Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

CÍRIO DE PARAUAPEBAS


Ontem (12), a comunidade católica representada pelos padres Patrik, Hudson e Alison,  concedeu uma entrevista coletiva à imprensa local para repassar os detalhes da visitação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré - padroeira do Pará - a Parauapebas. A entrevista foi dirigida pelos padres que discorreram sobre a programação e sobre a importância dessa visita para o povo católico de Parauapebas.

A imagem de Nossa Senhora chegará no aeroporto de Carajás às 14:30h do dia 21 de agosto onde será recepcionada pelo bispo diocesano Dom Vital, pelos padres e comitiva de fiéis. De lá segue para Parauapebas com chegada na portaria da Floresta Nacional prevista para as 16h. Da portaria seguirá em procissão  pela avenida principal até o shopping center e fará o retorno pelo mesmo caminho até a Igreja de São Sebastião na Praça Mahatma Ghandi onde será celebrada uma missa especial às 19:30h. 

Segundo o padre Hudson, nesse ano é esperado um público de 30 mil católicos na rodo-romaria. "Esse será o nosso 14º Círio e a cada ano o numero de participantes tem aumentado", destacou o padre justificando a expectativa de fiéis no evento. A julgar pelo sucesso que foi o Círio do ano passado, a expectativa da igreja é sensata. Parauapebas tem sem dúvida uma das maiores romaria do Círio do interior.

O padre Alison - pároco de Carajás - destacou que por lei a imagem peregrina tem honra de Estado. Por isso será recebida com todo o aparato de segurança e zelo para que tudo ocorra bem. Uma viatura da Polícia Federal acompanhará todo o trajeto e os órgãos  de segurança local  darão todo o suporte necessário. Todo esse aparato é necessário por se tratar de um patrimônio histórico e religioso com grande significado para o povo paraense.

Fé sem idolatria


O padre Patrik destacou a importância desse simbolismo para os católicos. "Sem nenhuma dúvida Nossa Senhora foi  quem mais vivenciou a experiência cristã. Foi a escolhida para ser a mãe do nosso Salvador, foi quem carregou no ventre, quem amamentou e cuidou de Jesus. Maria estava presente também no calvário e vivenciou todo o sofrimento. Por isso temos um carinho especial por ela e através da fé, nos unimos ainda mais a Cristo. E não se trata de adorar imagem. Trata sim, de lembrar com respeito e devoção da mãe do nosso Salvador e assim, fortalecer a nossa fé em Cristo", frisou o pároco. Comparou a devoção a imagem de Maria ao sentimento que temos quando olhamos para uma fotografia de alguém muito especial que não está mais presente. "Através da foto teremos as boas lembranças e vem em nossa mente as virtudes dessa pessoa. Assim é, quando olhamos a imagem de Maria. Isso fortalece a nossa fé", ressaltou padre Patrik.

Para o padre Hudson, a imagem não substitui Deus, não é idolatria. "Idolatria é o que nos afasta de Deus. A imagem de Maria nos liga a Deus de forma prática".

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré que percorrerá no Círio de Parauapebas será a mesma do Círio de Belém. Portanto, será uma oportunidade para todos os cristãos que desejam compartilhar sua fé e prestar sua homenagem a Maria.

Os Padres juntamente com a comissão organizadora do Círio de Parauapebas encerraram a entrevista convidando todos os fiéis para participarem dessa caminhada de fé e devoção.


Um comentário:

  1. Excelente propósito prof Luís Vieira. Os católicos agradecem. Vamos à homenagem!

    ResponderExcluir