Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de abril de 2016

DIA 22 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO PLANETA TERRA

Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril, em todo planeta.
Também chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, esta é uma data para reconhecer a importância do planeta, e para refletir sobre como podemos colaborar para proteger a Terra.

Origem do Dia da Terra

O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970. No primeiro "Dia da Terra", o senador americano Gaylord Nelson organizou fórum ambiental, que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.
Atualmente, o Dia da Terra é comemorado por aproximadamente mais de 500 milhões de pessoas ao redor de todo o mundo.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco intitula esta data como "Dia Internacional da Mãe Terra".

Atividades para o Dia da Terra

No Dia da Terra a sensibilização para os problemas que o planeta enfrenta é essencial. Experimente essas dicas de atividades para pôr em prática durante o Dia da Terra:
  • Plante uma árvore típica da sua zona;
  • Pinte um desenho do planeta Terra;
  • Incentive a reciclagem;
  • Reutilize materiais como plásticos e papelões para criar objetos recicláveis;
  • Faça uma limpeza na escola;
  • Pinte um muro com motivos ecológicos;
  • Use menos energia, desligue as luzes quando possível.

Cuidar bem do nosso Planeta é uma questão de sobrevivência

Precisamos cuidar bem da nossa casa, afinal, ela é nosso refúgio, é onde passamos grande parte das nossas vidas e qualquer anormalidade afeta diretamente a nossa saúde e bem-estar. O mesmo pode ser dito da nossa casa atmosférica, o planeta Terra. Ele está doente, pede por ajuda e, apesar de muitos fazerem vista grossa, são os seres vivos - incluindo nós, seres humanos - os diretamente afetados pelos seus sintomas.

A presidente Dilma fala na ONU e assina o pacto pelo Planeta

É nesta sexta-feira, 22, que a Organização das Nações Unidas (ONU) espera receber a maior quantidade de assinaturas de chefes de estado para um acordo mundial em um único dia. Em Nova Iorque, EUA, um total de 165 países devem firmar o compromisso de realizar grandes esforços no sentido de diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, além de tomar outras medidas para diminuir o ritmo que o planeta aquece.
São inúmeros os prejuízos causados pelo aquecimento da Terra. Entre eles temos o derretimento das calotas polares, que por consequência causa o avanço do nível do mar, e o número de áreas desertas por causa da falta de chuva e do calor extremo, só cresce. Os cientistas dizem que o planeta já esquentou 1 grau (na escala celsius) até agora. Pode parecer pouco, mas é suficiente para desequilibrar a natureza.
A meta da ONU é que as nações se unam para que a temperatura do planeta Terra suba, no máximo, 1,5ºC no final desse século em relação ao fim do século XIX. A presidente Dilma Rousseff já está nos Estados Unidos para garantir a participação do Brasil neste acordo tão importante.
Fonte: blastingnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário