Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de julho de 2015

SESSÃO DE 30 DE JUNHO - UFA! ACABOOOOOOOUUU!!!

Quando o Brasil comemorou o tetra mundial naquele jogo onde o craque italiano Roberto Baggio isolou aquele pênalti, o Galgão gritou ensandecido: acaboooooouuu, acabooooouuu... Ontem, na câmara, no final da última sessão do semestre, o vereador Brás correu para a sala do lanche e imitou o Galvão. Dizem que até rolou no chão. E nossos bravos vereadores tem motivos de sobra para comemorarem o fim desse período.

Outra comparação futebolística que cai como uma luva na câmara é uma final de campeonato disputada em dois jogos. No primeiro jogo o tima "A" meteu uma goleada de 5 x 0. No segundo jogo poderia perder até por 4 x 0 que seria campeão. Acontece que no segundo jogo o time "B" meteu 4 x 0 aos trinta minutos do segundo tempo e continuava botando pressão no time "A". Quando o juiz apitou o final do jogo, os jogadores do time "A" humilhados, todos em frangalhos, comemoraram efusivamente o final da partida. Ufa!

Assim, estão nossos "bravos guerreiros" vereadores. No primeiro tempo do jogo que corresponde ao período de janeiro de 2013 a março de 2015, nossos "craques" usaram e abusaram do mando de campo e do manto da impunidade. Eis que no segundo jogo, aparece o craque do time que, sem querer, marca um gol contra e complica o jogo. Com a declaração do "craque" Odilon, o jogo ficou complicado e o time adversário nem precisou jogar mais. Os próprios jogadores do time "A" começaram a marcar gols contra e complicaram o jogo. Mas, enfim, o jogo acabou e o time "A" terá uma folga para se recompor para o próximo campeonato.

Após a operação Filisteu que prendeu dois vereadores e após a declaração do Ministério Público dando conta de que os telefones de todos os vereadores estavam grampeados desde junho de 2014, nossos bravos edis perderam o rumo. Como se não bastasse o grampo telefônico, um promotor achou de falar que existe aqui na câmara um esquema de mensalão. Isso mesmo! Ele não disse mensalinho, e sim MENSALÃO. Será? As sessões passaram a ser meras formalidades e os oradores, outrora tão valentes e indignados, se calaram e ficaram como cordeirinhos esperando a hora do matadouro.

Ontem, na última sessão do período não foi diferente. O único vereador que usou a tribuna foi o Charles Borges que homenageou o bispo Dom Vital Corbelline, agraciado com o título de cidadão parauapebense. Aliás, esse foi o único momento bom da sessão. Serviu para afastar um pouco da urucubaca da casa. Os demais vereadores, continuaram calados, apenas fazendo o "feijão com arroz" e torcendo para acabar logo esse jogo.

Ufa! Enfim terminou. Nossos "heróis" não aguentavam mais a pressão. Teve vereador tão angustiado que nem conseguia mais comer e dormir. Nessas horas, até para os infiéis vale a pena apelar para Deus. O inferno astral chegou ao limite para nossos vereadores e alguns não aguentaram e pediram licença saúde. Haja pressão!

Mas tudo se acabou ontem, 30 de junho como acaba um carnaval que irrompe a quarta-feira de cinzas. Nossos "heróis" não mereciam tanto sofrimento. Agora, terão suas merecidas férias e poderão descansar bem longe de Parauapebas em algum paraíso paradisíaco e, assim, botarem a cabeça no lugar. Em julho também o Ministério Público tirará férias e deixará de perseguir nossos "pobres" vereadores. Esse tempo será o suficiente para reorganizar o jogo e voltar com tudo. Quem sabe, voltarão a jogar como antigamente e tudo continuará como se esse terremoto nunca tivesse passado por Parauapebas?

No dia 3 de agosto acontecerá a sessão solene de retorno ao "novo período" legislativo. Talvez, a câmara volte menor. Talvez retorne com 4 ou 5 jogadores, digo, vereadores a menos. Mas, os que restarem estarão bronzeados pelo sol da Zona do Equador e com as cabeças frescas prontos para dançarem um novo tango sob os olhares admirados da população. Pelo menos um vereador continuará c@#*"* e andando, mas isso já é outra história.

Desde já, convido a população para no dia 3 de agosto recepcionar nossos "valentes e humildes" vereadores e manifestar todo o apoio a esses bravos representantes do povo. Por enquanto, desejamos a todos (inclusive aos presos), ótimas férias.

3 comentários:

  1. Luiz os Vereadores acharam que saindo de férias, os assessores poderiam deixar os postos de vigia da PA, onde passam as camionetes brancas e homens de preto. cochilou / vacilou o GAECO PEGOU. KKKKKK

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gostei do texto. pelo menos vc fechou com chave de ouro, o final dessas sessoes ordinarias.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do "paraíso paradisíaco" - alguma sugestão, caso eu tire férias? Só não pretendo me encontrar com esses "valentes" vereadores por lá.

    ResponderExcluir