Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

SESSÃO DE 24 DE NOVEMBRO - HOMENAGENS E COMOÇÕES

Na sessão de ontem (24) tivemos um raro momento de beleza na Câmara Municipal: as homenagens póstumas a cidadãos de Parauapebas que tiveram seus nomes escolhidos para identidade de escolas municipais. Foi uma atitude louvável dos vereadores, pois o projeto de lei encaminhado pelo prefeito dava nomes de personalidades nacionais às escolas. Os vereadores apresentaram emenda substituindo esses nomes por nomes de pessoas da comunidade. Entre os homenageados, os que mais causaram comoção foi o do dr. Jakson e da Lorena.

A Lorena foi aquela jovem que recentemente foi brutalmente assassinada dentro de sua própria residência. Era uma ativista do movimento jovem da Igreja Católica e quando foi lido a sua biografia, muitos jovens choraram no auditório, demonstrando o quanto ela era querida. Foi representada por sua mãe - professora Joaquina - que estava muito emocionada.

A homenagem ao dr. Jakson também rendeu muita comoção. Vários vereadores testemunharam sobre sua luta por justiça e sua liderança política em Parauapebas. Jakson era presidente da OAB e apresentou várias denúncias de corrupção contra o prefeito Valmir. Misteriosamente, foi assassinado em Manaus numa situação duvidosa. A polícia chegou a conclusão que ele foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte). A OAB estadual contestou essa versão, porém, prevaleceu a versão da polícia. Dr. Jakson foi representado por sua esposa - dona Simone - que também estava visivelmente emocionada. 

Troca-troca


Tomou posse ontem o suplente Lidemir (o homem do chapéu). Sua posse aconteceu após o maior imbróglio político da história de Parauapebas. Para quem não acompanhou, com a saída da Luzinete, o Lidemir assumiria. Porém, a justiça anulou seu diploma por não prestação de contas, e assumiu a Irmã Teca. Esse, por sua vez, não se deu por vencido e conseguiu reverter a situação em Belém. A Irmã Teca recorreu e a juíza de Parauapebas favoreceu-a com um Mandado de Segurança impedindo a posse do Lidemir. Na semana seguinte, a mesma juíza voltou atras e refez sua decisão. O Lidemir foi empossado de chapéu e tudo, mas isso não quer dizer que está com o mandato garantido.

O que poderá acontecer?


A primeira pergunta é a seguinte: a Irmã Teca sem mandato continuará mandando nas secretarias de Cultura e da Mulher? É claro e notório que o Valmir não a queria lá, tanto que já demitiu-a do cargo de secretária da SEMMU quando ela não tinha mandato. 

A Irmã Teca já recorreu a justiça comum para continuar no mandato. A qualquer momento a Mesa Diretora poderá ser surpreendida com outra decisão da justiça. Isso ainda vai dar muito pano para as mangas. Acho que o Brás se precipitou. Na minha opinião, deveria aguardar o prazo regimental para dar posse ao Lidemir, e não fazer a toque de caixa. Olhe só o problema que isso poderá causar: sai a Teca e a diretoria exonera todos os assessores e nomeia os assessores do Lidemir. Daqui há uns quinze dias, caso a Teca volte, terá que exonerar todo mundo e voltar os assessores da Teca. Olhe que confusão! Sem contar com o prejuízo do erário público.

Decoração  natalina


Outra novidade que teve ontem na Câmara foi a decoração Natalina. Tinha Papai Noel e rena pra tudo quanto era lado, de forma bem ostentativa mesmo. Deu a impressão de que a turma precisava justificar a gastança. Não sei como ficou o visual noturno, mas os enfeites diurnos ficaram bem exagerados, pra não dizer brega. 

O mau gosto é tanto que o prédio da Câmara foi projetado e construído com fontes luminosas. Por falta de qualidade na obra, as fontes nunca funcionaram e ficaram secas, causando rachaduras. Ao invés de corrigirem o problema, aterraram e plantaram grama. Ou seja, preferiram esconder o problema do que resolver. É uma pena, pois as fontes dariam um charme ao prédio e seria um belo cartão postal.

E você leitor, o que achou da decoração natalina da Câmara?

11 comentários:

  1. vale tanto pra da camara municipal quanto pela executada pela prefeitura decoração de natal desperdicio de dinheiro, enquanto isso nao se consegue terminar uma licitação de iluminação publica, ilum. de natal nao gera segurança à população.

    ResponderExcluir
  2. pior é o valor 502 milhões por umas mangueiras luminosas, só em Parauapebas se vê tanto desperdício de dinheiro público, enquanto os postos de saúde não estão fazendo nem teste de glicemia por falta das lâminas. que morra o povo é o lema da câmara e da prefeitura

    ResponderExcluir
  3. Braz e suas atrapalhadas, vinha ate bem, porém se perdeu logo no final de mandato onde estamos proximo de novas eleções passando por cima de todos os regimentos da casa,o fato de ser presidente da camera não acabe infringir os regimentos, a justiça vai ser feita.

    ResponderExcluir
  4. caro anonimo das 22:09, esses vereadores, so estudaram matematica, so somam pro bolso.ja o povo estudou todas as materias. qureiam melhor educaçao, saude, segurança, uma frente de trabalho,energia boa, mais infraestrutura etc... ao amigo luizvieira tantos enfeites na e pra justificar gastança e lavagem mesmo. TA LIGADO

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário excluído por conter conteúdo de ordem pessoal de autoridades.

      Excluir
  6. Preferia uma cidade com otima iluminação pública nos bairros do que essa iluminação "brega" e feita de qualquer jeito de natal.... Mas esperar o que de uma prefeitura que nomeia um "qualquer" parente de vereador pra assumir a SEMMA...................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do que adianta uma Câmara linda, cheia de glamour e aos arredores do rio, bem próximo, o LIXO ta pra todo lado! Hoje, fazendo caminhada fiquei admirada de tanta falta de educação da população e do poder publico que não toma nenhuma providencia. JOGAR LIXO NA RUA E NAS BEIRAS DOS RIOS DEVERA SER CRIME INAFIANÇÁVEL!!

      Excluir
  7. ALÔ MINISTÉRIO PUBLICO E OAB PAGAMOS TAXA DE ILUMINAÇÃO PUBLICA SEM TE-LA. TODOS OS MESES NAS NOSSAS FATURAS DA CELPA VEM SENDO COBRADO O VALOR DO REFERIDO SERVIÇO QUE NÃO SÃO PRESTADOS. TODA VEZ QUE SOLICITAMOS A SUBSTITUIÇÃO DAS LÂMPADAS QUEIMADAS O SETOR ELÉCTRICA/SEMURB QUANDO ACIONADO SEMPRE TEM A MESMA DESCULPA "ESTAMOS AGUARDANDO A LICITAÇÃO DE UMA EMPRESA QUE FARÁ O SERVIÇO DE SUBSTITUIÇÃO DAS LÂMPADAS QUEIMADAS". ALÔ VEREADOR ZACARIAS MOSTRA COMPETÊNCIA E PEDE SEU GAROTO PARA ATENTAR PARA ESSA DEMANDA DA CIDADE.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Verdade anônimo. Foi um vacilo da secretária. Obrigado pela correção.

      Excluir