Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2015

BRASILEIRO COM COMPLEXO VIRA-LATAS - A SÉRIE

Tinha prometido a alguns amigos que em qualquer dia escreveria um texto com esse título, baseado nas minhas observações dentro e fora do Brasil. Nas minhas andanças por esse mundão de Deus, reparo como muitos brasileiros são acometidos com o "complexo vira-latas" no estilo Nelson Rodrigues. Como são muitos exemplos, resolvi transformar numa série e vou escrevendo aqui aos poucos. Já vou adiantando que depois que você olhar o seu país sem preconceitos, olhar de dentro para fora e de fora para dentro, depois de entender um pouco de história, depois de entender um pouco sobre economia global e sobre conjuntura internacional, vai olhar para o seu país com outro olhar e vai aprender a valorizar o que temos de bom por aqui. Não se trata de patriotismo cego e exacerbado do tipo "Brasil, ame-o ou deixe-o". 

Brasileiros amontoados no aeroporto de Miami


Tem brasileiro que adora a falar mal do seu país. Enchem a boca para falar "isso é coisa de Brasil", "só podia ser Brasil", "isso só acontece no Brasil", e outras "pérolas" do gênero. Para essa gente, tudo o que é do Brasil não presta. Só no Brasil tem crise, corrupção, violência, fome, desigualdade, ignorância, desrespeito e descumprimento das leis. Aqui nada presta, nada funciona. 

Na maioria das vezes, esse tipo de brasileiro nunca pisou o pé fora do Brasil, mas vive falando que lá fora as coisas funcionam, que em país tal tem justiça, que tudo é lindo e maravilhoso e aqui tudo é avacalhado e bagunçado.

Para quem assistiu o telejornal Bom Dia Brasil ontem (29), teve uma pequena amostra de como as coisas funcionam lá fora. E justamente nos Estados Unidos, país que é um exemplo de civilização para esses brasileiros com síndrome vira- latas. Pois bem. Um grupo de brasileiros ficaram 2 dias amontoados no aeroporto de Miami-EUA após o cancelamento de um voo da companhia American Aerlines. Sem dar nenhuma satisfação, sem prestar nenhuma assistência, a companhia deixou os passageiros - inclusive uma grávida - jogados no aeroporto por mais de 48 horas. 

Aqui no Brasil acontece atrasos de voos e problemas nos aeroportos, porém, nossas leis são avançadas, e, se não são cumpridas, existem os órgãos de defesa do consumidos e as Agências Nacionais onde o cidadão pode cobrar. Nos aeroportos nacionais por exemplo, existem atendimento da ANAC (Agência de Aviação Civil). Pelas regras de aviação da ANAC, o passageiro tem os seguintes direitos em caso de atraso no voo: a partir de 1 hora, tem direito a comunicação (telefone e internet); a partir de 2 horas tem direito a alimentação e a partir de 4 horas tem direito a hospedagem.

Isso aconteceu em Miami-EUA, e acontece com frequência em outros países. Mas é claro que o brasileiro com complexo vira-latas fala que isso é coisa do Brasil.

4 comentários:

  1. Em momento algum citou Nelson Rodrigues autor da frase, e ainda escreve "eu batizei de complexo de vira lata".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, pena que você não se identificou para eu poder agradecer. Confesso que conhecia Nelson Rodrigues mas nunca havia lido sua obra. Com sua observação, mergulhei nos seus textos, e não é que me identifiquei com ele?! Agora o texto já está editado e devidamente registrado o crédito. Achei que eu era o criador do termo "brasileiro vira-latas", mas fico lisonjeado em saber que compartilho do mesmo pensamento desse gênio.

      Excluir
  2. Concordo com você o que temos de Vira lata por ai, não é brincadeira. Talvez eu também sou um vira lata. No entanto, o que eu não sou é acomodado. Sempre acreditei no socialismo. Com o atual governo estou decepcionado. Não tem recursos para garantir uma migalha para os aposentados, querem obrigar os trabalhadores a se aposentar nos últimos dias de vida, alega que a previdência está quebrada. Aumentam os juros para salvar os bancos, aumentando os juros barra o crescimento, o desemprego tornou-se uma ameaça as famílias, em todos os setores do governo federal, estadual e municipal só se fala em desvio de dinheiro. O País está se tornando uma vergonha nacional. Quando o setor privado contrata uma pessoa para prestar um certo serviço e ele não está dando conta ele é dispensado. O problema é que no setor público é diferente. Certas pessoas não têm competência de administrar mas insiste em continuar. Quem estabilizou o País, foi LULA. No primeiro mandato a Dilma deu continuidade ao planejamento deixado por LULA. No atual mandato Ela está fazendo o contrário. Eu, Nós vira latas ainda somos obrigados disfarçar que tudo está bem? amigo dia 16 mesmo contra sua vontade, o giripoca vai piar.

    ResponderExcluir
  3. Nossas leis são avançadíssimas para essas coisas, bem verdade... utopia é dizer que temos leis homogêneas de tal forma que um político por exemplo podesse pagar por seus erros como um cidadão "comum", tá vendo a síndrome de vira-latas onde fica? É aí meu caro! O problema é que, aqui, o que acaba com a gente é a corrupção, são esses caras que estão no poder e que o usa para se blindarem, quando deveriam praticar o inverso, no que diz respeito a punição, ou seja, esses caras deveriam ficar em situação mais vulnerável em relação à justiça, pois teoricamente deveriam serem corretíssimos em suas posturas. E com todo respeito, não devemos acertar nossos ponteiros pelo relógio dos outros, isso não é síndrome do que quer que seja, é a realidade meu amigo, não podemos negar e nos vendar para os fatos, olhe ao nosso redor, está tudo desmoronando, conheço várias pessoas que trabalhavam há anos e que agora estão desempregados e sem a mínima perspectiva de conseguir emprego e agora o que resta é, não virar latas, mas sim catar latas para tentar viver.

    ResponderExcluir