Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

BRASILEIRO COM COMPLEXO VIRA-LATA - PARTE II

No dia 30 de julho escrevi e postei um texto aqui, que é parte de uma série que eu vou desenvolver. Ela não terá período certo e nem prazo. Vou escrevendo de acordo com os fatos que for observando, e, o leitor pode participar dessa série enviando seus "causos". Mas tem que ser verídico.

No primeiro texto abordei sobre o atraso do voo da American Aerlines que partiu de Miami-EUA rumo a Salvador. Acabei cometendo um erro ao afirmar que tinha criado o termo "brasileiro com complexo vira-lata". Um leitor anônimo me alertou através de um comentário e disse que o titular era o grande cronista Nelson Rodrigues. Editei o texto e mergulhei no universo desse gênio que morreu em 1980 (eu nem tinha nascido ainda, rs). Li várias crônicas dele e, de cara me identifiquei com várias de suas idéias, apesar de achá-lo um pouco machista. Mas deixemos Nelson Rodrigues descansando um pouco e vamos ao complexo de hoje.

Missão México


Depois que fiz o Caminho de Santiago na Espanha em 2013, descobri que viajar para o exterior é mais barato do que viajar internamente. Daí fiquei metido a besta e me arvorei a conhecer o mundo. Já passei por alguns países da Europa e, Argentina e Cuba serão meus próximos destinos. Qualquer dia desse vou criar um blog especialmente para compartilhar experiências e ajudar os que querem se aventurar pelo mundo com pouco dinheiro.

No início desse ano estive no México numa curta temporada em Cancun, e além das belas praias do Caribe, fiz também um tour histórico nas pirâmides dos Maias. Quem quiser conhecer um pouco é só viajar através desse blog clicando aqui.

Conexão Recife-Cancun


Há um tempo atrás fui conhecer Recife-PE. Contratei um city tour pela CVC, daquele que você entra num micro ônibus e sai passeando pelos principais pontos turísticos na companhia de um guia (geralmente chato e tagarela) que vai te mostrando e explicando sobre as curiosidades e peculiaridades de cada ponto. Geralmente aqui no Brasil esses guias querem ser engraçados e, com um humor forçado parecem que estão treinando para um concurso de piadas.

O tal guia lá do Recife ia o tempo todo fazendo piadinhas de mal gosto contra a sua cidade e contra o Brasil. Ao passar ao longo de um canal que corta a cidade ele disparou: "gente, aqui o pernambucano inventou um perfume especial. Lá na França inventaram o coco chanel e aqui nós criamos o cocô puro. Daí o prefeito mandou jogar uma grande quantidade nesse canal. Portanto, tampem os narizes"  - falava o infeliz rindo de sua piada infame. E o sujeito seguia despejando injúrias contra sua cidade, seu Estado e seu país. O que era para ser um passeio cultural, acabou sendo um espetáculo de mal gosto. Ao invés do guia mostrar e exaltar sobre as belezas de Recife (que não são poucas), o incauto ficou menosprezando na maior parte do tempo, e o pior, sob os risos da maioria do grupo. 

Lá em Cancun, no México, contratei um city tour pela mesma CVC. Aconteceu exatamente o contrário: o guia muito simpático foi mostrando e apresentando as belezas da cidade, sua história, seus monumentos e suas praias de águas cor de esmeralda de tirar o fôlego. Falou um pouco sobre a história do México, seus aspectos políticos e econômicos e mercado de trabalho. 

O guia mexicano falava com empolgação, e procurava vender um verdadeiro paraíso aos turistas. Só de ouvi-lo já dava vontade de voltar outra vez com mais tempo para aproveitar aquela maravilha. Num certo momento enquanto falava sobre o mercado de trabalho, disse que o governo ajudava os trabalhadores empregados a construir a casa própria. Destacou que bastava estar trabalhando para ter a ajuda do governo. Pronto! Uma dondoca oxigenada disparou: "há, há, há. Lá no Brasil é diferente. O governo ajuda os vagabundos. Lá se você não trabalha ganha casa, terra, bolsa isso, bolsa aquilo..." Outro idiota no fundo do ônibus aproveitou a deixa e disparou: "no Brasil quem trabalha é perseguido pelo governo". Não é preciso nem dizer que a excursão composta só por brasileiros caiu na gargalhada sob o olhar incrédulo do guia. Fiquei p. da vida e quase tive um rompante de fúria com tanta imbecilidade. Minha irmã que não sabe se conter disparou sua metralhadora: "geeeente, que coisa feia! Falar mal do próprio país no estrangeiro?! Vamos falar das belezas do Brasil, do povo alegre e hospitaleiro, das belas praias, do clima tropical..." Silêncio sepulcral. Agora foi minha vez de sorrir.

Vi ali naquele ônibus um povo de baixa cultura, de baixa auto-estima e baixa educação (apesar de ter dinheiro para viajar), o verdadeiro e puro complexo vira-lata. Fiquei pensando: como é que um povo tem tanta diferença no que diz respeito a autovalorização? A mesma empresa de turismo, a mesma formação para os guias. Só que no Brasil o guia destaca as mazelas do país, enquanto no México se destaca os pontos fortes. E olha que o Brasil dá de 10 x 1 no México em todos os quesitos. O México é um país pobre da América do Norte com sérios problemas sociais, com altos índices de pobreza, desemprego e analfabetismo. Lá, constantemente o governo enfrenta conflitos com o narcotráfico que faz nossos traficantes cariocas parecerem amadores. E o guia turístico ficou exaltando esses problemas? Não. Muito pelo contrário: destacou com honestidade e orgulho os pontos positivos do México.

Aqui no Brasil o governo Lula implantou um programa social que ganhou vários prêmios internacionais, ganhou destaque na ONU como o maior e mais importante programa de combate as desigualdades sociais e é copiado em vários países. E o brasileiro, o que pensa desse programa? "Programa bolsa esmola, programa para dar dinheiro para vagabundo, programa para aumentar o numero de preguiçosos", etc.

O brasileiro acometido com esse complexo é assim. Ele não pesquisa, não estuda, não compara dados. Apenas sai falando mal do seu país, sai destacando os pontos negativos e por onde passa vende uma imagem ruim do Brasil. 

Não estou querendo dizer que devemos ser ufanistas com excesso de patriotismo ou que temos que fechar os olhos para as coisas ruins que acontecem por aqui. Mas se não enxergamos as coisas boas do nosso país, os gringos estão enxergando e ocupando nossos espaços. O cidadão com complexo vira-lata acaba virando peão dos gringos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário