Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

SESSÃO DE 10 DE NOVEMBRO - EMOÇÕES!

A cada sessão fico sentado sozinho num cantinho bem discreto no plenário da Câmara. Um amigo me perguntou por que eu não pego um crachá da imprensa para ficar na área reservada. Respondi que do lado de fora é mais emocionante, mais vibrante. Você consegue captar a vibração da platéia, ouvir os comentários, sentir a reação e ler nas entrelinhas o que o povo pensa. Ler o que o povo pensa? Sim! É isso mesmo. Além do mais, de longe, eu não me contamino. Consigo perceber com amplitude o que cada vereador fala, seus gestos, seus "cacoetes", seus sinais de fraqueza e, o mais importante, suas intenções que deixam escapar nas falas e até no silêncio.

Meu sonho de consumo é escrever uma matéria enaltecendo a câmara, falando bem dos nossos vereadores e destacando seus feitos em prol da nossa sociedade. Por mais que eu me esforce, por mais que eu garimpe, por mais que eu tenha boa vontade, fica cada dia mais difícil realizar esse sonho. Durante a campanha de 2012 até tentei construir essa opção, mas não consegui. No máximo, de vez em quando, algum vereador me surpreende com alguma atitude nobre. E nossos vereadores não têm do que se queixar, pois se pesquisar nesse blog, já enalteci vários vereadores, como Pavão, Miquinha, Majó, Eliene, Odilon, Bruno, Charles, etc. Atualmente, a vereadora Joelma Leite tem ganhado destaque e, espero que continue assim por um bom tempo. 

Como já disse aqui, dar destaque negativo, escrever notícia ruim, criticar é cansativo e desgastante. De certa forma, o escritor se contamina com a negatividade, e aí, haja reza! É muito melhor falar bem das pessoas, mostrar as boas ações. Mas continuo no meu hercúleo esforço. Quem sabe?

Nem tudo está perdido


Por incrível que pareça, na sessão de ontem encontrei duas pautas nobres e positivas da câmara que merecem elogios. Senti boas intenções e verdade nos edis envolvidos.

A primeira foi a proposição do projeto de lei apresentado pelo Bruno e assinado pelos vereadores Miquinha e Euzébio. Apesar dos três serem da base do governo mais corrupto de Parauapebas, não posso deixar de elogiá-los por essa iniciativa. O projeto propõe a regulamentação da coleta e aproveitamento do óleo de cozinha em nosso município. Uma iniciativa ambientalmente correta e louvável, pois além de tirar da natureza um poderoso poluente, ainda vai gerar renda para muita gente.

A segunda foi a substituição de nomes de algumas escolas municipais. O prefeito mandou um projeto de lei nomeando 12 escolas municipais com nomes nacionais, e os vereadores propuseram a mudança para homenagear personalidades do nosso município. Ontem as vereadoras Joelma Leite, Eliene e Barrão apresentaram e aprovaram a mudança de nomes de quatro escolas. Os homenageados que ficarão imortalizados são: Altamiro Borba, Ribamar Leite, professora Janete e o Sr. Benvindo. Na próxima semana, outros vereadores deverão apresentar novos nomes.

Parabéns aos nobres vereadores por essas belas iniciativas.

Zacarias e Bruno destoaram


O vereador Zacarias mais uma vez se destacou negativamente na tribuna e foi bastante vaiado. Durante o seu discurso atacou o Conselho Municipal de Saúde pelas denúncias que este vem apresentando contra a gestão. Chamou-os de irresponsáveis e disse que já estão com o prazo de validade vencido. 

Zacarias também atacou mais uma vez o Blog Sol do Carajás e seu responsável Lindolfo Mendes. Estava tão descontrolado que chegou a quebrar o decoro parlamentar e a boa educação chamando-o de "pilantra". Um péssimo exemplo para um vereador. O Lindolfo deve ter ficado orgulhoso ao ver seu Blog ganhando destaque na tribuna da Câmara. Vale aquela máxima: "fale mal, mas fale de mim". Hoje dei uma conferida e o Sol do Carajás já estava batendo récord de acessos. 

Outro que escorregou na banana foi o líder do governo Bruno Soares. Passou um pito no seu colega vereador Parceirinho que devolveu com um puxão de orelha desconcertante. Tudo isso porque o Parceirinho citou o nome da vereadora Eliene e disse que os dois haviam participado de uma reunião com mototaxistas, gerando ciúmes no Bruno. Parceirinho falou que ser base de governo não significava ser empregado do prefeito e nem inimigo da oposição. Finalizou usando um versículo bíblico que destaca a ira dos tolos.

E o Pavão? Ontem ele realizou seu sonho de consumo de ser presidente da Câmara. O vereador Brás foi dar um "rolezinho" em Brasília acompanhado pelo "colega" Euzébio, e deixou a presidência a cargo do Pavão. Ele estava todo prosa e pavoneou bastante. Destaco que atualmente o Pavão junto com o Bruno são os vereadores mais comentados nas redes sociais, e não são elogios não. O povo não engoliu a traição.

8 comentários:

  1. Como sempre uma visão corretíssima em tudo. Ah, sobre os vereadores assino em baixo na sua leitura. Detalhe nunca pensei que um dia diria isso ( até porque nunca troquei uma palavra com o mesmo), mas nas sessões o vereador Josineto tá fazendo falta viu, porque oh vereadores sem expressão (não generalizando), pois esse presidente .... sem comentários.

    ResponderExcluir
  2. CARO LUIZ, SEMPRE VISITO SEU BLOG E O DO LINDOLFO, ANTES FOSSE OS BLOGS COM BOAS NOTICIAS, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, POIS EM UMA CIDADE TAO RICA IGUAL A PARAUAPEBAS, NAO ERA PARA TA DESSE JEITO, EU TAMBÉM GOSTEI MUITO DO PROJETO DE LEI SOBRE O ÓLEO DE COZINHA, MAIS ANOTA AI DESDE QUANDO ESSES VEREADORES COMEÇARAM SEUS RESPECTIVOS MANDATO, CITA PELO MENOS 2 QUE FAVORECEU A POPULAÇÃO DE PARAUAPEBAS.

    ResponderExcluir
  3. olhem so esse link que achei no g1 http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/11/justica-determina-transferencia-de-prefeito-de-anajatuba-para-pedrinhas.html. ELE ESTA INDO PARA A PENITENCIARIA DE PEDRINHAS ENQUANTO ISSO AQUI NO PEBINHA NÃO SEI PORQUE NÃO FAZEM O MESMO. E OLHA QUE O CASO É BEM MAIS SIMPLES, E JUSTIÇA VEIA DO MARANHÃO

    ResponderExcluir
  4. Importantíssimo se fazer entender que o Legislativo não está subordinado ao Executivo(como parece ser aqui)! Embora o papel do legislativo também seja a fiscalização dos atos administrativos vindos do morro dos ventos, como o próprio nome diz, Legislativo é para legislar, fazer leis...e não fingir fazê-las com projetos de indicação ou requerimentos(que não passam de pedidos sem força alguma ao executivo). Deve-se incentivar a propositura de projetos de lei, esses sim com força para mudar de forma prática a vida dos cidadãos!

    ResponderExcluir
  5. mas o legislativo esta subordinado ao executivo, quem manda e quem paga, ou seja se rola a sacola, ta todo dominado. TA LIGADO.

    ResponderExcluir
  6. Como diz o Zé das Minas Gerais: "toda força bruta representa nada mais do que um sintoma de fraqueza". Só queria estar presente para conferir a nova plumagem desse velho Pavão.

    ResponderExcluir
  7. Recoloca aquele artigo seu sobre a lei que determina que os vereadores afastados por força da justiça continuam recebendo na íntegra os salários pagos pela Câmara. Explica melhor essa história porque isto está me incomodando muito. Alguma coisa tem que ser feita.

    ResponderExcluir
  8. Caro Luís Vieira, respeitando o direito de expressão quero somente pontuar uma questão: Não houve nenhuma traição, para mim esse termo é depreciativo e não é nada democrático. Eu mesmo vivenciei a aliança do PT e PMDB aqui em nossa cidade, algo que era impensável para muitos que conhecem a história política do nosso município, nem por isso o Sr. que é um dos pioneiros do partido dos trabalhadores se ausentou do processo, pelo contrário, depositou todas suas fichas na sua pupila e a carregou nos braços até o Legislativo, se é que me compreende.
    Aprendi com amigos que na política não há espaço para mágoa e rancor, pelo contrário, esses sentimentos tão primitivos da natureza humana não dão frutos algum. Palavras de um amigo petista: " O adversário de hoje será o aleado de amanhã."
    Finalizo essas breves palavras com um sentimento particular resultado da minha vivência terrena; não entrei na política para colecionar inimigos e vejo muita gente jogando pedras nos outros, lembrando da possibilidade dos franco atiradores tropeçarem nas pedras lançadas no seu próprio caminho.
    Boa sorte ao Sr.

    ResponderExcluir