Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

GERAÇÃO XUXU

Nesse sábado, (17) Parauapebas recebeu o show do humorista Whindersson. Esse jovem humorista começou a gravar uns vídeos caseiros e postar na rede. Não deu outra: atualmente já tem cerca de três milhões de seguidores e por onde passa arrasta uma multidão. Sem dúvida alguma, é a sensação do momento e, aqui levou uma multidão de mais de mil pessoas - em sua maioria adolescentes - que pagou de $50 a 100,00 em plena crise.

Até ai tudo bem. O jovem Whindersson tem talento para contar piada e deu sorte de cair no gosto da massa, além de ter caído no gosto da grande mídia. Mais de mil pessoas sair num sábado a noite pagando até $100,00 em tempo de crise para assistir a um show de humor que é a modinha do momento pode ser normal. O que não é normal é que essa mesma geração jovem, (a maioria absoluta) jamais sairia de casa para assistir a uma palestra educacional, ou a um show cultural mesmo sendo gratuito. O que não é normal é o grande numero de jovens que nem se atreveram a se inscrever na prova do ENEM que acontecerá nesse final de semana. O que é mais anormal ainda será o grande numero de jovens que se inscreveram no ENEM e não vão fazer a prova por chegarem atrasados, mesmo com toda a campanha e aviso circulando na mídia. E o pior, os pais vão ficar revoltados e vão colocar a culpa no horário de verão, no governo, no porteiro da escola, no trânsito... Mas no show do Whindersson ninguém chegou atrasado.

Infelizmente vemos crescer e proliferar de forma assustadora uma geração vazia, sem sonhos, sem limites e sem perspectivas. Quem são os ídolos dessa geração? Quais são seus ideais? Numa rápida pesquisa, descobrimos estarrecidos que essa geração escolheu como ídolos, cantores de arrocha, de brega, fank... Nada contra esses estilos musicais, (e nem a favor) mas, o que os seus expoentes representam. São artistas que em situação normal, jamais conseguiriam gravar um disco e nem encontrar um louco disposto a ouvir suas músicas. Cantam desafinados, ou melhor, nem cantam: cacarejam, gritam, gemem choram, menos cantar. Para piorar, as letras são inacreditavelmente imbecis, sem conteúdo e sem nenhum sentido. Mas esses "artistas" proliferam como coelhos e são apoiados pela mídia com o claro propósito de formar uma geração de alienados e com baixa produção cerebral. Quem não se lembra a exposição e a promoção que a Globo fez do Pablo no final de 2014 em quase todos os seus programas? Escutar Pablo do Arrocha uma vez por dia deixa qualquer ser humano normal robotizado, idiotizado e sem nenhuma condição de pensar em algo concreto. Viram apenas famintos consumidores alienados e incapazes de pensar ou refletir sobre qualquer realidade. 

Quais os ideais de grande parte dessa juventude atual? Quais suas reivindicações? Quais os seus protestos? Quais seus projetos e sonhos? Essa geração é capaz de passar dois meses fora da escola devido a uma greve, é capaz de concluir o ano letivo pela metade e faltando duas ou três disciplinas por falta de professores e não reclama, não protesta. Essa geração XUXU vibra e comemora quando o coordenador pedagógico entra na sala de aula e diz que não vai haver aula por falta de professores. Hábito de leitura? O que é isso? Telejornais? Que caretice é essa? Aprender a escrever? Pra que se eu posso teclar no celular "kd vc, mt lko, kkkk, rsrsrs..." e a galera vai entender?

Para nosso desespero, essa geração é que vai estar no comando daqui há alguns anos. Essa geração é que vai estar cuidando de nós, definindo o nosso destino e gerenciando nossos interesses. Aí já não poderemos fazer mais nada. Tarde demais.

4 comentários:

  1. Eu prefiro ir a seção da câmara, pois já pago aos 13 palhaços que lá se encontram para me fazer rir, já que não servem para outra coisa.

    ResponderExcluir
  2. Vai não, Luiz.
    Esta geração que você mencionou não tem competência para comandar. Mas são facilmente comandados.
    E existem, sim, muitos jovens talentosos que vão transformar esta nação. Tenho alguns na minha família. Sei que você também os tem na sua!
    Alípio

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a grande mídia está cumprindo, com excelência, o seu papel de formadora da "geração XUXU"; e infelizmente também esta geração já está no "comando" através dos seus ídolos, líderes, ideólogos e gurus - pense nos tiriricas, nos bolsonaros, nas bancadas da bíblia, da bala, do boi e outras. A preocupação maior é: o que serão dos nossos netos sob esse comando? Xai, Xuxu. Vai tomar no... XU!

    ResponderExcluir
  4. Quando falamos do Japão, logo nos vem a mente a destruição com as famosas bombas...Como se reergueram? Investindo em educação! No Brasil, o que se nota é que quanto mais alienada for a população, melhor é para os grupos dominantes. Seja para a grande mídia, que ao "fabricar" novos "ídolos" consegue emplacar a venda de seus produtos, quanto para o sistema político, que não procura desenvolver o senso crítico do eleitor, a disponibilização de uma educação de qualidade não é interessante aos seus interesses. Pelo contrário, a manutenção do atual sistema significa a manutenção de seus poderes e privilégios.

    ResponderExcluir