Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013 NA POLÍTICA DE PARAUAPEBAS -(PARTE I)

O Inferno Astral na Vida do Prefeito Valmir


Ninguém em sã consciência a um ano atrás seria capaz de apostar que o governo Valmir seria esse desastre incomparável. O seu inferno astral começou logo no seu primeiro dia de mandato, exatamente no que deveria ser a festa da posse. Quem não se lembra da confusão que foi esse dia? O que era para ser uma verdadeira festa da democracia acabou se transformando num pastelão e só não acabou em morte porque a turma do deixa disso chegou junto. 

A confusão começou quando o vereador Josineto deu o drible da vaca louca na sua base e aceitou o convite da oposição para ser Presidente da Câmara. Estava tudo certo para o Pavão -fiel escudeiro do Valmir na época- assumir a Presidência do Poder Legislativo. Dizem que esse chegou a promover um churrasco de bode na véspera, que teve inclusive a participação do Josineto. Quando começou a surgir o boato de que o Josineto votaria com a oposição o Prefeito lhe chamou a conversa. O vereador lhe garantiu que tudo não passava de intriga da oposição. Então tá! "Amanhã conto com você", disse o Prefeito. Testemunhas contam que o Josineto e o Pavão ainda se encontraram no banheiro da Câmara no dia primeiro de janeiro antes de dirigirem para a Plenária. Depois de um xixi nervoso, sem lavar as mãos, o Josineto ainda deu um abraço no pavão e disse: "parabéns meu Presidente. Conte sempre comigo!"

Eis que é chegado o momento de registro das chapas. Quando foi anunciada a chapa de oposição com o nome do Josineto como Presidente, a casa veio abaixo. A turma governista chegou junto e as palavras mais carinhosas que a plateia ouviu foram: "traidor", "ladrão", "picareta", "vou te matar", "bandido", "vou te mostrar quem é homem", "agora nessa casa tem macho", etc. 

O Prefeito que só conseguiu eleger 03 vereadores teve que fazer um "exercício" para fazer com que mais 5 vereadores lhe jurassem fidelidade eternamente. Vereadores que só tratavam o Valmir candidato como caloteiro, agora era Valmir desde criancinha. Isso não poderia dar certo nunca. E deu no que deu. Resultado: Josineto que era da base governista virou Presidente da oposição e teria pela frente um mandato cheio de desconfiança e turbulência. E Valmir começou o mandato sem a maioria e sem a mesa diretora da Câmara.

Outro fato interessante que marcou o início do inferno astral do Prefeito foi a estridente vaia que tomou em pleno dia da posse. Isso nunca havia acontecido em Parauapebas. Geralmente no dia da posse o Prefeito é ovacionado com entusiasmo. Um homem que teve quase 55% dos votos não poderia ser diferente. Seria homenageado com todos os louros. Mas afinal, o que aconteceu? O que levou o Valmir a ser tão vaiado logo na posse?

Amanhã tentaremos desvendar esse mistério.

3 comentários:

  1. Kkkkk. Você não existe Luiz Vieira. Muito boa sua retrospectiva

    ResponderExcluir
  2. É por isso que o povo clama; volta Darci, volta. Esse velho foi o maior blefe que Parauapebas já viu

    ResponderExcluir
  3. Se a autoridade máxima do País que deveria dar o exemplo, desrespeita a legislação de transito e comete uma infração grave, imaginemos o que ela deve desrespeitar no comando do executivo. Thiago

    ResponderExcluir