvaia-se em sangue. "O dr. Bento me atendeu prontamente e, depois falei que não tinha dinheiro, mas que pagaria depois. Ele apenas me disse para não me preocupar e que fosse para casa descansar, pois o mais importante era que meu filho estava bem", - falou Reis emocionado.

Assim era o dr. Bento. Por isso era querido por todos. Um homem manso, incapaz de elevar o tom de voz. Como médico atuando pela secretaria municipal de saúde, era muito requisitado devido sua experiência e carinho que tinha com os pacientes. "Dr. Bento não atendia, ele consultava. E consultava sem pressa, dedicando todo tempo e atenção ao paciente. Por isso, era tão solicitado" -destacou a dra. Raijane Loras, diretora do Hospital Municipal.

Assim foi a despedida do dr. Bento. Muitas homenagens e muitas emoções de amigos, familiares e conhecidos que fizeram questão de dar o último adeus. Seu corpo seguiu em cortejo conduzido pelo carro de bombeiros e, antes de ser levado ao cemitério, ainda passou em frente ao seu hospital que tanto amava

Uma vida ceifada pela arrogância


Dr. Bento tinha 71 anos e gozava de uma saúde invejável. Mesmo já podendo desfrutar de uma aposentadoria, vivia a medicina ativamente, contribuindo muito para o nosso combalido sistema público de saúde. Tudo ia muito bem até que saiu do seu trabalho e foi conversar com dois dirigentes da secretaria de saúde sobre a situação do seu hospital. O prédio que fica no rio Verde estava alugado para a prefeitura desde a gestão do Darci, onde funcionava uma unidade de saúde. Na gestão atual, o prédio ficou abandonado e sendo deteriorado. Além de não pagar o aluguel e contas de energia, a prefeitura não devolvia o prédio ao proprietário.

Após várias conversas e cobranças, naquela tarde fatídica do dia 7 de abril o dr. Bento foi fazer mais uma tentativa de resolver a situação e ter seu hospital de volta. Segundo testemunhas que preferem o anonimato por medo de retaliações, o dr. Bento foi hostilizado pelos dois gestores (aqui preservo os nomes). Seu enorme coração não aguentou e enfartou. Ainda recebeu os primeiros cuidados de uma colega médica e foi encaminhado para Araguaína. Chegou a ser operado mas não resistiu, vindo a óbito no dia 9 de abril.

Dr. Bento fará muita falta como médico, como pai, como amigo, como político comprometido com seu município (mesmo nunca tendo exercido mandato) e, principalmente como um humanista que amparava os mais humildes.

Parauapebas está de luto e com o coração angustiado. Quantos mais precisarão morrer? Quantos ainda serão vítimas desse sistema diabólico que foi instalado em nosso município? Que Deus nos proteja.

Vá em paz dr. Bento. O blogger deseja a toda a família muita força, fé e serenidade para atravessar esse momento difícil.

2 comentários:

  1. Em tantos anos de blog até quenfim vc escreveu algo coerente

    ResponderExcluir
  2. O mínimo que o prefeito deveria fazer era exonerar os diretores do hospital envolvidos no episódio e pagar à família o que deve a eles. Com isso não traria dr.Bento de volta, mas daria uma resposta a sociedade e familiares do falecido.

    ResponderExcluir