Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

SESSÃO DE 1º DE DEZEMBRO - A LUTA DE DEUS CONTRA O DIABO NO PÂNTANO AZUL

Eis que se inicia o mês de dezembro! Nossos "bravos" edis estão irradiantes com a possibilidade de findar logo esse ano. 2015 é um ano para ser esquecido pelos vereadores de Parauapebas: prisões, afastamento de seis vereadores, contratos fraudulentos descobertos, grampos telefônicos reveladores, suspensão temporária do mensalão, casos de amores mal resolvidos, dinheiro público sendo devolvido... Ufa! Nossos "Conselheiros do Pântano" não mereciam isso. 

Mas enquanto o ano não termina, o jogo tem que ser jogado. O espetáculo não pode parar e, a peça tem que ser encenada até o ato final. Então, força na peruca que tem muito "trabalho" até o dia 22 de dezembro.

Em Parauapebas ainda não houve a separação entre Estado e Igreja


Desde a promulgação da primeira Constituição Republicana de 1891, passou a vigorar o chamado Estado Laico, ou seja, a separação entre Estado e Igreja. Os dois seguiram livres e sem interferência um do outro. Aqui em Parauapebas, nossos vereadores ainda não sabem disso. Alguém tem que avisá-los urgente para não continuarem fazendo papel de ridículos.

A cada dia mais a Câmara vem sendo confundida com igreja. A tribuna virou um verdadeiro púlpito e assistimos constantemente embates e pregações de cunho religioso. Sem querer misturar religião com política, não me contive e escolhi um texto bíblico que representa bem o momento vivido pelos nossos vereadores. Leiam com atenção:

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança. Fariseus cegos!...
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão. Assim, também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. (Mateus, 23, 25-28).

Na sessão de ontem (1), o principal debate foi sobre um projeto de lei de autoria do vereador Charles propondo incluir no calendário oficial do município os eventos religiosos como "Marcha para Jesus e Círio de Nazaré. O vereador Parceirinho que é evangélico propôs uma emenda sem noção que incluía no projeto de lei a comemoração de aniversário de todas as igrejas. E haja aniversário! Depois de longa discussão entre católicos e evangélicos, prevaleceu a hipocrisia: a emenda foi aprovada reforçando ainda mais a relação servil entre política e religião. Projeto sem noção, ridículo e inconstitucional. O único voto contra à emenda foi do vereador Charles que ao que parece, ainda mantém a serenidade e a sanidade mental.

Todo esse circo envolvendo o nome de Deus deve ser tentativa de aliviar a consciência. Eu acreditaria na boa fé dos vereadores se eles confessassem publicamente e devolvessem o mensalão que receberam durante todo o mandato do presidente Josineto; acreditaria se eles confessassem que alugaram 40 carros do Baratão e só usaram 3 caminhonetes e um palio, embolsando o restante do valor. Mas aí, já é outra história.

Câmara que não legisla


Como a vereadora Joelma Leite falou numa sessão um dia desse, a câmara está sendo comandada pelo Poder Judiciário. Além disso, os vereadores sempre usam os procuradores legislativos de acordo com sua conveniência. Em toda votação, eles interrompem para pedir orientação aos procuradores, demonstrando insegurança e ineficiência. É legítimo consultar a procuradoria, mas durante uma votação, ficar pedindo intervenção é imaturidade.

Acontece que os vereadores usam a procuradoria para tirar o C... da reta. Mas quando se trata de conveniência pessoal, vão de encontro às recomendações dos procuradores. Ontem mesmo os procuradores consideraram a emenda do Parceirinho inconstitucional. Até alertaram que ia faltar dias no ano para comemorar aniversário de tanta igreja. Mesmo assim, votaram a favor, com exceção do Charles que votou contra e do Miquinha que, como sempre se abstém e fica em cima do muro. Como diria Bóris Casoy, "isso é uma vergonha".

Além dessa discussão, tivemos também um embate entre o líder do governo Bruno Soares e o presidente Brás. Bruno queria falar depois das explicações finais para retrucar a uma alfinetada da vereadora Eliene. Como o regimento não permite réplica, o presidente não permitiu e o Bruno deu um pití. Chamou o Brás de ditador, esperneou, rodou a baiana, esbravejou, disse que ia contar para o "papai Valmir", mas não teve jeito. O negócio foi feio e alguns falaram que parecia briga de touros.

Com essa câmara aí, só nos resta esperar que a justiça tome providências. Quem sabe o Papai Noel não está nos reservando um presente surpresa! Vamos aguardar.

5 comentários:

  1. Como diria o Falcão: "e de lascar". Por isso, sem comentários.

    ResponderExcluir
  2. Essa comemoração da igreja Assembleia de Deus é um passo para pedir dinheiro para o poder público. Questão de tempo!

    ResponderExcluir
  3. Mas Luiz, acho que faz tempo que vc nao anda nas escolas municipais, tem escola que parece igreja, é hino na hora do recreio, é pregação pelos canto de alunos gritando para todo lado: aleluia!. na ultima reuniao de pais por exemplo, a diretora parecia uma pastora, só faltou pedir dizimo.
    Nada contra qualquer religiao, mas escola nao é lugar pra isso. Quem quiser que vá procurar sua salvaçao em lugar certo. aliás, a epoca em que a religiao dominava tudo já existiu, ficou conhecida como idade das trevas.

    ResponderExcluir
  4. não julguem os evangélicos por exemplos dessa corja de corruptos que estão na câmara, pois se nós que somos carnais e mortais estamos vendo, imaginem Deus que é soberano e tudo ver.
    me irrita esses hipócritas pousando de santinhos, mas a bíblia trata até o puxa saco de corrupto, que também não herdará o reino de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer que tem mensalão na câmara? E o Ministério Público não sabe disso? Bem que o Odilon tinha razão quando falou que um vereador não vive só do seu salário. Bando de abutres. Vão queimar no fogo do inferno.

    ResponderExcluir