Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2015

PARAUAPEBAS - A TERRA DO NUNCA

Falta de consciência ambiental, ignorância ou omissão?


Nunca houve na história de Parauapebas uma gestão tão irresponsável e desastrosa como essa. A falta de aptidão e interesse do prefeito tem contaminado todos os gestores e até a população que se vê órfã e abandonada. Aqui virou terra do vale tudo, do pode tudo.

O secretariado da gestão Valmir Mariano não consegue dar uma dentro e a cada dia comete atos transloucados, numa política do "salve-se quem puder". A lógica é a seguinte: "já que é para bagunçar mesmo, então deixa eu participar da farra também". O troca-troca de secretários demonstra muito bem esse espírito de derrota e falta de habilidade para escolher gestores, de tal forma que, quem está dentro tem a certeza de que será derrubado a qualquer instante. Até agora, só o Horácio escapou da espada do prefeito, mas dizem que por pura sorte, já que sua secretaria constantemente é negociada.

Um claro exemplo desse descaso e desrespeito é a situação ambiental do município. Começa pela falta de um verdadeiro secretário de Meio Ambiente, pois TODOS que assumiram essa pasta, apenas utilizaram-a como trampolim político e moeda de troca negociada com os infratores ambientais. Para todo lado que o cidadão olha, presencia uma infração ambiental cometida sem o menor pudor. E o pior é que a maioria dessas infrações são cometidas pelos agentes públicos.

Veja o exemplo do que estão fazendo com as árvores dos canteiros centrais: como um gesto de ignorância e irresponsabilidade estão pintando seus troncos. Um gestor ambiental deveria saber que essa prática é condenável por qualquer referência biológica. No entanto, aqui em Parauapebas se comete essa absurda prática ultrapassada num flagrante desrespeito e desprezo pelo conhecimento. 

Se é verdade que estamos sem secretário de Meio Ambiente de fato, o mesmo não podemos afirmar sobre o Conselho de Meio Ambiente e Promotoria de Justiça. O que não entendemos é o grau de omissão generalizada que estamos vivenciando. Até quando nossa sociedade suportará isso?

3 comentários:

  1. Recentemente como anunciado aqui no seu blog ( BLOG DO POVO) sobre a venda da secretaria de meio ambiente para o Vereador Babao,DIGO CAGAO..Gesmar tentava passar as atribuições para a semurb. porem graças a você deram com o burros nágua .como cidadão entendo que o secretario incompetente deveria consultar o CONAMA local. Sabemos ainda que a secretaria tem inúmeras dividas informais como aquela do (PAGA EU, E EU,E EU TAMBÉM E NOS )ainda sabemos que muitos estão sem receber ( pessoas e equipamentos) Mas a secretaria de meio ambiente só deve seis pessoas EU, TU, ELE, NOS ,VOS, ELES

    ResponderExcluir
  2. Concordo que isso é ato criminoso. Está cansativa tanta negligencia em nosso município. Começou pela eliminação do bambuzal. Tiraram quase todos os bambus porque alegaram estarem atrapalhando e colocaram um outdoor imenso!

    ResponderExcluir
  3. Luiz.... os orgãos e entidades ambientais cansaram já desse troca troca na SEMMA.... nas reunioes do COMAM apenas 2 orgãos (um federal que você conhece bem) se posicionam de fato, batalhando por melhorias pra cidade... a Proposta da SEMURB como compensação da retirada das árvores do trecho da Faruk era pior do que você pode imaginar.... a compensação que foi aprovada foi batalhada por essas entidades... o resto do COMAM fica apatico, vendo os discursos fracos de outras entidades e da propria SEMURB, que de meio ambiente só entendem NADA.......

    ResponderExcluir