Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

SESSÃO DE 25 DE AGOSTO – O TAPETÃO DA INSANIDADE


Na sessão de ontem (25), vimos de tudo: muita cara-de-pau, simulação de voto, voto inútil, e até evangélico vendendo a alma ao diabo. Como anunciei aqui, um corajoso cidadão de nome Paulo André Lima de Souza protocolou um pedido de afastamento do prefeito Valmir Mariano. O ajudante de ordens do prefeito, Ivonaldo Brás passou o dia com a base aliada tramando uma maneira de evitar que esse pedido de afastamento fosse adiante. 

Como os bravos e corajosos vereadores que ainda apoiam o prefeito estão à míngua e vivendo apenas de promessas, houve ameaça de alguns de votar com a oposição. Com esse cenário o Valmir mandou seus meninos que ainda lhe obedecem, se virar para encontrar uma saída. Tivemos de tudo nos momentos que antecederam a sessão, desde carões nos subalternos até ouvidor apelando e convocando o bando para fazer pressão nos vereadores. E não é que deu certo!  O ajudante de ordens Ivonaldo Brás mandou o procurador geral se virar e encontrar uma saída. E a saída foi no estilo Mandrake: apesar da Lei orgânica determinar explicitamente que a denúncia contra o prefeito precisa apenas de maioria simples para ser acatada, conseguiram escavar uma versão de que seria preciso 2/3 dos votos, ou seja, dez votos. Mesmo o prefeito tendo levado uma surra de 8 X 2, o pedido de afastamento foi engavetado.

Insatisfação da base aliada


Correu um boato durante a semana que o vereador Majo (sem o “r” mesmo) entraria para a oposição, pois estaria insatisfeito com a rasteira que levou na SEMED após a prisão da secretária Juliana e do seu pupilo Rui Amorim. Tudo não passou de boatos. O Majo deu um jeito de nem pisar na sessão. Acho que foi só cena para tentar valorizar o passe.

Outro que vinha alinhado com o Valmir Mariano e votou com a oposição foi o Bruno Soares. Será que o edil resolveu seguir meus conselhos ou seguiu a lógica dos petistas Euzébio e Miquinha? Só as próximas votações vão demonstrar isso.

Voto inútil


Os vereadores Euzébio e Miquinha (PT) que vinham sempre abraçadinhos ao Valmir Mariano, resolveram fazer uma cena e votaram com a oposição. Um funcionário da câmara me confidenciou que eles combinaram o voto com o Brás. Como já sabiam da manobra da mesa diretora, e que a denúncia não passaria, resolveram fazer uma média para a plateia e votaram pelo sim. O Euzébio ficou tão nervoso em ter que votar contra o prefeito, que na hora da justificativa do voto, gaguejou, tentou se explicar e cravou um sim para delírio da plateia.

Uma vela para Deus e cinco para o diabo


Os dois evangélicos da base do prefeito (Parceirinho e Maridé) deram uma demonstração vergonhosa que gostam mesmo é do poder. Não importa se pessoas estão morrendo por falta de médicos, se crianças estão sem escolas, se a cidade está submergida no lamaçal da corrupção. Desde que mantenham alguns cargos nessa podre estrutura, tudo bem. É a velha lógica de acender uma vela para Deus e cinco para o diabo.

Parceirinho decepciona


O Parceirinho foi a grande decepção na votação. Muitos esperavam que fosse fazer um mandato voltado para o povo, já que entrou agora e ainda não pegou a ”doença do *pântano azul”, acabou optando por ser um “PARCEIRINHO DO PREFEITO”. Muitos comentavam que ele absteve na votação em troca do comando da SEMAS.  Tudo indica que a lógica será comer tudo o que puder nesse um ano e meio de mandato que lhe resta.

Vereadores corajosos


Defender um governo que está acabando com Parauapebas, que está tendo seus principais colaboradores presos pelo GAECO e pela Polícia Federal, realmente é muita coragem. Ou seria insanidade? Seja lá o que for, aplausos para os dois corajosos: Zacarias e Maridé tiveram a coragem de votar NÃO ao pedido de afastamento do prefeito.  Foram mais corajosos que Devanir e Parceirinho que se abstiveram.

Pavão reclama com razão


O vereador Pavão que vem demonstrando muita personalidade como líder da oposição, reclamou que um blog teria dito que foi preciso um cidadão fazer o papel que deveria ser do vereador. Só não disse que foi o Blog do Luiz Vieira o autor dessa frase. O Pavão justificou que a oposição estaria sim fazendo o seu papel, e que só não entrou com o pedido de afastamento do prefeito porque perderia o direito de votar.

Com essa explicação o blogger dá o braço a torcer. Valeu Pavão! Reconheço a importância de sua luta para fazer as coisas acontecer nessa casa. Só acho que vocês não estão usando as armas corretas nessa batalha. Num outro post tratarei desse assunto.

Resultado da votação do pedido de afastamento


Votaram a favor do afastamento do prefeito: Pavão, Bruno, Eliene, Arenes, Euzébio, Miquinha, Charles e Luzinete. Votaram contra: Maridé e Zacarias. Parceirinho do Valmir e Devanir abstiveram, ou seja, ficaram na "dúvida" (?) se o prefeito deve ou não ser afastado.

Tudo indica que a oposição recorrerá à justiça e fará valer o resultado da votação. Afinal, o prefeito perdeu de goleada: 8 X 2. Assim, a manobra governista cairá por terra e neguinho que votou a favor para fazer média se arrependerá.

Aguardaremos os próximos capítulos dessa novela.

*O pântano azul - uma das crônicas que está no livro "O escorpião e a borboleta" que será lançado em Parauapebas dia 5 de setembro às 20h na ACIP.


20 comentários:

  1. ao Parceirinho e ao Maridé, digo-lhes que Deus cobrará de vocês todas as injustiças sociais acometidas a população de Parauapebas, pois, viver da miséria alheia é abominável para o Senhor, lembrem-se desse vs. mc. 8:36, 37 Portanto, de que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 37 Ou ainda, o que uma pessoa poderia dar em troca de sua alma? se vocês não são capazes de fazer justiça, lembre-se que Deus fará.

    ResponderExcluir
  2. Meninos, eu não vi! E agora Mané? Esperar por justiça desta Câmara... Vai morrer de velho (não com o velho).

    ResponderExcluir
  3. deveriam toda semana alguém apresentar essa denuncia, e, pedido de afastamento pelo menos até o próximo recesso legislativo, ai eu queria ver se depois que Majo for preso e Josineto entregar o cargo se os seus suplente não votam com o povo

    ResponderExcluir
  4. Foi de goleada, parecia a Alemanha dos 7 x 1

    ResponderExcluir
  5. Num te falei Luís Vieira que não ia acontecer nada com o nisso Velhote. Acho melhor tu ir ter uma conversa com o Negão (Wanterlor) e passar logo pro nosso lado, ate porque vcs sao velhos conhecidos de outros carnavais, Tu sabes que o nosso santo é forte, cara. Sabes tmb que politicamente o Loirin tá morto. Mas fácil ele passar no teste do pezinho do que suas contas serem aprovadas no egrégio TCM. Portanto Luisinho vem pra cá... vem! deixa de orgulho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, tú és um pândego. Sei que está usando o recurso da ironia para ridicularizar o pobre do Valmir.

      Excluir
  6. Meu Caro Luiz Vieira será que me equivoquei pensei que seria 2/3 dos vereadores presentes. então com 9 nesta sessão o prefeito seria afastado. Se precisar do voto de 10 vereadores é melhor deixar de lado eles se vendem e estão torrando mais grana pagando eles para votar não dar coru. Luiz não seria melhor os vereadores fazerem uma representação na Corregedoria do Ministério Público do Estado e em Brasilia. Assim, desatava de vez esta situação.

    ResponderExcluir
  7. deu 2/3, dos presentes na câmara só tinha 13 vereadores e o Braz n votou, então deu 2/3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e vc pode ate ser professor mais faltou as aulas de matematica.

      Excluir
    2. Ei maluco, a procuradoria da câmara argumentou que seria 2/3 do total de vereadores e não dos presentes. Portanto, seriam 10 sim.

      Excluir
    3. Ei maluco, a procuradoria da câmara argumentou que seria 2/3 do total de vereadores e não dos presentes. Portanto, seriam 10 sim.

      Excluir
  8. Luís vieira vem logo falar com o Negão Wanterlor... Tamos te esperando. Deixa de orgulho. Aqui tem de tudo: latinha, whisky e banho de piscina com o Velhote...vais perder esta oportunidade de ficar ao lado do poder?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe de onda moça. Esse aí já foi expulso do palácio cinzento e acolhido por misericórdia pelo pântano azul. Na cadeia não tem wisky e nem piscina.

      Excluir
  9. Eh, cara, nem diz isso. O Velhote toda noite acorda aos gritos com alucinações dizendo: "me solta Gaeco, me solta PF eu não fiz nada, eu não sei de nada. Tem pavor de Xilindró.

    ResponderExcluir
  10. Caro Luiz, infelizmente nosso sistema jurídico, por meio de normativos mal elaborados, acabou ajudando o Velhote. Se verificar as incoerências entre o a Lei Orgânica, o Regimento Interno da Câmara e o Decreto Lei 201/67 percebe-se o quanto nossas normas ajudam os políticos.

    ResponderExcluir
  11. Olha aí foram mecher com velho de novo , agora ta vindo a gaeco de novo levar mais quatro vereadores

    ResponderExcluir
  12. Esse GAECO vem aqui e só leva vereador e secretário, mas não leva o nosso velhote, ele tem as costas quentes, paga proteção para o Sr............ Toooooddooooo mundo sabe disso, até o GAECO.

    ResponderExcluir
  13. O velhote com o governador botam no "12".

    ResponderExcluir
  14. Muito estranho isso , foi só ameaçar em afastar o velho ,lá vem o GAECO sei não viu

    ResponderExcluir