Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A CÂMARA MAIS RICA DO BRASIL E AS MANOBRAS PARA JUSTIFICAR A GASTANÇA

Você sabe de onde vem o dinheiro para manter as despesas da Câmara de Parauapebas? Você sabe como os vereadores estão gastando o dinheiro? E o valor que a Câmara recebe anualmente? O blogger fez uma pesquisa e vai apresentar em detalhes para você. Afinal, se você é leitor desse blog, é porque tem interesse em se manter informado e exercer sua cidadania plenamente. Então preste atenção nessa incrível contabilidade.

O dinheiro que entra na Câmara municipal é chamado de duodécimo e é garantido pela Constituição Brasileira no seu artigo 168. Tem o objetivo de garantir a independência entre os três poderes e, no caso das Câmaras municipais segue um percentual que vai de 3,5 a 7,0% de acordo com a população. É repassado todo dia 20 de cada mês e, caso o prefeito deixe de repassar, poderá ser cassado. Isso evita que o gestor mande na Câmara, pois do contrário, bastaria não repassar o dinheiro para que os vereadores lessem na sua cartilha.

Parauapebas está na faixa populacional que recebe 6,0% do orçamento municipal (população entre 100 mil e 300 mil habitantes). Em 2014 recebeu $38.413.907,00 (trinta e oito milhões, quatrocentos e treze mil e novecentos e sete reais). Já em 2015 está previsto pela LOA (Lei Orçamentária Anual) a bagatela de $40.760.000,00 (quarenta milhões, setecentos e sessenta mil reais). Desse valor, 66,50%  (vinte e sete milhões, setenta e dois mil e setecentos e noventa e dois reais) é destinado a pagar salários. Uma folha bem inchada para uma câmara relativamente pequena. Veja os quadros abaixo:



Tirando a folha de pagamento, sobra a mixaria de $13.687.208,00 (treze milhões, seiscentos e oitenta e sete mil e duzentos e oito reais) para comprar o queijo e o cafezinho para os vereadores.

Para comprovar o título desse post, vou comparar a nossa Câmara com a Câmara de Belém. Nossa capital tem 1.439,561 (um milhão, quatrocentos e trinta e nove mil e quinhentos e sessenta e um) habitantes e a Câmara conta com 34 vereadores. Lá o duodécimo anual é de $77.979.960,00 (setenta e sete milhões, novecentos e setenta e nove mil e novecentos e sessenta reais). Já em Parauapebas, temos uma população de acordo com o IBGE/2015 de 189.921 habitantes, com apenas 15 vereadores, o duodécimo ultrapassa os quarenta milhões. É ou não é a Câmara mais rica do Brasil?

A encruzilhada do vereador Brás


O atual presidente da Câmara pegou um enorme abacaxi para descascar que pode lhe deixar em situação complicada diante dos seus pares. Depois da Operação Filisteu, os vereadores ficaram acuados e amedrontados com a notícia dos grampos telefônicos. Então o esquema não podia continuar naquele modelo. 

Com a bolada que entra na Câmara, mesmo que reformasse o prédio a cada dois meses, mesmo que servissem banquetes de caviar com champanhe, não teria como gastar toda essa fortuna. Por lei, o presidente teria que devolver o saldo à prefeitura a cada final de ano. Só que isso nunca aconteceu. Só uma vez que um presidente fez uma gracinha e devolveu cerca de $300 mil.

Sem ter como gastar a rodo o dinheiro, o Brás deverá devolver esse ano um total de $10 milhões. Aí é que está o "Xis" da questão. Ao devolver, ele vai colocar os ex-presidentes da Câmara numa enrascada e torná-los alvos do Ministério Público. Por que não devolveram antes se as despesas não aumentaram e nem diminuíram? 

7 comentários:

  1. e companheiro, infelizmente nessa camara so temos donos de circo fazendo graça pros palhaços, nesse caso nosso povo. caro luiz vieira, na historia da politica de parauapebas vc ja viu vereador sai candidato a prefeito. sabe por que, eles dao pressao no prefeito e o prefeito nao neles. por isso eles ficam soltos so comprando terras e predio. guardando dinheiro pra comprar votos. bando de.. TA LIGADO

    ResponderExcluir
  2. Luis Vieira quero ver é se tu tem coragem de denunciar o mensalão da câmara. Acho que tu não tem porque tua vereadora também recebe. Kkkkk. Se quiser prova é só buscar no supermercado baratao

    ResponderExcluir
  3. anonimo das 10:51, companheiro, eles ja deram fim nessas provas com certeza, conheço uma mensalao fantasma que recebia na folha R$ 2,085,00, e era repassado um salario minimo bomba estourou fantasma se lascou, sei quem e o vereador, tou esperando 2016. ai vcs vao ver, vou dar so a primeira pista e um dr., so tem a cara de besta. TA LIGADO

    ResponderExcluir
  4. Tá explicado porque todo mundo quer ser vereador - até ex-prefeito. Se a justiça não funciona, acho que o Brás não tem com o que se preocupar. Não dá em nada.

    ResponderExcluir
  5. Ouvi um relato que estavam querendo licitar 445 veículos na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás.

    ResponderExcluir
  6. Luiz e quem foi o presidente da câmara que construiu o novo prédio da câmara? Esse eu acredito que deu uma boa destinação ao dinheiro.

    ResponderExcluir
  7. Mais de 17 mangos para procurador, 20 horas semanais e ainda pode advogar...
    Um verdadeiro paraíso na terra, totalmente desproporcional aos vencimentos dos outros servidores.
    a lei que aumentou essa remuneração teve influência de um próprio procurador, esse meliante é um exemplo do que não deve ser feito !!

    ResponderExcluir