Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

LUCIANO HUCK E O CALOTE DE PARAUAPEBAS

O que o apresentador global Luciano Huck tem a ver com o calote sofrido por empresários de Parauapebas? Vamos esclarecer.

No dia 23 de maio de 2014 Luciano Huck apareceu de surpresa em Parauapebas para anunciar que o casal Adaias e Edivânia da Academia Samuray Zen seriam os sortudos escolhidos para participar do quadro "Um por todos e todos por um". Acontece que a rua onde funciona a academia estava em desgraça. Abandonada pelo prefeito Valmir, tinha lixo para tudo quanto é lado, esgoto a céu  aberto, crateras escandalosas onde antes tinha asfalto e postes sem lâmpadas. O povo vivia num abandono geral. 

A produção do programa anunciou o retorno para o dia 10 de junho para entregar a nova Academia Samuray Zen e aquela rua abandonada apareceria em rede nacional e exporia para todo o Brasil a vergonha do nosso município. Imediatamente os assessores entraram em ação e convenceram o "bom velhinho" a dar uma maquiada na rua para minimizar a vergonha. O Queiroga, -então secretário de obras - recebeu a ordem do prefeito para se virar e arrumar a rua. O "iluminado" secretário fez o que não se deve fazer na administração pública: chamou o empresário Marlúcio Santos da empresa Mega Terraplanagem e deu a ordem para executar a obra na rua e pintar a escola que fica próxima, e tudo sem contrato, sem licitação. E o pior é que esse não foi um caso isolado. Essa prática ilegal e criminosa tem sido uma constante no governo Valmir. Em qualquer município normal, o prefeito já teria sido afastado do cargo.

A empresa executou a obra a toque de caixa e deixou a rua irreconhecível. Quando Luciano Huck chegou com sua equipe, até tomou um susto, achando que estava no endereço errado. A rua ganhou asfalto novinho, calçadas e meio fio pintado. Todos os postes receberam lâmpadas, o lixo foi retirado e, até deram um jeito de eliminar o cheiro de esgoto. Os moradores estavam irradiantes de alegria e até chamaram o fenômeno de "milagre Huck". Esse Blogger até fez uma campanha para que toda a periferia ganhasse ruas no padrão Luciano Huck. Estava tudo muito lindo e a vergonha foi evitada momentaneamente.

A promessa era de que o empresário receberia o valor acordado em 30 dias. Mais de 500 dias se passaram e o Marlúcio continua sem receber o pagamento. Na última conversa que teve com o prefeito ouviu a promessa de que seria feito uma licitação de serviços e o valor seria embutido no novo contrato e pago em 10 parcelas. De tanto dar com as portas na cara e atolado em dívidas, o empresário resolveu apelar. No dia 22 de outubro, estacionou uma retroescavadeira em frente a prefeitura com uma enorme faixa com a frase "PREFEITO, PAGA EU".

Cara de pau


Mais inusitado do que a manifestação foi a resposta do prefeito através de uma nota da ASCOM. Veja o descabimento: “A Prefeitura de Parauapebas desconhece a dívida à empresa Mega, alegada pelo empresário Marlúcio Santos, na manifestação ocorrida na manhã desta quinta-feira, 22, em frente ao Prédio Administrativo. 
A Administração Municipal não faz contratos com empresas fora dos procedimentos legais e, portanto, abriu uma sindicância para apurar os fatos”. 

Acontece que o empresário tem gravações de conversas com secretários e vereadores negociando o recebimento da conta, além de planilhas assinadas por agentes públicos. Como tudo foi feito à margem da lei, só restou ao velho alcaide alegar desconhecimento e oficializar o calote. 

Vários cidadãos de Parauapebas já foram vítimas desse golpe da prefeitura e, hoje amargam prejuízos gigantescos. Até caminhões foram sublocados informalmente onde  agentes públicos nas secretarias recebiam parte do valor para garantir o contrato. Essas pessoas até receberam nos primeiros meses, depois ficaram a ver navios.

Essas e outras lambanças mergulharam nossa cidade numa monstruosa crise jamais vista. E a cada dia que o Valmir continua no cargo, essa crise se aprofunda. Com a Câmara quase toda no bolso do prefeito, só resta a população esperar angustiada que o Ministério Público faça o seu papel.

12 comentários:

  1. Ministério? De qual público? Acho que tenho que voltar para a escola.

    ResponderExcluir
  2. quem vai receber essa prefeitura, vai passar quatro anos limpando a cagada que esse velhote fez kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem vai continuar nela e o velhote mesmo ou VC tem dúvida ?

      Excluir
  3. Tudo se repete. Porque empresarios prestam serviços para repartiçoes publicas? Por ter sido favorecido? Por falta de conhecimento? Agora está provando do fel, por ter compactuado com algo iligal, já vinos este filme antes.

    ResponderExcluir
  4. Tudo se repete. Porque empresarios prestam serviços para repartiçoes publicas? Por ter sido favorecido? Por falta de conhecimento? Agora está provando do fel, por ter compactuado com algo iligal, já vinos este filme antes.

    ResponderExcluir
  5. O Andre Rosa quando era Biseretario também usava a mesma pratica e pelo que ouço no patio da semob ate hoje não pagou as pessoas.varias secretarias estão usando esse modo . So sei que tem muita gente sem receber e com certeza Valmir tambem vai negar os compromissos que seus secretarios INCOMPETENTES assumiran.

    ResponderExcluir
  6. interessante que o empresário sabe que essa pratica é ilegal e mesmo assim atendeu.... a corrupção ocorre em duas vias, não só uma....

    ResponderExcluir
  7. agora esse prefeito ta massacrando os pobres dos alunos que passaram no concurso da gurda municipal. ate a ajuda ele mandou cortar, tem gente passando dificuldade, eita prefeito, pra ajudar os funcionários e o povo ta difícil. cambada de incompetentes, pedem pra sair ou vcs apremderam a mania do major ta cagando e andando. TA LIGADO

    ResponderExcluir
  8. Esse tipo de calote o veiote amaldiçoado ja deu em muita gente boa do nosso municipio, Beto do Farturão foi também mais um, o coitado ta pra furar o caminho pra prefeitura e so leva promessas e porta na cara, eita prefeito irresponsável enrolado, é encomendado do inferno!

    ResponderExcluir
  9. Luiz Vieira orienta este empresario a procurar a justiça e armado com o diario de obras que legalmente é um dos maiores documentos diante disto não tera como contestar a veracidade dos serviços

    ResponderExcluir
  10. O prefeito é o protegido por gigantes lá de Belém...tão tal q ele puxou pro seu lado o Bruno o Pavão q esses mesmo batiam no peito q nunca em nenhum momento seriam do lafo do prefeito, ja ate me falaram q a dona Ângela ja ta com uma secretaria na mão...ou ela recebia ou ia morrer tentando afastar o Valmir..ah! Tmbm me contaram q maquina do seu Massud trabalhando nas terras do Velhote mas será q o Massud vai receber depois tmbm...vamos ver como vai ficar tudo isso...

    ResponderExcluir