Pesquisar este blog

domingo, 25 de outubro de 2015

COLUNA DO LEITOR - 'Só o Brasil tirou 22 milhões da pobreza, mais ninguém’.

Informações como esta, devem ser veiculadas em mídias onde o povo tem acesso. Que tal a Globo, para os que só assistem TV, e Veja & Cia, para os que ainda leem? Texto indicado por José O. Zelão V. Reis.



Revista Fórum - Para o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, de 89 anos, um dos mais respeitados intelectuais da atualidade, o Brasil é um "milagre inacabado". Em entrevista a Alberto Dines, no programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil, o pensador afirmou que o país está no caminho certo em relação ao combate às desigualdades, mas que, neste momento, alguns problemas estão aparecendo.

"Vocês estão no caminho certo e eu espero de todo o meu coração que vocês cheguem lá. Eu apenas direi que os representantes de 66 governos do mundo vieram para o Rio de Janeiro para se consultarem, para aprenderem sobre a experiência de retirar 22 milhões de pessoas da pobreza. Ninguém mais repetiu esse milagre, só o Brasil. Desejo que continuem isso, mas também agora algumas deficiências estão vindo à tona", disse.

Bauman esteve em setembro no Brasil para participar de alguns eventos. Entre seus 35 livros publicados por aqui, um dos mais conhecidos é Amor líquido, em que analisa as relações nos tempos modernos. Na avaliação do polonês, elas se tornaram mais flexíveis, o que faz com que as pessoas não saibam mais como manter laços de longa duração, e muitas vezes acabem se relacionando apenas no ambiente virtual.


4 comentários:

  1. Luiz, precisamos de gente lúcida e séria nesse momento. è público e notório a irresponsabilidade e imcompetência da Dilma, pega leve aí com esse teu título tendencioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anônimo, ao invés de falar em irresponsabilidade de Dilma, faça uma crítica fundamentada demonstrando números comparativos. Eu por exemplo, publiquei um texto com a opinião de um renomado sociólogo polonês que pesquisa diferenças sociais em vários países. Se você quiser posso te indicar alguns textos que analisam a crise brasileira sob o comando de vários presidentes.

      Excluir
    2. Luiz Vieira tu ainda dá moral pra esse anônimo? Isso deve ser um derrotado apaixonado pelo do pó. Peça pra ele mostrar um único texto de alguem com bagagem internacional mostrando alguma política de combate à desigualdade do FHC. É cada uma que me aparece.

      Excluir
  2. Esse anônimo que fala em irresponsabilidade da Dilma, no mínimo é filho de asno. Digno de pena.

    ResponderExcluir