Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de julho de 2015

COLUNA DO LEITOR - IMENSURÁVEL PODER


“Todo o Poder Emana do Povo e em nome dele é exercido”.

Por Francesco Costa* 


Salve, salve a Carta Magna do Brasil que deu ao povo o poder máximo para gerar o poder e ter sobre ele total controle. Ocorre que na Constituição, se refere a um povo consciente de seus deveres, capaz de depois de tê-los cumpridos receber como soldo diversos direitos previstos em lei. 

Mas este povo que a constituição contempla com tão exuberante citação sabe tão pouco que nem mesmo conhece este “belo verso” do que deveria ser um bem lido livro de cabeceira. Porém o tal livro é ignorado por muitos que sempre acham melhor dar o “jeitinho brasileiro” de resolver as coisas. 

É o policial que quer aumentar o soldo recebendo um por fora; é o cidadão que prefere pagar propina ao invés de imposto; é o eleitor que recebe o dinheiro da saúde em períodos eleitorais e depois vai se queixar da deficiência da saúde; e outro que vende seu voto e depois vê o dinheiro, que deveria ser destinado para a educação de seu filho, ser levado por políticos corruptos. Assim vamos seguindo em um país onde todos tem planos para combater a corrupção, mas na prática se corrompem nas pequenas coisas.

Enquanto isso muitos escolhem a política por profissão, alguns exercendo cargos eletivos, outros nos bastidores empresariando os “artistas da democracia” que tem a simpatia do povo e dão seus showmícios envolvendo os eleitores com suas promessas requentadas e discursos requintados até chegar, de novo, de novo e mais uma vez e sempre ao poder que emanou do povo, mas não será em nome dele exercido. 

O resultado disto é o que vemos Brasil afora: insegurança pública, prédios escolares sem educação, hospitais sem saúde etc.

Não esperem que os políticos mudem a política, é preciso mudar o povo sobre como este vê a política. Não esperem que a reforma política inicie nas Câmaras ou Poderes Executivos; elas devem começar nas urnas. Tudo será diferente quando os eleitores não precisar mais consultar um advogado para saber de coisas tão simples como, por exemplo, a revisão das cláusulas de um contrato; ou precisar ir a um comício para ouvir, de novo, as promessas de um candidato. Tudo será bem diferente quando não se ver no dia de eleições as ruas entulhadas de “santinhos”, pois isso significará que o eleitor não precisará mais de sugestão para votar.

Tudo será diferente mesmo, quando entendermos a força da expressão POVO e mensurarmos o imenso PODER  que temos. Neste dia o POVO ocupará seu lugar de AUTORIDADE e os políticos eleitos seu posto de MEROS SERVIDORES.

*Jornalista

Um comentário:

  1. Tenho certeza que este dia chegará, pois acredito que estou fazendo a minha parte.

    ResponderExcluir