Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ANÁLISE POLÍTICA DA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DE AGOSTO

Nessa terça (4) aconteceu a primeira sessão ordinária do segundo semestre de agosto. Observei atentamente com a ajuda dos nossos correspondentes que estiveram presentes, analisei as imagens da filmagem com os posicionamentos, os semblantes, a mensagem explícita e implícita na fala dos edis e tracei um diagnóstico do momento atual da câmara. Se eu fosse um médico diria que nosso poder legislativo está doente em estado terminal.

A câmara sem Odilon


Muitos cidadãos foram à sessão na esperança de encarar o Odilon e, quem sabe, ouvir dele um discurso contundente e comprometedor na sua despedida. Todos ficaram decepcionados. A saída do ex-vereador Odilon Sansão se deu num ato melancólico e escondido do povo. Alguns vereadores reuniram-se no plenarinho antes da sessão, e, na presença de alguns assessores e um oficial de justiça, ouviram o Odilon ler sua carta de renúncia e fazer um rápido discurso de despedida. Disse que foi escolhido para pagar por um ato que não era dele, que estava sendo injustiçado e, assim preferia sair para ter mais liberdade de provar sua inocência. Odilon disse uma frase importante que passou despercebida pelos presentes e que poderá ter um grande significado. Disse que "vai continuar fazendo política". Isso quer dizer que ele não se deu por vencido, não encerrou sua carreira política e poderá se candidatar no futuro e retornar ao poder.

O presidenta da câmara Ivonaldo Brás se limitou a ler no plenário a carta de renúncia e, no final, com lágrimas nos olhos fez uma referência honrosa ao seu ex-colega. Pronto. Tudo se acabou. Nem um outro vereador teve coragem de prestar qualquer homenagem em público ao Odilon.

A história do Odilon desde que chegou em Parauapebas, passando pelos seus quatro mandatos e meio daria um livro e tanto. Talvez até um enredo de filme. Quem sabe ele não me contrate para escrever essa obra?

Com a saída momentânea do Odilon (momentânea, pois ele deixa claro que voltará com o voto do povo), o governo Valmir fica órfão e sem duas pernas. Não há outra pessoa na câmara com habilidade, coragem e astúcia para defender um governo tão desastroso como está sendo o atual. Por mais que o Zacarias se esforce, não conseguirá alcançar os calcanhares de Odilon. A câmara perde também o pai, a pessoa que dava o tom e comandava com mão de ferro pelo menos 10 vereadores. Já falei e repito: nos quatro mandatos anteriores Odilon reinava absoluto e sua palavra era lei que ninguém ousava a retrucar ou questionar. Somente nesse quinto mandato encontrou a sua Dalila.

A oposição voltou


Após a Operação Filisteu os vereadores ficaram todos assombrados e perturbados. O grupo de oposição se calou e a lei da mordaça foi perceptível. Várias sessões e ninguém disse uma palavra sobre a operação e ninguém criticava mais o governo. Usei até a expressão "de quem é esse bode". 

Felizmente, na primeira sessão de agosto a oposição voltou a aumentar o tom e começou a expurgar o bode. Parece que o recesso fez nossos guerreiros botar as idéias no lugar e perder o medo das algemas do GAECO. Quando o promotor falou que todos os 15 vereadores estão sendo investigados, causou uma celeuma geral e levou muitos a fazerem jejum e vigílias pesadas para ver se Deus os livrasse do demônio do GAECO.

Felizmente, por enquanto, esse medo se dissipou. Só que agora nossos vereadores de oposição vão ter que ser mais eficientes e valentes, pois o que era G-8 agora é claramente G-5. A composição agora ficou assim: Pavão, Arenes, Luzinete, Eliene e Charles são os atuais combatentes do mal. Bruno Soares que andava confuso e calado, agora mais do que nunca continua como uma folha em branco. Euzébio e Miquinha continuam firmes e fortes abraçados ao Valmir, mesmo que de vez em quando o Miquinha fala que não é governo, mas tem sido muito mais eficiente na bajulação do Valmir do que o Zacarias. Aliás, se o Valmir fosse justo entregaria a metade do governo aos dois petistas, pois graças a eles, continua sendo prefeito. Isso não é exagero: o Valmir deve o seu mandato exclusivamente a Miquinha e Euzébio.

Assim está nossa câmara, a "melhor" legislatura de todos os tempos. Assim caminha a humanidade!


4 comentários:

  1. A respeito do ex-presidiário Odilon: como é que uma pessoa que teve coragem de subir à tribuna da Câmara e dizer que tem que ser CORRUPTO para sobreviver com salário de vereador de Parauapebas, agora tem a cara de pau de dizer que está sendo injustiçado e vai provar sua inocência? Eu devo ter perdido todos os meus conceitos de justiça, de inocência e de liberdade. Vai ver ele é santo e nós o estamos crucificando. Deve ser por isso que a justiça é cega. Eu não aguento.
    Sobre o restante da análise: Filisteus, GAECO, oposição... continua o blábláblá e o vellho lá.

    ResponderExcluir
  2. A Câmara demoralizada, e o Velhote rindo para as paredes, enchendo os bolsos da familia e os amigos dele. Socorro Gaeco!

    ResponderExcluir
  3. "Pavão, Arenes, Luzinete, Eliene e Charles são os atuais combatentes do mal (...)"

    Que isso rapaz, o mal combatendo o mal?

    ResponderExcluir
  4. Quanto menos desses canalhas melhor para todos nós, eu garanto! um Odilon a menos faz bem para a saúde da cidade. Porém seria interessante que saíssem todos. Essa sim seria uma boa campanha para o ano que vem... Não reelejam ninguém!!!! Já pensaram nisso??? Todos esses políticos, ou sei lá o quê, que estão aí hoje já provaram que são totalmente incompetentes, quando não piores que isso, são desonestos também, aí meus caros! Fica difícil, então a sugestão é: "Vote em nenhum deles".

    ResponderExcluir